quinta-feira, agosto 02, 2012

Está gravado - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 02/08
Na sabatina a que foi submetido rumo ao STF, em 2009, José Dias Toffoli respondeu ao tucano Álvaro Dias sobre eventual impedimento de votar no mensalão: "Se, eventualmente, tiver alguma hipótese na qual eu tenha atuado, aconselhado, tenha tido algum tipo de orientação, é evidente que, pelas normas de impedimento, tenho obrigação de me declarar impedido ou suspeito de atuar". O hoje ministro disse nunca ter ouvido falar de mensalão em sua passagem pela Casa Civil.

Inócuo Em conversas reservadas, ministros têm dito que é irrelevante para o julgamento a lei que regularizou o bônus de volume nos contratos de publicidade. Para eles, essa mudança tem efeito administrativo, mas não penal.

Tudo junto Carlos Ayres Britto, presidente do STF, negará de pronto a questão de ordem dos advogados pelo desmembramento da ação. Dirá que o tema é vencido e não o submeterá a voto.

Sem flash Ministros não queriam que fotógrafos tivessem acesso ao plenário. Foram convencidos de que a exceção repercutiria mal.

Cercadinho Réus terão lugar reservado no plenário, mas advogados duvidam que seus clientes queiram acompanhar in loco as sessões.

Bandeira branca Auxiliares de Dilma Rousseff dizem que a saída de Márcio Thomaz Bastos da defesa de Carlinhos Cachoeira facilitará sua reaproximação com a presidente, contrária à atuação do ex-ministro no caso.

Primavera... José Roberto Batocchio, advogado de Flávio Maluf no processo de suposta lavagem de dinheiro desviado da obra da avenida Jornalista Roberto Marinho, pediu que fossem ouvidas testemunhas no Afeganistão, Egito, Iraque e Síria.

... árabe Em Bagdá, o endereço citado era apenas "Socialista Street, sem número". O pedido foi indeferido na 2ª Vara Federal de São Paulo.

Café com leite Incomodado com a intervenção de Gilberto Kassab em MG, Aécio Neves se reuniu com Geraldo Alckmin anteontem no Bandeirantes. Segundo o governador, rival velado de Kassab, foi um "cafezinho" para discutir o "cenário nacional".

A pergunta Não é o mensalão o tema que mais aflige Fernando Haddad na preparação para o debate de hoje na Band. O petista já tem até resposta ensaiada sobre a aliança com Paulo Maluf. José Serra não tocará no assunto, já que cortejava o PP, mas Soninha (PPS) e Carlos Gianazzi (PSOL) devem fazê-lo.

Tricô Na véspera do primeiro embate na TV, sete candidatos à prefeitura dividiram o palco da ONG Nossa São Paulo ontem. E tentaram descontrair, cantarolando juntos o jingle de José Maria Eymael (PSDC), que chegou atrasado ao evento.

DNA Em privado, Celso Russomanno (PRB) tem atribuído ao PT a gênese das denúncias que pipocam contra ele desde que se aproximou de Serra. Petistas rechaçam a tese. "Quem anda incendiando o caso é o PPS, aliado dos tucanos", diz um haddadista.

Nota de corte Em disputa acirradíssima, o reitor da USP, João Grandino Rosas, perdeu ontem a eleição para o Conselho Estadual de Educação, órgão que regula as redes privada e pública de ensino. Por 12 votos a 10, Guiomar de Mello, apoiada pelo secretário Herman Voorwald, assumirá o colegiado.

Visita à Folha Rômulo de Mello Dias, diretor-presidente da Cielo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Carolina Short de Almeida, relações públicas, e Marcelo Aguiar, assessor de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI


TIROTEIO

"A Receita Federal antecipou o julgamento e condenou os mensaleiros. É um prenúncio de condenação no Supremo Tribunal Federal?"

DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre os relatórios do Fisco que ligam réus do mensalão a fraudes contábeis e evasão de divisas.

-
CONTRAPONTO

A Copa é nossa


Durante solenidade em que foi anunciado, ontem, o catálogo da Fifa com os Centros de Treinamento habilitados para a Copa-2014, Geraldo Alckmin notou a presença numerosa de prefeitos do interior que concorrem à reeleição no Museu do Futebol paulistano:

-O evento é tão importante que muita gente deixou de fazer campanha eleitoral hoje para vir até aqui.

Na plateia, um deles brincou:

-Aí é que o governador se engana. Estamos, sim, em campanha. Sair daqui com a cidade selecionada para a Copa dá mais votos que qualquer corpo a corpo lá!

Nenhum comentário: