domingo, julho 08, 2012

O xerife - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/07


A presidente Dilma delegou a Bernardo Figueiredo (ex-ANTT) a tarefa de controlar a atuação dos ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil para que obras empacadas andem e planos de investimentos sejam executados. Ela está incomodada com a paralisia na área de logística. Figueiredo assumirá a presidência da nova estatal Etav (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade) em data ainda incerta, mas já está trabalhando para colocar as coisas nos trilhos.

Londres, a Copa e as Olimpíadas
A presidente Dilma acertou com o governador Sérgio Cabral (RJ), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro Aldo Rebelo (Esporte), que estará em Londres no dia 26. Ela vai inaugurar a Casa Brasil (na Sommerset House) dedicada a promover as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. No mesmo dia, Dilma inaugura a sede da nova embaixada do Brasil (próximo a Trafalgar Square), onde funcionará a Casa Brasil Sensacional, que promoverá a Copa do Mundo de 2014 e apresentar ao público as 12 cidades-sedes, onde serão disputados os jogos. A presidente também vai almoçar com a delegação brasileira nas Olimpíadas.

"Nós temos que ir para cima de todo mundo que cruzar no caminho da CPI (do Caso Cachoeira)” — Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ)

INVENTÁRIO. O governador Eduardo Campos (PSB-PE) tem dito a seus aliados que não fará nada que confronte a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. Sobre os desacertos nas eleições, ele os reduz às circunstâncias locais: "A Luiza Erundina tem luz própria"; "O Márcio Lacerda é mais aecista"; "O projeto de poder do PT em Recife faliu"; "O PT escolheu o pior nome em Fortaleza"; e, "O fundamental para nós é a Dilma e não o Rui Falcão".

Velhinhos
Está na Casa Civil projeto que cria a Secretaria do Idoso, vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos. Para sair do papel, precisa ainda de aval da equipe econômica por causa da criação da estrutura, que envolve gastos.

Revanchismo
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, suspendeu concurso da Polícia Federal por não prever vagas para deficientes. Mas autorizou concurso para cargos técnicos em segurança e transporte na PGR sem estabelecer cota.

Os mordedores e o "narcocoloradismo"
A denúncia do presidente Hugo Chávez de que os senadores paraguaios estavam cobrando para votar o ingresso da Venezuela no Mercosul não é novidade para o governo do Brasil. Além disso, o presidente José Mujica (Uruguai) também declarou que os senadores paraguaios estavam "chantageando" o governo venezuelano. Mujica disse mais ao jornal "El Observador": o Partido Colorado tem ligação com o narcotráfico e que o fenômeno é chamado de "narcocoloradismo".

Alvos escolhidos
Os integrantes da CPI do Caso Cachoeira estão insistindo em receber da Polícia Federal a listagem de todos os itens apreendidos na casa da quadrilha de Cachoeira. O objetivo é evitar que a PF faça transferência seleti$de vídeos para a CPI.

Mal acostumados
O reajuste pedido pelos auditores fiscais é de 32,25%. O impacto anual na folha será de R$ 3 bilhões. Os 39 mil auditores fiscais receberam aumentos salariais de 50,4% (final) a 55% (inicial) acima da inflação, entre 2003 e 2012.

EX-PORTA-VOZ,
 o diplomata Rodrigo Baena, depois de cumprir missão na Rio+20, deve assumir a Coordenação de Assuntos de Defesa da Secretaria-Geral do Ministério de Relações Exteriores.

O SETOR INDUSTRIAL
 está apostando no aumento das exportações de produtos manufaturados brasileiros com o ingresso da Venezuela no Mercosul.

O DEM negocia com o PT em Recife. Se Mendonça Filho não for para o segundo turno, o partido deve apoiar Humberto Costa (PT) contra o candidato do PSB, o deputado estadual Geraldo Júlio.

Nenhum comentário: