terça-feira, agosto 28, 2012

Os bancos na mira da CPI - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 28/08

A CPI do Cachoeira recebeu dos bancos 80% dos dados pedidos. Seus integrantes avaliam que isso ocorre porque os bancos relutam em apoiar a investigação. Por isso, elaboram uma nova Lei Geral das CPIs. O presidente, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), diz que os bancos passarão a ser punidos, pelo crime de obstrução do trabalho da Justiça e da CPI, se não enviarem os dados em dez dias.

Protestos fora dos limites
Polícia Federal iniciou investigação sobre ameaças contra a OAB. Elas se intensificaram depois de divulgado o resultado do exame da Ordem, com um índice de aprovação baixíssimo: 14,97%. Bacharéis insatisfeitos usam sites, blogs e redes no Twitter para contestar o exame. O tom dos ataques subiu. Parlamentares e advogados têm recebido avisos alarmantes pelo Twitter: "A OAB está sob ameaça de sofrer atentado terrorista.” Esse tipo de mensagem está sendo replicado na rede. O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, diz que não se pode desconsiderar os avisos. Nos anos 80, uma carta-bomba causou a morte da secretária da entidade, Lyda Monteiro.

“A polarização PT x PSDB acabou. Hoje há novos atores na mesa: o PMDB e o PSB. Isso ficará nítido depois das eleições municipais”
Vital do Rêgo
Senador (PMDB-PB) e presidente da CPI do Cachoeira

Caminho aberto e sem marolas
O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse a um amigo no PMDB que não será candidato à presidência da Câmara. Contou que recebeu recado do Planalto: o governo fechou com o líder do PMDB, Henrique Alves (RN).

Bom humor
Em roda de conversa, sábado, o ministro Gilmar Mendes (STF) fez piada de sua conversa com o ex-presidente Lula. Contou que Lula queria ter indicado o deputado federal Vicentinho (PT-SP) para a vaga no STF que acabou com Joaquim
Barbosa. Vicentinho se formou em abril de 2004, e o ministro Joaquim assumiu em junho de 2003.

PowerPoint e projetor de slides

O ex-presidente do Dnit Luiz Antônio Pagot pediu para usar na CPI do Cachoeira um PowerPoint, e o Paulo Preto, da Dersa, um projetor de slides. Os pedidos foram recusados. Ontem, parlamentares do PR passaram a tarde tentando amansar Pagot.

É vapt-vupt
Advogado ligado a um dos réus concluiu que, se forem condenados pelo STF, os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) perdem seus mandatos automaticamente. O artigo 55 da Constituição, inciso 6, é específico: condenação criminal transitada em julgado leva à perda do mandato. Nem é preciso processo de cassação.

Comissão de Ética esvaziada
Ontem haveria reunião da Comissão de Ética Pública da Presidência. O encontro foi retirado da agenda. A comissão só tem dois membros: Sepúlveda Pertence e Américo Lacombe. A presidente Dilma precisa nomear outros cinco.

Correção

É informação da coluna a frase "Ele será juiz do mensalão mineiro, que tem ... desvio de dinheiro público e tucano entre os réus", publicada domingo. Ela não é do texto do Instituto Teotônio Vilela (PSDB) que critica Ricardo Lewandowski.

baixo-astral
. O desânimo tomou conta dos aliados dos réus do mensalão diante do voto do ministro Luiz Fux. Imaginavam que ele seguiria o revisor.

Nenhum comentário: