quarta-feira, agosto 01, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Para o nosso projeto de desenvolvi-mento, nada é mais oportuno”
Hugo Chávez, semi-ditador da Venezuela, na condição de “penetra” do Mercosul


BASTOS JÁ NÃO CONTROLAVA A LÍNGUA DE CACHOEIRA

Parlamentares da CPI do Cachoeira trabalham com a informação de que o ex-ministro Marcio Thomaz Bastos abandonou a defesa porque já não conseguia controlar o bicheiro. Carlos Cachoeira estaria sob grande pressão da mulher, Andressa Mendonça, para “contar tudo”. Se o contraventor falar, poderá sobrar para membros do governo Dilma, o que desgastaria o ex-ministro de Lula junto à “companheirada” do PT. 

FISCAL DE LÍNGUA

Sem apresentar fato que justifique a suspeita, a oposição acha que o papel de Thomaz Bastos era manter fechada a boca de Cachoeira.

O LIMITE

Márcio Thomaz Bastos concluiu que perdera o controle após a tentativa de chantagem de Andressa – à sua revelia – contra o juiz do caso. 

ARQUIVO VIVO

Andressa não se conforma com a prisão prolongada de Cachoeira e não entende por que ele silenciou sobre os próprios inimigos.

TORMENTO

O ex-advogado do bicheiro também ficou abalado após o procurador Manoel Pastana representar contra ele no Ministério Público de Goiás.

PARAGUAI: VENEZUELA NO MERCOSUL É ILEGALIDADE

A Venezuela de Hugo Chávez não poderia ingressar no Mercosul porque, além de violar princípios democráticos (censura à imprensa, perseguição a opositores etc), ainda não ratificou acordos como o Tratado de Assunção, que “costurou” o bloco, e o Protocolo de Ouro Preto, indispensáveis à sua adesão. A advertência é de um documento do governo do Paraguai, admitindo recurso a tribunais internacionais.

SÓ UM PRETEXTO

A suspensão do Paraguai do Mercosul, por destituir Fernando Lugo, foi só pretexto para retirar o obstáculo ao ingresso da Venezuela no bloco. 

OBSTÁCULO REMOVIDO

Para a Venezuela entrar no Mercosul era preciso que o Legislativo dos países membros o aprovassem. E o Paraguai se recusava a isso.

FALA QUE NÃO ESCUTO

O Paraguai só pode questionar a legalidade da Venezuela no Mercosul após as eleições, quando termina sua suspensão. Será tarde demais.

MAU PAGADOR

O semi-ditador Hugo Chávez comprou seis aviões à Embraer por US$ 270 milhões, mas as comemorações são prematuras. Afinal, ele já deu um cano de alguns bilhões na Petrobras, na refinaria de Abreu e Lima. 

CHÁVEZ SE ACHA

O fanfarrão da Venezuela, numa visita à Câmara, certa vez impôs a “segurança” de cães pastores durante o almoço. A segurança do bufão também já exigiu detalhes da cebola no tempero e almoço com pratos no centro da mesa, não “à americana”, coisa típica do “império”. 

REBELDE

Réu no mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) desistiu de fazer parte de sua defesa no julgamento do STF. Ele está atento: horas após a cirurgia, há dias, pediu jornais e seu laptop na UTI. 

A ERA DO GELO

O julgamento do mensalão foi notícia na Noruega, onde o IR é público na internet: o influente jornal Aftenposten, explicou o “julgamento da década, sem Lula entre os réus”. Os noruegueses devem estar tontos.

CORPO FORA

Com o nome envolvido no caso “dólares na cueca”, o vice-líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), não comenta o escândalo do mensalão para “proteger a família”. É irmão do réu José Genoino.

CNJ SANEADOR

Um dos nossos mais importantes juristas, Paulo Bonavides acha saneador o movimento da OAB em defesa do poder correcional do Conselho Nacional de Justiça. “O CNJ está no caminho certo”, diz ele, advertindo: “É urgente a regeneração dos costumes públicos do País”.

CRUZ OU ESPADA

Além da greve dos professores na Bahia, tira o sono do governador Jaques Wagner a possibilidade de ter de escolher entre o palanque de ACM Neto (DEM) e Mário Kertész, do PMDB de Geddel Vieira Lima. 

ESPINHOSAS

Para o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB), mudanças no Fundo de Participação dos Estados e a Medida Provisória que complementa o Código Florestal serão as “mais espinhosas” do segundo semestre. 

PENSANDO BEM...

...Se o mundo vai acabar mesmo em 2012, a contagem regressiva poderá começar amanhã. 

PODER SEM PUDOR

ELE ERA DO CONTRA

Presidente do Corinthians, o folclórico e saudoso Vicente Matheus certa vez teve um problema com terrenos na praia do Guarujá, e um oficial da Marinha o ajudou. Ficou tão grato que lhe ofereceu uma festa e o apresentava como almirante. O oficial o corrigiu, discretamente:

- Eu não sou almirante, sou contra-almirante.

Amigos de Vicente contam que ele não titubeou:

- Você é contra almirante? Pois também sou. São todos uns vigaristas.

Nenhum comentário: