sexta-feira, setembro 21, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 21/09


Primeiros genéricos lançados ainda mantêm setor
A indústria de genéricos se sustenta hoje por medicamentos que ela colocou no mercado no máximo até 2003.

De todas as unidades de remédios da categoria que são vendidas, 85% são aqueles que o setor chama de "drogas maduras", ou seja, medicamentos registrados entre 2000 e 2003.

No faturamento, a participação é de 79%, segundo a ProGenéricos, entidade que reúne a indústria.

Os medicamentos que tiveram patentes expiradas desde então representam menos para o segmento, mas devem ganhar relevância com maior velocidade do que ocorreu com os anteriores, quando o setor ainda era embrionário, segundo Telma Salles, presidente da associação.

"Quando lançamos algo no mercado, leva tempo para que seja conhecido. Mas o importante é que o acesso aos produtos pela população cresceu nesses anos."

A justificativa para tamanha relevância dos produtos "maduros" ainda hoje, segundo a executiva, é a lacuna, entre 2003 e 2007, em que um volume menor de patentes expirou no período.

"Houve uma forte leva até 2003. Após um período de menor volume, o mercado voltou a ter registros de genéricos depois de 2007. A maturação será mais rápida."

Entre os 20 mais comprados na categoria, apenas um, para disfunção erétil, foi lançado após 2003.

"Quando lançamos algo no mercado, leva tempo para que seja conhecido. Mas o importante é que o acesso aos produtos pela população cresceu nesses anos"

TELMA SALLES

presidente da ProGenéricos

BEBIDA PARA MAIORES
O presidente da Ambev, João Castro Neves, vai visitar bares, restaurantes e supermercados de São Paulo nesta semana em razão de uma campanha anual pelo consumo responsável.

A ideia é sensibilizar os donos de estabelecimentos a não vender bebidas alcoólicas a menores.

A ação recebeu 35% a mais de investimentos neste ano, na comparação com 2011.

Haverá a doação de 2.000 bafômetros para Paraná e Pernambuco.

Os equipamentos se somarão aos 90 mil aparelhos entregues pela empresa de bebidas ao governo de diversos Estados nos últimos anos.

Casa com cerveja Um condomínio residencial com minicervejaria artesanal será lançado amanhã em Betim (MG). A MIP Edificações e a Pingo Imóveis estão investindo R$ 20 milhões no projeto.

MADRUGADA DE ACIDENTES
Pouco mais de 20% dos acidentes com motoristas brasileiros que acontecem na madrugada resultam na perda total do veículo, de acordo com levantamento da Liberty Seguros.

Durante a manhã, a tarde e a noite, o índice é de 7,11%, 6,43% e 7,81%, respectivamente.

No período da tarde, a maioria das batidas de carros acabam com perdas parciais dos veículos (89,75%).

Do total de incidentes registrados à noite, 7,83% são roubos totais.

A empresa de seguros analisou 107,7 mil acidentes ocorridos entre agosto de 2011 e julho de 2012.

REVOLUÇÃO DA CLASSE MÉDIA
A crescente classe média dos países emergentes deverá ser a principal fonte de mudanças no setor de varejo em 2020, de acordo com levantamento da EIU (Economist Intelligence Unit) feito com 300 executivos do setor.

Dos entrevistados, 36% afirmaram que a nova classe será a responsável pelas alterações. Em seguida, apareceram as tecnologias que ainda estão em fase de desenvolvimento (34%) e o aumento da competitividade (33%).

Os executivos também disseram que a importância das lojas físicas irá diminuir. Cerca de 25% dos ouvidos pretendem reduzir o número de suas unidades.

REDE DE EXPERIÊNCIAS
A Braskem pretende criar uma rede empresarial para análise de ciclo de vida de produtos industriais.

A iniciativa tem o objetivo de trocar experiências no acompanhamento da produção, desde a extração da matéria-prima até o descarte.

A Philips e a Danone confirmaram interesse em participar e outras empresas também já foram convidadas.

A reunião inaugural deve ocorrer no próximo mês, ainda sem data marcada.

Informática 
O grupo Microcamp abriu uma nova empresa, a McTech, para dar apenas cursos de softwares da Apple. Dez unidades serão inauguradas no Rio em doze meses.

Em Pernambuco 
A consultoria FBM, que tem seis escritórios no país e um em Hong Kong, abrirá sua primeira unidade no Nordeste em outubro. O escritório será em Recife.

Nenhum comentário: