quinta-feira, agosto 16, 2012

Queda de braço - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 16/08

Os secretários de Segurança dos estados-sede da Copa estão em guerra com o Ministério da Defesa. Eles querem comandar a segurança no evento, ao contrário da Rio+20, na qual a tarefa ficou com o Exército. Para evitar a militarização da segurança, eles defendem que a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça exerça a função junto a secretarias estaduais similares.

Só depois do mensalão
A presidente Dilma não pretende tratar da escolha do substituto do ministro Cezar Peluso, no STF, antes de sua aposentadoria em 3 de setembro. Ela já tomou a decisão de que somente apresentará o nome de um candidato para a vaga após a conclusão do julgamento do mensalão e da realização das eleições municipais, no final de outubro. Por isso, a presidente sequer tratou do assunto ou pediu sugestão de nomes para o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Na sua avaliação, seria deselegante cuidar do assunto antes da aposentadoria compulsória de Peluso. O governo alega que não será a primeira vez que o Tribunal funcionará com um ministro a menos.

“Sem um choque de desburocratização nos órgãos do governo e na CEF, esse programa de investimentos corre o risco de ficar no papel” Francisco Dornelles Presidente do PP e senador (RJ)

A PDVSA vem aí
A novela da sociedade entre Petrobras e PDVSA na refinaria Abreu e Lima está próxima do fim. A estatal venezuelana informou ao BNDES que, no mês que vem, apresentará as garantias para comprar 40% das ações do empreendimento.

Enfraquecido
Irritação no Planalto com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). A presidente Dilma ouviu relatos de conversas desabonadoras do petista sobre a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Só não deixará o cargo para evitar turbulência às vésperas de votações de MPs importantes, que começam a perder a validade.

A lei da oferta e da reciprocidade
O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) vai se reunir com os produtores de carnes. Na pauta, a quebra da safra americana de grãos. Quer que eles segurem os preços, como o governo segurou quando os de seus produtos estavam em queda.

Os sindicalistas querem muito mais
Os funcionários públicos fazem greve após nove anos de recomposições salariais. Desde janeiro de 2003, além da inflação, eles tiveram ganhos reais. Na Receita: auditor, 50,4%, e analista, 90%. BC: analista, 33,8%, e técnico, 90,3%. PF: delegado, 21%, e agente, 12,7%. Regulador das Agências: 36,1%. Fiscal agropecuário: 71,7%. Diplomatas: 51,2%. PRF: 5,5%. Gestão nível superior: 51,2%.

Antes só do que mal acompanhado
José Dirceu pediu aos petistas que não deixem avançar projeto na CCJ que prevê sua anistia e as de Roberto Jefferson (PTB) e Pedro Corrêa (PP), também cassados no mensalão. Dirceu quer que o PT apresente um projeto de anistia só para ele.

Lula lá
O advogado do publicitário Duda Mendonça, Luciano Feldens, cometeu um erro na defesa de seu cliente no STF. "Quem não lembra do Lula lá?", perguntou. Mas "Lula lá" não é criação de Duda Mendonça. É de autoria de Hilton Acioli.

ESTUDO TÉCNICO da CNI prevê uma economia de R$ 6,4 bilhões por ano com o fim dos contratos das atuais concessionárias de energia.

Nenhum comentário: