segunda-feira, agosto 20, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 20/08

Setor demanda mais garantia em concessão
Como evitar que novas concessões do pacote da infraestrutura sejam conquistadas por companhias que venham a se mostrar incapazes de cumprir contratos?

Foi o que ocorreu, por exemplo, com o Grupo Bertin, cujas usinas outorgadas em 2008, previstas para serem entregues em 2013, estão em atraso ou nem tiveram obras iniciadas.

Apesar de considerar que o plano lançado na semana passada pelo governo revigora o sistema de concessões, Paulo Godoy, presidente da Abdib (associação de infraestrutura) afirma que as garantias dos empreendimentos devem ser revistas. "Falta melhor regulamentação de garantias contratuais."

Na concessão, concorrentes oferecem seguro garantia ao governo para assegurar o cumprimento dos contratos. Uma estrutura jurídica mais rigorosa ajudaria.

"Ela mitiga risco na construção e moraliza o mercado de concessões. Empresas terão cuidado com propostas que não podem cumprir."

Sem essa segurança, financiadores vão cobrar mais garantias corporativas [avais da empresa que toma dívida]. Elas constam do balanço e acabam limitando a capacidade de endividamento."

O modelo atual é ultrapassado, segundo Rogério Vergara, da FenSeg (federação de seguros).

"O mercado propôs mudanças e tem necessidade de que as normas para o seguro garantia sejam reeditadas."

"O seguro de garantia tem de ser tão eficiente quanto o de veículos para dar segurança tanto para o governo quanto para os financiadores"

ERA LATINA
Depois de quase um centenário no Brasil, o Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ expande a presença no país com reforço da equipe.

A ideia é atender à maior demanda de empresas asiáticas em busca de alternativas enquanto a falta de liquidez avança na Europa.

"Temos de acompanhar os clientes da Ásia que chegam e as empresas latinas que perceberam que a Ásia ficou mais importante na busca de capital e fusões e aquisições", diz David Gruppo, chefe de banco de investimento e corporativo para a América Latina.

O perfil de interesse de empresas estrangeiras pelo Brasil mudou, segundo Gruppo.

"Antes, a busca era mais por recursos naturais, agora é pelo mercado interno. As empresas de fora procuram ativos que darão acesso ao mercado local." O interesse do banco, segundo Gruppo, é apoiar o financiamento de projetos de infraestrutura.

DEVO, NÃO NEGO
Cerca de 14% das famílias da região metropolitana do Rio de Janeiro estavam com alguma conta em atraso em julho, segundo pesquisa da Fecomércio-RJ. No mesmo mês do ano passado, o patamar era de 15,3%.

Entre as famílias com alguma dívida atrasada, 34,4% estavam inadimplentes com a conta de energia elétrica.

31,8%

é a parcela de famílias com conta de telefone fixo pendente

46%

das famílias informaram que teriam sobra de dinheiro após o pagamento das despesas do mês

14,9%

dizem que o valor ganho não cobriria todos os compromissos

Solicitações de patente serão feitas via web em novembro

O Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) instalará um simulador de pedido de patentes pela internet no Congresso Internacional da ABPI (associação de propriedade intelectual).

É a primeira vez que o órgão apresenta ao público o sistema e-Patentes, de solicitações de propriedade intelectual via web.

A ferramenta começará a operar em novembro e dará descontos de 25% no preço do depósito (R$ 230) para quem fizer o pedido on-line. "O principal benefício não é o ganho de tempo, mas o conforto do usuário", diz Jorge Ávila, presidente do Inpi.

A partir do depósito, a espera no Brasil é de até oito anos - a média mundial é de 18 meses, segundo o Inpi.

O e-Patentes funciona nos moldes do sistema virtual de declaração de Imposto de Renda, em que o usuário baixa um módulo em seu PC e preenche os campos conforme o requisitado.

O evento será entre 27 e 28 deste mês, em São Paulo.

Encontro... 
O orçamento para eventos corporativos em 2013 deverá crescer 12%, segundo o Instituto Alatur, especializado no segmento.

...de empresa 
As maiores empresas do país planejam, em média, 58 eventos anuais, como congressos, stands e confraternizações. O principal evento do ano recebe 38% do orçamento e é organizado durante cerca de quatro meses.

VALE QUANTO PESA
A empresa norte-americana Gold Rush Brands está em busca de compradores para a marca Pan Am no Brasil e procurou o escritório de consultoria do ex-embaixador Rubens Barbosa.

Michael Reich, executivo da empresa, disse que não entende como um país como o Brasil tem tão poucas companhias aéreas. Para ele, "um empreendedor inteligente apreciará a oportunidade".

A Pan Am foi uma das primeiras aéreas a ter voos comerciais regulares. Na década de 90, declarou falência.

Nenhum comentário: