terça-feira, setembro 04, 2012

Chifre de Ahmadinejad - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 04/09

A prefeitura entregou discretamente à população este
monumento em São Cristóvão, réplica das colunas de Persépolis, doado pelo governo do Irã.
O próprio Mahmoud Ahmadinejad queria inaugurá-lo na Rio+20. Mas Eduardo Paes inventou um atraso nas obras para não pôr cereja no bolo do ditador.

Aliás...
Por causa dessas orelhas dos grifos, que lembram chifres de touros, já tem gaiato apelidando o lugar de "Praça Tufão”; o personagem da novela "Avenida Brasil".
O monumento fica a duas quadras da Vila Mimosa, shopping da saliência, onde Carminha poderia... deixa pra lá.

A favor do Rio
Dilma aderiu à campanha para que a Fifa marque um jogo do Brasil nas quartas de final da Copa de 14 no Maracanã, e não só na final, caso a seleção de Neymar chegue lá.

Quem vem
O presidente eleito do México, Enrique Pena Nieto, visita Dilma no final do mês.

Calma, gente!
A promotora Christiane Monnerat, a mesma que cuidou do "suposto estupro” no "BBB 12’,’ instaurou procedimento sobre a personagem Adelaide, em "Zorra Total’,’ interpretada por Rodrigo SantAnna.
Investiga queixas de alguns telespectadores de eventual procedimento racista da personagem.

GUERRA CONTRA VÂNDALOS

O Chafariz da Glória, tombado pelo Iphan, está um brinco. Repare só na foto. Será reinaugurado hoje, com direito a voltar a ter água nas suas bicas e ganhar nova iluminação. Mas o melhor da história vem agora: o secretário Carlos Roberto Osorio promete, vamos torcer, vamos cobrar, que, a partir de agora, vai tornar difícil a vida de pichadores, vândalos e moradores de rua, que usam até chafarizes como moradia. A Cedae, dona do imóvel vazio, vai transferir a propriedade para a prefeitura, que promete ocupar o lugar com uma equipe fixa da própria Secretaria de Conservação.
A equipe vai cuidar exatamente da conservação dos 35 mil imóveis históricos do Rio. Aliás, o Chafariz da Glória, construído em 1742, é, de todos os monumentos cariocas, o mais atacado pelos vândalos da cidade, até mais do que a estátua de bronze de Drummond, em Copacabana, cujos óculos são surrupiados muitas vezes. •

Fator Dilma

Passou meio despercebido. Em até cinco anos as mulheres terão o direito de cursar a Academia Militar das Agulhas Negras, do Exército, que permitirá o ingresso feminino na parte bélica da força.
A medida foi possível graças ao decreto assinado pela presidente Dilma há algumas semanas.

País do Bolsa Família

A O2, de Fernando Meirelles, produz para o canal por assinatura Nat Geo a série "Ponto de vista’,’ sobre temas como economia sustentável e crack.
O diretor do episódio sobre educação é o português Miguel Gonçalves Mendes.

Segue...

Em Heliópolis, a favela paulistana, Mendes constatou que a maior motivação dos pais para manter os filhos na escola é... o Bolsa Família.
É que o programa, como se sabe, só beneficia lares onde as crianças estudam.

Fora da lei
A prefeitura do Rio impediu ontem que uma antena da Oi fosse instalada na calçada da Avenida General Olyntho Pillar, em frente ao Condomínio Mandala, na Barra, no Rio.
Não tinha autorização.

Saíra-de-sete-cores

Este belíssimo saíra-de-sete-cores, fotografado por Luiz Cláudio Marigo na cidade fluminense de Resende, é uma das centenas de ilustrações do livro "Biomas brasileiros, retratos de um país plural’,’ que será lançado amanhã no meu, seu, nosso Jardim Botânico.
É o resultado da parceria da ONG Conservação Internacional com a Casa da Palavra.

Segue...

O livro, que tem direção editorial de Ana Cecilia Martins e Martha Ribas, é dedicado ao jornalista e ambientalista Marcos Sá Corrêa.

Corredor do Fórum

A 14? Câmara Cível do Rio condenou o plano de saúde Semeg a indenizar em R$ 4 mil uma paciente com obesidade mórbida.
A seguradora é acusada de se recusar a custear uma cirurgia de redução de estômago.

Cédulas só antigasMárcio Fortes, presidente da Autoridade Pública Olímpica, ontem, foi pegar o metrô na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio, e pôs uma nota de R$ 10.
A máquina rejeitou. Ele foi até o guichê e descobriu que as máquinas não estão prontas para receber as novas notas.

Revista do Rádio
Duas das mais tradicionais emissoras de rádio do Rio estão de mudança: a Tupi deixa o belo prédio de Oscar Niemeyer na Rua do Livramento e vai para São Cristóvão.
Já a Nacional sai do prédio de "A Noite” o primeiro arranha-céu carioca, na Praça Mauá, e, por uns tempos, vai funcionar na sede da antiga TVE, na Lapa.

Nenhum comentário: