sábado, julho 21, 2012

Na mira: o HSBC - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 21/07

A CPI do Caso Cachoeira vai pedir ao Banco Central que deflagre uma investigação especial sobre o HSBC. Com o banco sofrendo devassa nos EUA por lavagem de dinheiro, a CPI desconfia do excesso de contas das organizações Cachoeira nele: Roberto Coppola, Geova-ni da Silva, Data Traffic, Mapa Construções, Alberto & Pantoja Ltda., JM Terraplanagem e Construções, Vita-pan Ltda., BET Capital Ltda. (aquela empresa que tem como sede a Coreia do Norte).

Definidas prioridades da CPI
O relator da CPI do Caso Cachoeira, deputado Odair Cunha (pT-MG), definiu a lista dos primeiros depoen-tes a serem convocados na volta do recesso: o empresário Fernando Cavendish; o ex-diretor do Dnit Luiz An-tonio Pagot; o ex-presidente do Detran de Goiás Edivaldo Cardoso; o presidente da Agetop de Goiás, Jay-me Rincón; a mulher de Carlos Cachoeira, Andressa Mendonça; e a ex-mulher Adriana Aprígio. O diretor da Dersa, Paulo Preto, ficará para a segunda fase, mas não será liberado nem terá o depoimento cancelado.

É preciso perder o medo de dar nome aos bois. O julgamento do José Dirceu no processo do mensalão é o julgamento do ex-presidente Lula —Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ) e ex-ministro de Comunicações no primeiro mandato de Lula

ENQUADRADOS. O movimento sindical acaba de descobrir que o governo Dilma não é o governo Lula. Sindicalistas do funcionalismo e da CUT já fizeram várias tentativas de levar as negociações salariais do serviço público para o "bonachão" secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Ele os recebe com o carinho e a gentileza de sempre, mas vai logo avisando que as negociações são com a Dama de Ferro II, a ministra Miriam Belchior (Planejamento).

Mudando de lado?
O PTB está dando sinais de que pode vir a apoiar a reeleição da presidente Dilma. Nas eleições de 2010, aliou-se ao PSDB. Agora, em São Paulo, os trabalhistas optaram pela chapa de Celso Russomanno (PRB) em vez de marcharem com o tucano José Serra.

Sinal de alerta
A filiação da senadora Ká-tia Abreu (PSD-TO), em dissidência no seu novo partido, esbarra nas bases do PMDB. Integrantes do partido em Tocantins estão em pânico com a ideia, porque acham a senadora brigona e desagregadora. A cúpula colocou o pé no freio.

Todos são iguaisDurante anos a fio, os salários dos parlamentares foram amplamente divulgados à opinião pública. Em todo este tempo, a sociedade exigiu e cobrou este strip-tease do Congresso. A Associação dos Magistrados do Brasil acompanhou tudo em silêncio. Agora que a Lei da Transparência determina que outros profissionais que exercem função pública, como é o caso dos juí-zes, também informem seus rendimentos, o presidente da entidade, Nelson Calandra, esbraveja, empunhando o “direito à privacidade”. Pode?!?

Vale quanto pesa A conveniência
Os funcionários do TSE fizeram as contas. Cada deputado vale o tempo de três segundos no horário de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Integrantes de partidos comentam que, no mercado eleitoral, 20 segundos de tempo de TV estão custando R$ 300 mil.

Um convencional do PTB propôs a criação do grupo PTB Diversidade, para congregar a comunidade LGBT. A ala religiosa se opôs. O presidente, Roberto Jeffer-son, que nos anos 90, quando deputado, apoiava o casamento entre homossexuais, ficou caladinho.

OS AGENTES
 da Polícia Federal vão fazer uma paralisação quarta-feira. Eles não estão pedindo aumento salarial. Reivindicam a demissão do diretor-geral Leandro Daiello.

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO
 do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, calcula que a renovação das concessões das usinas, cujos contratos vencem em 2015, vai reduzir em 15% as tarifas para os consumidores.

CONSTATAÇAO. À medida que o tempo passa e que o governo vai dando certo, ministros e assessores que lidam diretamente com a presidente Dilma dizem que ela está mais tranquila e que suas críticas são mais generosas.

Nenhum comentário: