sexta-feira, julho 06, 2012

Suspiro - SONIA RACY


O ESTADÃO - 06/07

Vitória na Justiça para quem depende de respirador artificial. Depois de um caso em SP e outro em Minas, o TJ de Brasília deu liminar que obriga a Secretaria de Saúde do DF a comprar e implantar marca-passo no diafragma do garoto Lucas, de 10 anos. Que vive atrelado a 100 quilos de aparelhos – a serem substituídos por 540 gramas.

O governo alegou não ter dinheiro para comprar o equipamento de R$ 330 mil, segundo o advogado Frederico Damato, que representa a família.

A liminar deve ser cumprida imediatamente.

Tapas e beijos
Mais um capítulo da novela “Eleição OAB-SP”. Antônio Cláudio Marizde Oliveira e Luiz Flávio D’Urso, que já foram adversários, aliados, adversários de novo, agora caminham para… aliança.

Têm se encontrado para discutir ideias e cargos.

Mensagem de fé
Levado por Mário Gobbi para conversar com os jogadores do timão momentos antes da decisão da Libertadores, anteontem, AndrésSanchezcobrou e depois assoprou. Apontou a responsabilidade que cada um tinha e, em seguida, pediu tranquilidade.

Logo depois da vitória corintiana, saiu em prantos da numerada do Pacaembu.

Babador
Celso Russomanno vai bater perna este fim de semana. E não é caminhada política não. Vai gastar sola para comprar o enxoval do seu bebê, antes que a campanha aperte.

Babador 2
O apresentador, aliás, enfrenta impasse com sua mulher quanto aos pormenores do nome escolhido para a filha: Katherine. Ela defende apenas um “n”. O candidato, dois, à imagem e semelhança da sua graça.

Em tempo: Russomanno já tem um filho chamado Celso.

Mensalão
Alberto Toron, que defende João Paulo Cunha no caso do mensalão, indagou a Carlos Ayes Britto, do STF, sobre a possibilidade de utilizar o power point na defesa oral. Está esperando resposta.

Flip
A primeira noite da Flip, anteontem, foi marcada pela… vitória do Corinthians. E mesmo Paraty sendo no Rio de Janeiro, a Praça da Matriz foi tomada por torcedores: “É campeão”. Muitos, aliás, trocaram a festa literária pela final da Libertadores.

Fogos e rojões se estenderam pela madrugada ensurdecedora.

Flip 2

Quem nada sabia sobre o Corinthians era Jennifer Egan (ganhadora do Pulitzer 2011). A moça revelou que seu best-seller, Torreão, foi vendido para ser adaptado para o cinema.

Será dirigido por Peter Weir, o mesmo de Sociedade dos Poetas Mortos e O Show de Truman.

Flip 3

De papinho para o ar, no almoço promovido pela Flip para os escritores, estavam os dois colegas Teju Cole e Suketu Mehta. Ambos, que já se conheciam, confessaram adorar uma caipirinha.

Flip 4

Já no quesito “Brasil centro do mundo” quem chama a atenção é a equipe da revista Monocle. A publicação tem feito um diário online das notícias da Flip. Diretamente para a… Inglaterra.

DIRETO DA FLIP
MARCOS DE PAULA
Pouco antes do show de abertura da Flip, Leninerecebeu a coluna no camarim – uma simpática casa à beira do rio em Paraty. Empolgado, falou sobre música e literatura.

Como surgiu o convite?

Me senti honrado. Entendo como um reconhecimento do meu trabalho. O fato de associar a festa com o que eu faço só mostra que a palavra é fundamental.

Seu disco se chama Chão. É uma palavra da qual você gosta muito. Por que?

Tenho paixão por esse monossilábico nasal, onomatopeico e pela questão do som. O “ão” existe só no Brasil com essa profundidade sonora. Nem os portugueses conseguem pronunciar. Antes de ter as canções feitas, eu já sabia que o disco ia se chamar chão.

As histórias das músicas do disco são interligadas, como em um romance?

Isso é uma analogia que eu sempre fiz – da música com literatura. Sempre achei que um disco de um “cantautor” é uma coletânea de contos. Uma antologia. E Chão eu reivindico como um romance. Foi uma canção única. O disco não tem nenhuma repetição de letra e nem de refrão, tudo foi criado com um relevo. Na verdade, tem um discurso ali.

O homenageado da Flip esse ano é Carlos Drummond de Andrade. Você é fã do poeta mineiro?

Eu sou um fã da palavra. No universo da poesia quem popularizou o verso livre foi Drummond. Você entende muito mais um Vinicius depois de compreender um Drummond./MARILIA NEUSTEIN

Nenhum comentário: