domingo, setembro 09, 2012

Edilson - LUIZ FERNANDO VERISSIMO

O GLOBO - 09/09


O prêmio de melhor slogan eleitoral até agora vai para um candidato a vereador em Nova Iguaçu: “Edilson que o povo gosta”. Não sei qual é o sentimento real do povo em relação ao Edilson, mas isso não importa. O que interessa é que o trocadilho é bem bolado e o Edilson tem senso de humor, o que talvez ajude a ser vereador em Nova Iguaçu.

O Barack Obama bem que gostaria de ter uma frase sintética como a do Edilson para enfatizar sua principal virtude eleitoral, a simpatia. O sorriso de boca apertada do Mitt Romney não se compara ao largo sorriso do magrão. Mas boa parte do povo que gostava de Obama, pelo seu sorriso e pelo que ele representava de novo e promissor, está decepcionado com ele. O desafio para Obama é fazer a simpatia render até as eleições, resistindo à desilusão crescente.

Os republicanos estão repetindo a pergunta feita por Ronald Reagan ao eleitorado americano para derrotar os democratas e se eleger, anos atrás: está melhor hoje do que estava há quatro anos? Com recordes de desemprego e a economia  rastejando, a resposta óbvia parece ser “não”. O desempenho de Obama nestes quatro anos não foi tão ruim. Ele evitou que a crise dos bancos de 2008 fosse mais catastrófica do que foi, reergueu a indústria automobilística – com toneladas de dinheiro publico, é verdade, mas quem está se queixando? – e criou, aos trancos, um sistema universal de saúde apesar da reação dos lobis contrariados e de todo o rancor da direita. Mas a economia insistiu em não colaborar. E é disto que o povo não gosta.

O tom da convenção recém-encerrada do Partido Democrata foi: vamos dar mais quatro anos para o homem cumprir sua promessa. Mais uma chance ao sorriso, ele merece. Eu vou prestar atenção na eleição para vereadores em Nova Iguaçu, para saber o resultado do divertido slogan do Edilson. E em novembro vou torcer pelo Baraca. Ele pode não ser o prometido, mas a alternativa é muito pior. 

Nenhum comentário: