segunda-feira, agosto 20, 2012

Plantão extra - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 20/08


O TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu que o trabalhador que fica à disposição do empregador por meio do celular tem direito a remuneração extra pelas horas em que fica de sobreaviso. É um precedente: a corte já tinha editado até súmula afirmando que portar um telefone da empresa não era suficiente para caracterizar o plantão.

CELA

No caso específico, o chefe de almoxarifado de uma empresa gaúcha disse que portava o celular diuturnamente. Era alcançado nos finais de semana e feriados para supervisionar o estoque. O TST concluiu que suas folgas foram cerceadas pois, mesmo em casa, poderia ser chamado a qualquer momento.

DE VOLTA

E em setembro o TST deverá rediscutir a súmula do celular, já contrariada com essa decisão. Ela diz que portar bipes, pagers ou telefones do empregador não caracteriza que o funcionário está de sobreaviso "porque o empregado não permanece em sua residência aguardando a convocação para o serviço", como na era do telefone fixo.

ROMARIA

O vazamento de gás que esvaziou ruas do centro de São Paulo, na semana passada, também afetou a Câmara Municipal.

Vereadores e assessores desciam as escadas às pressas. A Eletropaulo chegou a avisar que desligaria a energia do prédio, o que acabou não acontecendo.

DO GRAJAÚ PRO MUNDO

O rapper Criolo fechou contrato com a Windish, agência de Chicago que tem entre seus artistas James Blake, Bebel Gilberto, Lee Fields and The Expressions, Tortoise e Toro Y Moi.

VERBO DIVINO

A Sociedade Bíblica do Brasil, que atende principalmente ao público evangélico, prevê distribuição recorde em 2012: 8 milhões de Bíblias, contra 6,8 milhões em 2011. E investe na expansão das "e-Bíblias": programa 21 lançamentos digitais no segundo semestre.

MEU IRMÃO CAMARADA

Mariana Ximenes já deu entrevista a Guilherme Fiuza para a biografia de Reynaldo Gianecchini.

Os dois ficaram amigos durante as gravações da novela "Passione" (2010).

NO ESCURINHO

Luis Fernando Verissimo terá um texto seu adaptado para o cinema. Paulo Halm ("A Casa da Mãe Joana") roteirizou a crônica "No Motel", sobre clientes que ficam trancados no lugar.

TODOS JUNTOS

O CCBB de São Paulo já tem agendada nova exposição para outubro, quando a do impressionismo, com obras do Museu D'Orsay, de Paris, acabar.

"Planos de Fuga" será uma mostra coletiva com obras "site specific" (feitas especialmente para o lugar) de Cildo Meireles, Gabriel Sierra, Carla Zaccagnini e Renata Lucas, entre outros.

COSTUREIRO DE PRÉDIO

O estilista Ricardo Almeida projetou ele mesmo a loja que abrirá em um mês na rua Bela Cintra, onde funcionou até o começo do ano a butique Giorgio Armani. "Contei com ajuda e consultoria, mas fiz eu", disse à coluna.

AS ROUPAS DO NEY

Trinta figurinos de palco de Ney Matogrosso compõem a mostra "Cápsula do Tempo", que abriu na sexta, no centro universitário Senac, em Santo Amaro. A atriz Rosi Campos e a apresentadora Marina Person foram ver as roupas do cantor. A coordenadora do curso de moda da faculdade, Tatiana Putti, também passou pela exposição.

CHÁ NA COXIA

A comédia francesa "Chá com Limão", com Gorete Milagres, estreou no teatro Geo nesse fim de semana. Marília Gabriela foi assistir ao filho Theodoro Cochrane, que faz parte do elenco. A cantora Patrícia Coelho também estava na plateia.

Curto-circuito

O Salão de Arte de SP abre hoje sua 19ª edição, no clube A Hebraica.

Paulo Barros recebe hoje e amanhã o chef Luca Collami, às 20h. Celebram um ano do restaurante Italy, na Oscar Freire.

O pianista Alvaro Siviero toca hoje com a Orquestra Acadêmica de Madrid, no Theatro Municipal.

O maestro chileno Roberto Bravo e a pianista russa Victoria Foust se apresentam hoje no Memorial da América Latina.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, CHICO FELITTI e LÍGIA MESQUITA

Nenhum comentário: