terça-feira, julho 24, 2012

Sem furar a fila - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 24/07


Os advogados dos réus do mensalão estudam apresentar questão de ordem contra a possibilidade de o ministro Cesar Peluzo proferir seu voto antes de se aposentar, em 3 de setembro, passando à frente de quatro ministros. Caso vote após o relator e o revisor e deixe o STF, Peluzo não ouvirá os argumentos de sete colegas. Um ministro pode rever seu voto até o final, mas o do ex-presidente da Corte seria imutável, o que cercearia o amplo contraditório, dizem os advogados.

Deixa Outra das chicanas na mira dos defensores dos réus, a de arguir de novo a tese do desmembramento do processo, ganhou fôlego depois que o ministro Marco Aurélio Mello concedeu entrevista dizendo que seria necessário discutir o tema.

Quarentena José Dirceu não irá ao seminário sobre o Molipo (Movimento de Libertação Popular), organização à qual pertenceu na época da ditadura. Embora quisesse participar, o ex-ministro foi orientado por advogados e assessores a evitar polêmicas no fim de semana anterior ao início do julgamento.

Marcação Aloizio Mercadante (Educação) está na comitiva que viaja com Dilma Rousseff hoje para Londres, mas voltará antes da abertura das Olimpíadas, após fechar acordos na área científica. Motivo: evitar desgaste das "férias" em plena greve nas universidades federais.

Patente Procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa pediu ontem apoio dos comandantes da PM do país, reunidos na capital, contra a PEC 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público. O conselho decide hoje seu posicionamento no caso.

Antes não tinha Criticado pela falta de democracia interna no PSD, Gilberto Kassab mandou ontem telegrama para dirigentes do partido convocando para hoje reunião da Executiva Nacional, a segunda em um ano.

Fim de férias Em sua volta do recesso para recuperação de saúde, Lula chamou a atenção dos petistas pelo nível de detalhamento com que quis saber como ficou o mapa eleitoral do país.

No detalhe "Estamos com a Vanessa Graziotin em Manaus?"; "Fechamos com o PC do B em Florianópolis?", inquiriu Lula, que pediu uma lista de todas as cidades importantes em que seu partido estava coligado com siglas da base de Dilma Rousseff, na cabeça de chapa ou na vice.

Dobradinha 1 José Serra instalou integrantes do governo paulista nos 17 grupos temáticos que redigem sua plataforma eleitoral. Secretários, adjuntos e chefes de gabinete da gestão Geraldo Alckmin divulgarão programas e obras executados em parceria com o Bandeirantes.

Dobradinha 2 Citada por Serra em sua pedalada pela zona leste, a produção de bicicletas de bambu na rede municipal de ensino ganhou destaque na propaganda oficial de Gilberto Kassab. O site da prefeitura exibia ontem texto que enaltecia a iniciativa da Secretaria de Educação, então sob comando do vice Alexandre Schneider.

Coelhos Tucanos que relativizam o crescimento de Celso Russomanno (PRB) lembram fenômenos similares em 96 e 2004, respectivamente com Francisco Rossi (PDT) e Paulo Maluf, então no PPB. Com discurso calibrado para o eleitorado conservador, detinham mais de 20% em julho e chegaram ao pleito com metade do índice.

Visita à Folha Luiz Fernando Veiga, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers, visitou ontem a Folha. Estava com Anaísa Silva e Mirella Gutierrez, assessoras de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Em vez de festejar a isenção na cesta básica, o PT lamenta, pois a intenção do partido era propagandear algo que não sairia do papel."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, BRUNO ARAÚJO (PE), sobre petistas acusarem os deputados tucanos de "clonagem" de emenda aprovada à MP do Brasil Maior.

contraponto

Sabe com quem está falando?

Após chamar apoiadores para passeio de bicicleta, anteontem, o líder do PSDB na Câmara paulistana, Floriano Pesaro, foi barrado por sete seguranças quando chegava ao Parque Villa Lobos. O chefe da equipe alertou:

-O senhor não pode entrar. Temos ordem de proibir campanha eleitoral aqui!

O tucano afirmou que a lei permite circulação com camiseta e adesivos, só veda a distribuição material.

Depois de uma hora de discussão, apelou ao secretário Bruno Covas (Meio Ambiente), que dirige o parque. Com a intervenção do aliado, sua entrada foi liberada.

Nenhum comentário: