sexta-feira, julho 06, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 06/07

Montadora faz hora extra para atender demanda

O impulso da redução do IPI, que elevou as vendas das montadoras em junho, fez com que a Honda retomasse seu patamar pré-tsunami.

O desastre prejudicou os negócios devido a problemas de logística e abastecimento de peças após o terremoto que atingiu o Japão em 2011.

A companhia começou a fazer mais de duas horas extras diariamente para atender a demanda após registrar queda significativa do nível de estoques nos últimos meses, segundo Roberto Akiyama, diretor da empresa.

Somados todos os modelos, foram vendidos 15.026 unidades no mês passado.

O Civic, que em maio teve 4.509 unidade vendidas, atingiu 6.039 em junho.

"Além do IPI, a renovação de todos os modelos contribuiu para o aumento", diz.

"Antes do tsunami, tivemos participação de mercado de 4,4%. Em dezembro de 2011 estava em 1,8%. Agora voltou a 4,4%."

Na Toyota, foram vendidos 10.063 no mês passado, alta de 21% ante maio. Na comparação com junho do ano passado, quando o mercado sentia impactos no abastecimento de peças, o crescimento é de mais de 60%.

Em junho, a Fiat vendeu 75.240 automóveis e comerciais leves, e atingiu participação de 22,1%, aumento de 26,5% em relação aos resultados de maio de 2011, segundo a empresa.

Nos últimos meses montadoras como GM, Volkswagen, Scania e Volvo anunciaram ajustes, como programas de demissão voluntária, redução de jornadas e suspensão temporária de trabalhadores.

15.026 foi o volume de unidades vendidas pela Honda em junho

4,4% é a participação de mercado

2,5 é o número de horas extras

Reforma para Estrangeiro

Publicidade... A agência gaúcha SPR comprou quatro contêineres para expandir sua operação. O tempo de instalação foi 20% do necessário para uma obra similar de alvenaria.

...naval Com as aquisições, que representarão cerca de 200 metros quadrados a mais, a empresa de publicidade espera ter alta de 30% no faturamento deste ano.

Vulnerabilidade

Riscos de mercado estão entre as principais fontes de volatilidade para as empresas em todo o mundo, segundo pesquisa da EIU encomendada pela Sungard.

Reformas regulatórias também preocupam as companhias norte-americanas (40%) e europeias (45%), enquanto, na América Latina, elas são citadas por 29% dos entrevistados. Para os latinos, falhas de tecnologia da informação, como a perda de dados, oferecem maior risco.

Foram ouvidos 500 executivos do setor financeiro.

Primeiros Dias

Ontem, em seu quarto dia de trabalho na Gol, o novo presidente da companhia, Paulo Kakinoff, viajou a Minas Gerais com Constantino Junior para visitar o centro de manutenção de aeronaves de Confins. No local, encontrou-se com 800 trabalhadores.

Kakinoff repetiu a atividade que havia feito no dia anterior, quando foi apresentado para 1.200 funcionários no hangar do aeroporto de Congonhas.

Até o fim de setembro, 20 viagens para bases operacionais estão previstas.

"A ideia é realizar ao menos um voo por semana. Receber sugestões e críticas", diz Kakinoff, que está focado principalmente em dar maior agilidade à Gol.

"Esse é o principal desafio para uma companhia aérea em um mercado volátil, com variação de câmbio e de taxas aeroportuárias."

Durante os três primeiros meses à frente da empresa, Kakinoff estará acompanhado de Constantino Junior na maioria de seus compromissos.

Gestão... A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) fechou convênio com o Sebrae para melhorar a gestão de micro e pequenas empresas.

...de pequenas Com vigência até 2014, o projeto deve desenvolver indicadores e atualizar a metodologia de análise da qualidade de gestão.

Salário... Entre os empresários brasileiros que pretendem elevar salários nos próximos doze meses 63% farão em linha com a inflação e 25%, acima, segundo a Grant Thornton.

...alto Entre os que mais pretendem elevar estão Argentina e Turquia (96%), África do Sul (92%) e Hong Kong (90%).

Nenhum comentário: