terça-feira, agosto 07, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 07/08

Aumenta liquidez de energia elétrica, diz CCEE

A liquidez de energia elétrica no mercado de livre contratação cresceu 5,5% em junho, ante o mês anterior, segundo o índice de rotatividade da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), que será lançado amanhã.

O mercado livre representa os grandes consumidores de energia, como indústrias.

Hoje o Brasil não tem um parâmetro para mensurar a facilidade de venda do produto. "Os índices aumentam o grau de informação do mercado e ajudam na maturação dele", diz o presidente da CCEE, Luiz Eduardo Barata.

A liquidez em junho ficou em 3,56 -o número representa quantas vezes um mesmo megawatt-hora foi contratado até chegar ao consumidor final. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 8,1%.

No confronto com índices de outros países, o brasileiro mostra que o mercado é de relativa maturidade ao se situar entre o francês (próximo a dois) e o holandês e o inglês (que costumam ser quatro).

A Alemanha tem a maior liquidez, seu indicador fica entre nove e dez.

A CCEE elaborou índices mensais com base em dados de 2008 até 2012.

Além da rotatividade, também desenvolveu o índice de liquidez relativa (comparação de um ativo com o mercado como um todo).

A partir de agora, os números passam a ser publicados mensalmente.

EM OBRAS

O mercado da construção civil deve fechar o ano com crescimento de 3,1%, segundo a consultoria LCA.

Até maio, a expectativa era que a alta fosse de 2,5%. Um primeiro trimestre melhor do que o esperado, no entanto, fez com que a perspectiva melhorasse. O PIB do setor cresceu 1,5% entre janeiro e março, enquanto a consultoria esperava apenas 0,9%.

"A expansão foi puxada pelo setor de infraestrutura. Isso por ser um ano eleitoral", afirma o economista Paulo Neves, da LCA.

A produção de asfalto indica que os investimentos em infraestrutura estão em expansão. No acumulado do ano, houve alta de 8%, segundo dados da ANP (agência nacional de petróleo).

O mercado da construção deve permanecer estável no próximo ano, ainda de acordo com a consultoria.

"Mas a composição mudará, com uma melhora nas condições imobiliárias."

Combustível Em julho, o preço do etanol caiu 0,43% cotado, em média, a R$ 2,28 por litro. Foi vantajoso em SP, MT e GO. A gasolina foi mais econômica em 23 Estados e no Distrito Federal com média de R$ 2,86/l, segundo a Ticket Car.

Varejo... A Viavarejo, holding que abrange as marcas Casas Bahia e Pontofrio, vai expandir a presença da Casas Bahia no Nordeste e no Centro-Oeste, com a abertura de cinco novas filiais.

...expandido Serão localizadas em Porto Seguro, Ilhéus e Eunápolis, na Bahia, além de Inhumas e Itumbiara, em Goiás, o que totaliza quase 8.000 metros quadrados de área de venda a mais nas regiões.

Faxina A rede portuguesa de limpeza House Shine, que acaba de entrar no Brasil, abrirá 60 franquias no país até o final deste ano. Para 2013, a meta da companhia são 300 novas unidades.

ATRASO EM CASA

O número de ações contra a inadimplência em condomínios aumentou 28,2% em julho em São Paulo, ante o mês anterior, segundo levantamento do Grupo Hubert.

No acumulado deste ano, o total de processos é de 6.310, com alta de 12% em relação a 2011. "A tendência é que 2012 feche com aumento ou, na melhor das hipóteses, igual ao ano passado", diz o diretor da empresa responsável pela pesquisa, Hubert Gebara.

Nenhum comentário: