terça-feira, agosto 07, 2012

‘Alô, Zé? Aqui é Lula’ - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 07/08


Lula ligou para Zé Dirceu, no fim de semana, para saber como está o ânimo do amigo.

Faltou quórum

Será que Dilma está sendo esnobada pelo empresariado?
Por falta de quórum, foi adiada de hoje para dia 14 sua reunião com 25 empresários pesos-pesados.

A data da volta
O advogado gaúcho Carlos Araújo, que foi casado com Dilma, com quem tem uma filha, marcou para dia 24 sua volta ao PDT. Araújo se afastou do partido há 12 anos.
A quem pergunta por que não vai para o PT, da ex-mulher, a resposta está na ponta da língua: "O PT virou um PMDB de esquerda.”

Nas redes sociais
Caetano Veloso não quis festejar seus 70 anos, hoje. Mas poderá receber mensagens dos fãs.
Para mandar parabéns ao nosso baiano basta acessar a página facebook.com/FalaCaetano ou usar a hashtag #Cae70anos no Twitter.

Filosofia aérea
Domingo, o piloto do vôo 5851 da Webjet (Brasília-Rio), depois das informações de praxe, deixou uma reflexão ao ar, com voz de locutor: "Pense bem e reflita: o pato perdeu a pata. Ele ficou perneta ou... viúvo?”
Foi aplaudido.

No mais
Na bolsa de apostas, um sábio do Direito acha que o STF, preocupado com a opinião pública, vai condenar alguns mensaleiros, "mas sem derramamento de sangue’!
Algo que lembra, segundo ele, a famosa frase de Pinheiro Machado (1851-1915): "Nem tão devagar que pareça afronta, nem tão depressa que pareça medo.” É. Pode ser.

AS APARÊNCIAS ENGANAM
Apesar do risco de queda de reboco em algumas marquises, quem olha para o alto em suas andanças pelo Rio pode ser recompensado com uma arte escondida na fachada de prédios antigos.

Após 12 anos de pesquisa, o fotógrafo e designer Luiz Eugênio Teixeira Leite documentou mais de mil ornamentos que guardam simbolismos da arquitetura carioca. O resultado está no livro “O Rio que o Rio não vê”

(Aori). Em dois casos, o designer descobriu raridades, como baixo-relevo em metal

folheado a ouro baseado na partitura do primeiro arranjo do Hino Nacional (numa rotunda do Teatro Municipal, na foto de baixo) e a imagem do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” na forma de um... asno, num prédio da Rua Teófilo Otoni 152 (foto de cima). Eugênio suspeita que a maldade foi vingança do artista contra o construtor, que não lhe pagou em dia. Ou seria uma brincadeira de algum adepto do jogo do bicho? Deu burro na cabeça (veja mais fotos no site da coluna) •

Essa negra fulô

A Casa de Rui Barbosa, no Rio, ampliou seu acervo sobre o escritor alagoano Jorge de Lima (1893-1953) com doações da filha Maria Teresa Alves Jorge de Lima.
São documentos pessoais, objetos, esculturas, fotos e cartas.

Rainha da paz
Elba Ramalho foi fazer uma peregrinação em Medjugorje, na Bósnia-Herzegovina.
O lugar tem atraído muitos visitantes e artistas por causa de notícias recentes de aparições da Virgem Maria. Numa delas, numa área marcada por guerra civil, a santa se apresentou como "rainha da paz’!

É pra rir ou pra chorar?

Sobrou para Erasmo Carlos num dos documentos da censura na ditadura pesquisados pelo historiador Douglas Attila Marcelino.
Diz que o Tremendão, que nunca foi de se meter em política, "ao erguer e cerrar o punho’,’ no programa de Sílvio Santos, fazia um gesto... comunista.

Sobrou também...
O texto ainda acusa um câmera de focalizar a cena "com insistência”

Gois em Londres

Em Londres, Márcia Lins jantava no elegante restaurante The Wolseley, quando, na mesa ao lado, sentou-se... Paul McCartney!
A secretária de Esportes de Cabral não se conteve e mandou um bilhete, pelo maítre, convidando o ex-beatle para os Jogos de 2016, no Rio. O artista, fofo, respondeu: "Será um prazer estar no Rio mais uma vez.”

Boletim médico
O querido coleguinha Sérgio Cabral, pai, 75 anos, operou a vesícula no Hospital São Vicente, no Rio. Passa bem.

Baden eterno

Os filhos do genial violonista e compositor Baden Powell (1937-2000) — o pianista Philippe e o violonista Marcel
— vão celebrar com um show os 75 anos de nascimento do pai, quinta, na sala que leva seu nome, em Copacabana.

Morte da Justiça

O primeiro ano do assassinato da juíza Patrícia Acioli será lembrado sexta numa manifestação da ONG Rio de Paz.
Vinte e uma fotos de balas de revólver serão postas na areia da Praia do Copacabana, com a frase: "21 tiros na Justiça”.

Nome de rua

A Biblioteca Nacional recebeu de Beatriz Menezes documentos que pertenceram a seu bisavô Joaquim Xavier da Silveira Júnior (1864-1912), homenageado com uma rua em Copacabana.
Abolicionista e republicano, Xavier da Silveira foi prefeito do Rio em 1901.

Reage, Flamengo!

Deve ser coisa de vascaíno, tricolor ou botafoguense. Piadinha que circula sobre a má fase do Flamengo: sabe qual é a bebida que resulta da mistura de um ovo com o time do Fla? É o... "Ovomautime”
Faz sentido. Com todo o respeito.

Nenhum comentário: