segunda-feira, agosto 20, 2012

Ele quer falar - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 20/08

Com depoimento marcado para dia 29 na CPI do Cachoeira, Paulo Preto discute com tucanos o teor de sua fala, instigada pelo PT na tentativa de melindrar José Serra. O ex-dirigente da empresa responsável pelo Rodoanel se mostra disposto a responder aos congressistas. Apronta extensa lista de documentos que atestariam a lisura dos contratos com a Delta, motivo da convocação. Dirá que os aditamentos de obras sob sua gestão tiveram aval do Ministério Público e do TCE.

Zen 
Depois de causar furor na campanha presidencial de 2010 por sua suposta relação com a coleta de recursos para o PSDB, sempre negada pelo partido, Paulo Preto tranquiliza serristas quanto às menções que fará ao candidato tucano na CPI.

Emocional 
Advogados de réus do mensalão divergem quanto aos efeitos do fatiamento do julgamento, que aumentou a tensão no STF. Há quem considere a medida, embora surpreendente, favorável aos argumentos da defesa, pois permite análise individualizada de condutas.

Racional 
"A fragmentação ajuda a racionalidade e, portanto, ajuda a justiça", diz Alberto Toron, que defende João Paulo Cunha. A condenação do seu cliente, pedida pelo relator Joaquim Barbosa, deve ser submetida hoje ao crivo dos ministros.

Revanche 
Parlamentares do PMDB reagiram à indicação de Bernardo Figueiredo para a empresa de planejamento e logística, que cuidará do plano de concessões, e preparam emendas à MP que vai à Câmara. Peemedebistas afirmam que Dilma Rousseff desrespeitou veto do Senado à recondução de Figueiredo à chefia da ANTT.

Cota pessoal 
No Planalto, interlocutores afirmam que a escolha de Figueiredo é da presidente. E avisam que ela não aceitará retaliações. "É guerra", diz um assessor.

Emprego precoce 
Em seminário quarta-feira, em Brasília, o Conselho Nacional do Ministério Público divulgará estudo que mostra aumento expressivo nas autorizações judiciais para menores de 14 anos entrarem no mercado de trabalho. De 2005 a 2010, o total de licenças passou de 1.283 para 7.481, sendo 55% no Sudeste.

2014 
Aécio Neves gravou mensagens de apoio para candidatos em 192 cidades com mais de 200 mil eleitores de vários Estados. O senador virou o principal garoto-propaganda do DEM, carente de políticos de peso nacional.

Os eleitos 
Além de Fernando Haddad, Nelson Pellegrino (Salvador), Humberto Costa (Recife) e Márcio Pochmann (Campinas) terão a voz de Lula nos respectivos programas eleitorais de rádio já a partir desta semana.

Missão de paz 
Secretários de Geraldo Alckmin traçam hoje à noite roteiro de atividades pró-José Serra. Em jantar na casa do presidente do PSDB paulistano, Julio Semeghini, querem finalmente extrair de José Aníbal, derrotado nas prévias, declaração de respaldo ao candidato.

Blitz 
A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) pilota amanhã brainstorm sobre a violência policial em São Paulo. O tema será dissecado pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Entre os convidados, a defensora pública Daniela Skromov, e Marcelo Zelic, da ONG Tortura Nunca Mais.

Escolta 
Márcio Elias Rosa, procurador-geral de Justiça de SP, destacará hoje força-tarefa para investigar plano de atentado contra o promotor José Heitor dos Santos, de São José do Rio Preto. Ele vem sofrendo ameaças desde que denunciou crimes de improbidade na região.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Impedir o gasto de 10% do PIB com educação é a atitude mais vergonhosa do governo Dilma. Inexplicável para o povo brasileiro."
DO DEPUTADO IVAN VALENTE (PSOL-SP), sobre o requerimento para protelar
a aprovação do Plano Nacional de Educação, avalizado pela base governista.

Contraponto
Acelerador oficial

Durante a apresentação do PAC das Concessões, quarta-feira passada, assessores apressavam o evento na tentativa de evitar que protesto de servidores federais em greve atrapalhasse o discurso de Dilma Rousseff. O tráfego aéreo em Brasília, contudo, atrasava a chegada de empresários ao Planalto. Paulo Skaf (Fiesp), ao notar que chegara na reta final da solenidade, perguntou:
-Acabei de entrar. Já está terminando?
Um empresário que assistia à cerimônia arrematou:
-Este, sim, é o verdadeiro PAC: Programa de Aceleração do Cerimonial...

Nenhum comentário: