sexta-feira, agosto 03, 2012

Tempo, tempo... - SONIA RACY


O ESTADÃO - 03/08

Nem bem começou e já se está discutindo uma das fases mais complexas do julgamento do mensalão. Imaginem onze ministros do STF julgando 38 réus que somam 98 acusações. Serão 1.078 sentenças.

Código Penal em mãos, os ministros usarão a chamada dosimetria “a dose do remédio”, nas palavras de um dos magistrados para calcular as penas dos que forem condenados. “Não é brincadeira, mas estamos preparados”, ponderou à coluna Luiz Fux. “Só receio que o plenário vire uma feira livre” ,emendouo sempre polêmico Marco Aurélio Mello.

Tempo 2
Para memorizar os personagens do escândalo, o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, instalou até uma lous a em seu gabinete com os nomes de todos os réus, agrupados de acordo com as acusaçõe s do Ministério Público. “É cacoete de professor”, declarou.

Seuvoto é dos mais esperados.

Nova musa?
Sai Andressa Mendonça de cena –- por decisão da Justiça, ela não pode ter nenhum contato com os investigados –, entram novas candidatas a musa do caso Cachoeira.

Kelly, mulher de Geovani Pereira da Silva, contador foragido do bicheiro, apareceu em uma audiência em Brasília de jeansjusto e regatapretadecotada. Equilibrava-se em saltos altíssimos e passou o tempo todo de óculos escuros.

Musa 2
Já Karina, mulher de Gleyb Ferreira, braço direito de Cachoeira,faz alinhadiscreta. Sai Hermès e entra Dudalina. “É o que gosto de usar”, explica.

Após deixar a sombra de Andressa, ela até conversou. Falou do drama que vive com o marido na cadeia. Em audiência em Goiânia, caiu no choro ao ouvir a cara-metade falar que passa os dias avaliando “se vale a pena viver ou não”.

Bola na rede
E tem ministro comparando o julgamento do mensalão a clássico de futebol: “É Brasil e Argentina na Bombonera”. Fato.

Esclarecendo
Aproposta de Kakaypara Cezar Peluso. O advogado defende que o ministro do STF seja o último a votar, para que possa ouvir seus pares antes de fazê-lo – já que, provavelmente, não estará presente nas discussões finais.
E se não dertempo de elevotar antes da aposentadoria, em 3 de setembro? “Não vota.”

Tricolor
O marketing do São Paulo FC está sem diretor. Rogê David deixou o posto para se dedicara sua empresa de viagens.

O clube quer, agora, profis sionalizar o cargo e convidou Rui Branquinho, VP de Criação da Y&R.

Troca da guarda
Marcelo Ferro e Marcelo Trindade, notáveis advogados de contenciosos, assumiram as rédeas das negociações entre Abilio Diniz e Jean-Charles Naouri.

Zelo
Operação de guerra para que as telas de Van Gogh, Monet e Manet cruzassem o Atlântico e chegassem à exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade, que abre amanhã no CCBB. Abordo de seis aviões, as obras vieram em caixas climatizadas –- sob o olhar atento de responsáveis do Musée D’Orsay. Com direito, ainda, a período de repouso antes de serem desembaladas.

Entende-se. É a primeira vez que esse patrimônio francês deixa o museu parisiense.

Direto das Olimpíadas
Se na sala onde os nadadores ficam antes de entrar na prova, o clima é de intimidação, um filme no YouTube faz sucesso entre todos eles. Produzido pela equipe norte-americana, já tem mais de 300 mil acessos. Ao som de Carly Rae Jepsen, mostra a delegação dos EUA fazendo estripulias na piscina e dublando o hit. Com direito a participação de Michael Phelps e até beijinho de Ryan Lochte. O nadador americano, aliás, levou a família para apoiá-lo em Londres. Sua mãe, Ike, afirmou à coluna que todos acreditam ser esta a “olimpíada dele”. E que já estão ansiosos pela próxima, no Rio de Janeiro.

Já no vôlei feminino, nem a derrota para a Coreia do Sul desanimou Ana Moser. A exjogadora acredita que as coisas ainda podem mudar: “São 15 dias de muita pressão e o time passou por reconstruções importantes”, afirma. Sobre o polêmico corte da levantadora Fabíola, Ana disse entender José Roberto Guimarães: “São só 15 jogadoras, alguém tem de ser cortado”.

No hipismo, nossa amazona Luiza Almeida está tranquila. A moça chegou a Londres dia 27 e ficou descansando até domingo, quando seu cavalo, Pastor, chegou. Luiza passou os últimos dois meses treinando na Alemanha, investimento que contou com incentivo do COB. Depois de ver Zara Phillips, neta da rainha Elizabeth II, competindo que Luiza enfatizou à coluna: “É uma cavaleira excepcional”. Detalhe: o hipismo tem sido o esporte que mais atraiu público até agora nos Jogos. Cerca de 65 mil pessoas assistiram ao segundo dia de competição.

Gente que trabalha no mercado de luxo em Londres anda reclamando da falta de compradores. A maior parte das lojas de alta costura, por exemplo, está às moscas.

E quem teve seu ataque fashionista foi Maria Sharapova. A tenista russa pediu a Martin Lotti, homem dos uniformes da Nike, que lhe desenhasse algo bonito. Ele contou à coluna que a moça “se sente mais confiante” e “joga melhor” quando usa algo que a deixa elegante.

Nenhum comentário: