quinta-feira, agosto 23, 2012

Juristas em campanha - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 23/08


O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) já conversou com 12 juristas candidatos a substituir no STF os ministros Cezar Peluso e Ayres Britto. A presidente Dilma quer pôr um progressista na vaga de Peluso e uma mulher na de Ayres. Os nomes mais cotados são: Luiz Edson Fachin e Maria Elizabeth Guimarães Rocha (ministra do STM). O que mais incomoda: a pressão dos paulistas.

Paulistas acham que vaga é deles

Os desembargadores paulistas consideram que o lugar de Peluso lhes pertence. Estão em campo: Ivan Sartori (presidente do TJ), Xavier de Aquino, Marco Antonio Marques da Silva e Antônio Carlos Malheiros. Também há outras mulheres em busca de apoio: Nancy Andrighi (STJ), Maria Thereza Moura (STJ), Deborah Duprat (MPF) e Flávia Piovesan (procuradora). Correndo por fora: Luis Roberto Barroso e Marcelo Figueiredo. Além de Cardozo, também integram comissão interna para ouvir e avaliar os candidatos: Luis Inácio Adams (AGU), Flávio Caetano (Justiça) e Beto Vasconcelos e Ivo Corrêa, ambos da Casa Civil. Eles têm a tarefa de levar dez nomes à presidente.

Abre-te, sésamo!

Os integrantes da CPI do Cachoeira estão apostando todas as suas fichas no depoimento do ex-diretor do Dnit Luiz Antônio Pagot, previsto para a semana que vem. Suas informações são consideradas cruciais para aprofundar as investigações sobre a Delta e seu entorno político. Mas persiste a dúvida sobre se ele vai falar como ameaçou diversas vezes ou vai se calar como querem seus amigos.

A presidente dá um empurrão

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) esteve ontem à tarde com a presidente Dilma no Planalto. Consta que conversaram sobre as eleições para a prefeitura de São Paulo e as dificuldades enfrentadas por Fernando Haddad (PT). A presidente quer que Marta entre na campanha.

Tucanos mudam cores das penas

As cores oficiais do PSDB são o azul e o amarelo. Mas dois candidatos a prefeito do partido resolveram adotar o azul e o verde. Cícero Lucena, em João Pessoa (PB), e Daniel Coelho, no Recife (PE), querem cativar o voto de ecologistas.

PSOL reclama do estilo Marina

Polêmica, a gravação de apoio de Marina Silva ao candidato a vereador Jefferson Moura (PSOL) no Rio. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) diz que provocou "surpresa e certo incômodo". O partido não foi informado previamente. Ele conclui que esse tipo de apoio "individualizado" implica um "método bem distante da "nova política" por ela preconizada".

Serra: rejeição maior entre jovens

O que mais preocupa o PSDB paulista são os jovens. A rejeição de José Serra no Datafolha é de 38%. Mas, entre eleitores de 16 a 24 anos (14,3%), é de 47%. Entre os de 25 a 34 anos (23,1%), é de 44%. Entre os de 35 a 44 anos (20,2%), é de 40%.

As outras centrais preteridas

A Força Sindical enviou circular para seus filiados comemorando a nomeação do vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Tadeu Morais de Souza, para chefe de gabinete da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

DOS 11.495 servidores grevistas que terão os dias descontados, 4.550 são funcionários que exercem suas atividades em repartições no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: