segunda-feira, julho 02, 2012

Na prorrogação - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 02/07

Se depender de sua vontade, Dilma Rousseff só vai participar para valer da campanha eleitoral no segundo turno. A presidente tem dito a dirigentes dos partidos aliados e a auxiliares do governo que pretende passar ao largo da disputa num primeiro momento, seja para não suscitar ciúmes entre adversários de mais de um partido da base, seja porque acha que seu papel, agora, é cuidar para que a economia volte a acelerar depois dos sinais preocupantes do primeiro semestre.

Pé na... A coordenação da campanha de Fernando Haddad se reúne hoje para traçar a agenda do petista. O diagnóstico é que ele terá de se dedicar mais ao corpo a corpo que os adversários nessa fase pré-TV, pois ainda tem de se tornar conhecido.

... tábua O PT também tem pressa em começar a espalhar a propaganda do candidato. Mini-outdoors, faixas e cavaletes móveis vão para a rua assim que a lei eleitoral permitir. Candidatos a vereador serão incumbidos de distribuir material nos bairros.

Piloto João Santana ainda se divide entre Caracas e São Paulo, mas as gravações para a TV já começaram, em ritmo lento. Foram feitas cenas de Haddad em família e em lugares onde viveu, estudou e trabalhou, para uma biografia do ex-ministro.

Jetom O vice de José Serra (PSDB), Alexandre Schneider, que deixou a Secretaria Municipal de Educação em março e desde então está desempregado, deve receber um salário do PSD, seu partido e do prefeito Gilberto Kassab, durante a campanha.

Alvo duplo Além de protagonizar várias trocas de farpas com Haddad, Schneider é crítico ferrenho da gestão de Gabriel Chalita na Secretaria de Educação do Estado.

A volta dos... Exonerado em junho para coordenar a campanha de Serra, Edson Aparecido deve reassumir a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano. Vai conciliar as duas atividades.

... que não foram Rodrigo Garcia (DEM), preterido para vice, também voltará à Secretaria de Desenvolvimento Social. Deve ficar ao menos até novembro, quando Alckmin planeja reforma ampla do primeiro escalão.

Dono da bola Até deputados do PT se queixam da pauta "sindicalista" que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), impôs à Casa. Os correligionários o acusam de tentar "retaliar" o governo depois do fracasso em emplacar aliados na máquina.

Olha a cobra! Enquanto pula miudinho a fogueira do Palácio, Marco Maia confirmou presença no "Arraiá do Trabalhador", da Força Sindical. O evento substitui no calendário político de Brasília a Festa Junina da Granja Torto, famosa nos governos Lula e abolida por Dilma.

Cifras Em conversa interceptada pela Polícia Federal, Carlinhos Cachoeira discute com a mulher, Andressa, a venda da famosa casa do governador tucano Marconi Perillo (GO) para o empresário Valter Paulo. Nos áudios de julho de 2011 que chegaram à CPI, Cachoeira afirma que pagou R$ 1 milhão pela casa.

Contradição O governador afirmou que recebeu, em março do ano passado, R$ 1,4 milhão pelo imóvel, cuja venda teria sido negociada por Wladimir Garcez, braço-direto de Cachoeira.

Psiu Petistas avaliam que o novo tom na CPI dos tucanos Álvaro Dias (PR) e Carlos Sampaio (SP) -que chegou a aplaudir o ex-chefe de gabinete de Agnelo Queiroz (PT), Claudio Monteiro- se deve a um recuo por conta das eleições. O PSDB, dizem, teme que o caso Perillo respingue nas campanhas do partido.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Os tucanos que se sentirem alijados diante das imposições da cúpula do PSDB serão muito bem-vindos na campanha do Chalita."

DE ALEX DARIO, ex-presidente da Juventude Tucana e membro do comitê de Gabriel Chalita, sobre divergência de alas do tucanato com decisões de Serra.

contraponto

A la Ronaldo

Durante a abertura de exposição promovida pelo Ministério do Esporte no Memorial da América Latina, segunda-feira passada, Gilberto Kassab discursava diante de autoridades, jornalistas e ex-jogadores, quando prometeu anunciar uma novidade:

-Queria aproveitar a presença de ex-craques do nosso futebol mundial para fazer um importante anúncio...

Enquanto a plateia aguardava algum aviso político, o prefeito, que cultiva saliente barriguinha, disparou:

-Não vai ter jeito não... Depois dessa cerimônia vou voltar a jogar futebol!

Nenhum comentário: