sexta-feira, julho 06, 2012

A Matrix da Fiel - BARBARA GANCIA

FOLHA DE SP - 06/07


A previsão é de que, a partir de 2040, computadores serão muito mais inteligentes do que o técnico Tite


O ESPETÁCULO terminou em eu­foria nunca vista. Peter Higgs, 83, teórico da Univer­sidade de Edimburgo que previu a existência do bóson em 1964, enxu­gou as lágrimas e pegou o microfo­ne. "Gostaria de agradecer ao elen­co por esta conquista magnífica", disse. "Não pensei em minha exis­tência que veria o Corinthians ser campeão da Libertadores".

Pois aí está. Em um mesmo dia em 2012 vimos a lua virar um gi­gantesco suflê de mercúrio e con­centrar todo o seu brilho sobre o Pa­caembu, onde o Timão desmasca­rou um argentino gordoto e mar­rento que se fazia passar pelo Todo-Poderoso. E o Deus verdadeiro, aquele sem aditivos oriundos da Bolívia ou de algum quintal da Vila Fandango, confirmou que Eins­tein, para variar, estava certo: Ele não joga dados com o universo.

São Jorge também fez vigília. Do meu bairro, pude perceber como submeteu o dragão à lâmina de sua espada e presenciei o momento exato em que ele espetou o mons­tro na bunda e o entocou num bu­raco do mar da Tranquilidade.

Mas se há uma história capaz de ofuscar tudo o que aconteceu em termos de emoção em São Paulo nos últimos dias é a possibilidade de que o cósmos poderia caber em uma partícula localizada na sola do chinelo de um torcedor qualquer que esteja caminhando, neste exa­to momento, pelo subúrbio de um bairro igualzinho a Itaquera. Só que em uma realidade paralela.

Há quem estude como o cérebro humano está se reconfigurando a partir do impacto causado pela in­ternet. Mudanças de paradigmas como as propostas por Galileu, Newton, Darwin, Einstein e Freud acabam alterando a forma de o cé­rebro processar (fisicamente) as ideias. A internet está ocasionando esse tipo de reengenharia e isso vem sendo mapeado. Imagine se não tivesse sido condicionado a considerar o pecado, como você to­maria decisões? Seria outra a fiação elétrica do seu cérebro, não?

A confirmação da existência do bóson de Higgs adianta a vida de quem formula a grande questão: "Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?"

A ideia de Matrix, teorias de complexas estruturas de universos paralelos são agora reforçadas pela confirmação de que tudo funciona como definido no Modelo Padrão. Eu sei. Einstein, que era espiritua­lizado, embora não fosse religioso, estabeleceu a física quântica e de­pois fugiu dela como o Diabo da cruz. Seu determinismo só o fazia aceitar teorias comprováveis.

Mas, veja: pela Lei de Moore (comprovada) o poder computa­cional dobra a cada 18 meses. A pre­visão, portanto, é de que, até 2020, os computadores serão mais inteli­gentes do que os humanos. E, a par­tir de 2040, muito mais inteligen­tes até do que o Tite.

E tem mais: para onde vão as par­tículas subatômicas e a antimatéria quando se juntam? Opostos, no ca­so, se aniquilam. Mas antimatéria não é universo paralelo?

Será que a confirmação da exis­tência do bóson não significa que outras dimensões, de fato, estão convivendo conosco agorinha mesmo? Que tal dar um google na Teoria das Cordas antes que os ro­bôs do Isaac Asimov venham cap­turar o seu micro?

Começo a crer que Maradona, o grande matemático, foi quem criou o primeiro acelerador de partículas lá em Stonehenge. Pois é, bem-vin­do à Matrix.

É de se perguntar se o Corinthians já não ganhou a Libertadores antes, em algum universo paralelo.

Nenhum comentário: