domingo, agosto 05, 2012

A despachante de luxo - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 05/08

A presidente Dilma está possessa com vários integrantes de seu governo. Alguns se acham mais importantes do que os outros, e isso tem impedido a troca de informações e dificultando uma ação mais coordenada do Executivo. Há casos em que a presidente precisa pegar o telefone e ligar pedindo que um integrante do primeiro escalão do governo receba um colega que foi procurá-lo.

Um desabafo internacional
Numa conversa com os presidentes Cristina Kirchner (Argentina) e Hugo Chávez (Venezuela), a presidente Dilma se queixou que estava cansada de ser uma "despachante de luxo". Explicou que as pessoas não falam uma com as outras sem a sua interferência direta. E contou, a título de exemplo, que um ministro foi falar a seu pedido com um diretor do BNDES. No dia que deveria ocorrer o encontro, o ministro liga dizendo que não tinha sido autorizado pelo diretor a subir ao andar de seu gabinete no banco. Dilma teve que ligar para o diretor e mandar que ele recebesse o ministro. Chávez reforçou dizendo que em seu governo isso também acontece muito.

“Para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem (...) Hoje começa o julgamento do ‘mensalão’. Ficarão sequelas... A vida é dura” Delcídio Amaral Senador PT-MS, no Twitter

O Papa vem aí
A Defesa e a Justiça, que bateram de frente na Rio +20, agora brigam sobre a Jornada Mundial da Juventude. O Rio vai receber cinco milhões de pessoas e o Papa Bento 16, em julho de 2013. A Justiça quer o evento na praia de Copacabana. A Defesa, alegando razões de segurança, sugere a Base Aérea de Santa Cruz e o Campo dos Afonsos.

Na surdina
Confiante de que será candidato a governador do Rio em 2014, o senador Lindbergh Farias (PT) contratou para trabalhar sua imagem a mesma empresa que cuida da comunicação e do marketing do governador Sérgio Cabral (PMDB).

Um serviço para Sherlock Holmes
Identificado em Londres o ladrão que roubou a carteira de Márcio Fortes, da Autoridade Pública Olímpica do Brasil. Ele foi flagrado pela câmera de um caixa eletrônico em um shopping tentando sacar 200 libras, sem ter a senha do cartão.

O cargo é meu. Ninguém tasca
O "poderoso" deputado João Magalhães (PMDB-MG) falou duro com o vice Michel Temer sobre a diretoria Internacional da Petrobras. Disse que ia "rodar a baiana" caso José Carlos Amigo não fosse nomeado. A cúpula do PMDB tremeu. Temer apelou ao habilidoso ministro Edison Lobão (Minas e Energia) para tratar com a presidente da estatal, Maria das Graças Foster.

O pedágio venezuelano
O governo estimula, mas as empresas temem a Venezuela. Um empresário relatou para Alessandro Teixeira (Desenvolvimento) que sua empresa vendeu, o cliente pagou, mas o BC de lá reteve a remessa do pagamento durante meses.

Dilma e a greve do funcionalismo
A greve preocupa os ministros. Mas apresidente Dilma está totalmente voltada para manter os empregos na iniciativa privada. Por isso, não quer usar as receitas públicas para pagar mais a quem tem estabilidade e ganha acima da média salarial.

DE OLHO NA CRISE, a presidente Dilma reúne-se todas as manhãs com o ministro Guido Mantega e na sua ausência com o secretário Nelson Barbosa.

Nenhum comentário: