segunda-feira, setembro 03, 2012

Com o relator - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 03/09


Depois de divergir do relator e absolver João Paulo Cunha, Marcos Valério e seus sócios no tópico referente à contratação da SMPB pela Câmara, Ricardo Lewandowski acompanhará na essência o voto de Joaquim Barbosa em relação aos executivos do Banco Rural. Para reconhecer uma "trama criminosa" na cúpula do PT, o revisor vai dizer que diretores do banco cometeram gestão fraudulenta -e não temerária- nos empréstimos às agências do publicitário e ao partido.

Réplica 
Os advogados do Banco Rural vão entregar um novo memorial de defesa após o voto de Joaquim Barbosa, rebatendo, de forma sintética, ponto a ponto as imputações do relator.

Redução... 
Na nova peça de defesa, os advogados dos executivos vão sustentar que os empréstimos existiram, conforme atestaram laudos da Polícia Federal, o que afastaria gestão fraudulenta.

... de danos 
Os defensores admitem que seus clientes poderiam ser enquadrados, no máximo, por gestão temerária, por "imprudência'' e pelo não cumprimento de normas do Banco Central.

Virando... 
O PT de Osasco fará hoje um ato político com os partidos da aliança para "lançar" o novo candidato a prefeito, Jorge Lapas, que assumiu o lugar de João Paulo Cunha, condenado no mensalão. Ministros de Dilma Rousseff foram convidados, mas não tinham confirmado presença até ontem.

... a página 
O passo seguinte será refazer toda a propaganda. A direção municipal do PT vai pedir ajuda financeira à nacional, já que a troca de candidato fez com que "alguns milhões de reais" fossem ''jogados fora'', como diz um coordenador.

Minirreforma 1 
O governo deve anunciar nesta semana dois novos nomes da Comissão de Ética da Presidência. O Planalto avalia mal o grupo, que surpreendeu Dilma com decisões contra ministros, como Antonio Palocci e Fernando Pimentel.

Minirreforma 2 
Dilma pretende trocar, ainda, outros três integrantes cujos mandatos venceram entre junho e julho. Sepúlveda Pertence também sairá em 2013, quando vence seu mandato.

Café da paz 
Depois de uma breve conversa telefônica no sábado, Fernando Haddad visitou Marta Suplicy ontem, em sua casa. Ela elogiou o programa de governo do petista e prometeu ir a mais de um evento nos próximos dias. Grava sua estreia no horário eleitoral nesta semana.

Efeito especial 
Para melhor ilustrar o alcance do chamado Arco do Futuro, proposta urbanística que será tema do programa de hoje, a propaganda de Haddad vai usar um mapa holográfico de São Paulo, com o candidato mostrando as medidas.

Born to be wild 
Celso Russomanno vestiu jaqueta de couro e subiu numa réplica de Harley-Davidson sábado durante visita de campanha ao Abutres Moto Clube, em Itaquera. Combinou de fazer uma "motorata", uma carreata em duas rodas, no dia 9, saindo de Guaianases.

Erguei as mãos 
Durante visita a padres na semana passada, Russomanno gravou elogios de Marcelo Rossi. O candidato do PRB estuda usar a imagem na TV caso ganhe corpo a ofensiva para associá-lo à Igreja Universal.

Pra galera 
A equipe de marketing de José Serra fez uma superprodução para gravar encontro em que o candidato respondeu a perguntas da Juventude Tucana, ontem. A ideia é dedicar um programa a propostas para os jovens, segmento em que Serra perdeu eleitores segundo as últimas pesquisas.

Tiroteio
Lutamos por um Direito Penal democrático, mas vemos sua paulatina destruição, com a flexibilização de garantias constitucionais.

DE ALBERTO ZACHARIAS TORON, advogado de João Paulo Cunha no mensalão, sobre o endurecimento de decisões do STF no julgamento do caso.

Contraponto

Superstição eleitoral
Antônio Anastasia era secretário-adjunto de Planejamento de Hélio Garcia em Minas em 1994. O candidato de oposição à sucessão era Hélio Costa, "xará" do governador. Garcia só se referia ao opositor como "doutor Calisto", usando seu nome do meio.

-Por que o senhor só chama o Hélio Costa de Calisto? -, perguntou Anastasia, curioso.

-Procure 'calisto' no dicionário -, respondeu Garcia.

O significado era: "aquele que traz má sorte". Coincidência ou não, após liderar a campanha toda, Costa perdeu para Eduardo Azeredo por margem mínima de votos.

Nenhum comentário: