sexta-feira, agosto 03, 2012

Marmelada indigesta - TUTTY VASQUES


O Estado de S.Paulo - 03/08


Em sua primeira contribuição efetiva para a elevação do espírito olímpico internacional, o badminton desmoralizou a marmelada em Londres. Ninguém deixa a peteca cair com tanta displicência impunemente.

O olho grande na tabela da fase de mata-mata da competição custou a eliminação às quatro duplas femininas que entregaram descaradamente o jogo umas às outras, mas a bizarrice que se viu em quadra deixa como legado uma lição básica de esportividade: nunca é fácil perder!

Menos ainda quando se almeja a derrota! Pode até não chorar no final, mas o torcedor exige um mínimo de capricho na encenação do fracasso para não fazer papel de bobo na plateia. A marmelada só funciona quando a suspeita de fraude é sinal de esperteza do espectador que não se deixa enganar.

O cara pode até estar certo de que, para tirar o Palmeiras e o São Paulo do páreo no Brasileirão de 2009, o Corinthians fez corpo mole naquela famigerada derrota para o Flamengo, mas jamais terá como provar a molecagem do Timão.

Sem isso, a marmelada desanda, vira desrespeito com o interesse do público e, em especial, com o sofrimento de quem perde a contragosto, para valer.

Devemos esta noção de ética esportiva ao badminton!

Meio nossa

Depois de tudo que a presidente Dilma fez pela entrada da Venezuela no Mercosul, francamente, o Brasil talvez possa se considerar sócio da medalha de ouro conquistada em Londres pelo esgrimista bolivariano Ruben Gascon.

Humilhação espetacular

O que os caras do basquete americano fizeram ontem com os pobres coitados da seleção da Nigéria na vitória de 156 a 73 pode ser considerado bullying olímpico. Se fosse futebol, a partida acabaria em pancadaria.

Especialidade da casa

O Brasil se despediu do tiro esportivo em 17.º lugar. Isso quer dizer o seguinte: a bala perdida é uma vocação nacional!

Roleta russa

O basquete brasileiro virou um jogo de azar! Teve sorte nas duas partidas que venceu, mas ontem perdeu para a Rússia com uma cesta espírita de três pontos a quatro segundos do fim. Cá pra nós, é mais seguro apostar no bicho!

Bem inimigos

Galvão Bueno e Renato Maurício Prado fizeram as pazes ao final de um arranca-rabo ao vivo no SporTV, mas é grande a torcida no centro de imprensa do Parque Olímpico para que a luta continue. Vale medalha!

Para o bem de todos

"DIGA AO POVO QUE FICO MAIS 
UNS DIAS!"

Patrícia Amorim, presidente do Flamengo, sem se dar conta das reais intenções de uma campanha da torcida rubro-negra pela sua permanência em Londres.

Ippon estético

Duas coisas chamavam especialmente atenção ontem em torno do tatame das competições de judô na Excel Arena: a chapinha irretocável no cabelo da técnica brasileira Rosicleia Campos e o botox vigoroso do presidente russo Vladimir Putin.

Nenhum comentário: