domingo, julho 29, 2012

LAVANDO AS MÃOS - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 29/07


A senadora Marta Suplicy (PT-SP) não é a única petista desinteressada nas eleições. Preterida, não tem participado da campanha de Fernando Haddad em São Paulo. O mesmo pode ocorrer em Belo Horizonte com o ministro Fernando Pimentel. O candidato petista, Patrus Ananias, pode cair na tentação de fazer da prefeitura um trampolim para disputar o governo mineiro em 2014.

Lula na televisão
Candidatos petistas de cem grandes cidades do país vão a São Paulo amanhã. Eles terão encontro com o ex-presidente Lula, que fará gravações pedindo votos para serem exibidas no horário eleitoral na televisão e no rádio e serem
veiculadas na internet. Os candidatos petistas do Rio de Janeiro que serão prestigiados pelo presidente Lula são: Conceição Rabha (Angra dos Reis), Rodrigo Neves (Niterói), Paulo Mustrangi (Petrópolis) e Makhoul Moussallem (Campos). Lula também vai dar uma canja para o candidato do PSB em Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, e os candidatos do PDT em São Gonçalo, Adolpho Konder, e em Nova Iguaçu, Sheila Gama.

“ENQUANTO NÃO ACHARMOS O DINHEIRO DO CACHOEIRA LÁ FORA, ELE VAI JOGAR DURO, NÃO VAI ENTREGAR NADA”
ODAIR CUNHA - Relator da CPI do Caso Cachoeira e deputado (PT-MG)

Nova máquina
O governo estuda criar um novo órgão, a Autoridade Portuária Nacional. A nova estrutura viria para promover a mediação de conflitos entre as docas públicas e os terminais privados. Nem Antaq nem Secretaria dos Portos fazem isso hoje.

Polo de poder
Nome mais forte do PSDB para disputar a Presidência da República em 2014, o senador Aécio Neves (MG) vai percorrer o país nas eleições municipais, visitando os grandes centros urbanos de cada estado. Fará gravações para candidatos aliados e
participará ativamente da campanha do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB).

Sem renovações
A presidente Dilma determinou aos ministérios dos Portos e do Planejamento e à Casa Civil que não admitam mais a renovação das concessões dos portos sem pedir e analisar o plano de investimentos das empresas interessadas. A maioria dos 450 contratos em vigência não levou em conta esse critério para garantir renovações, que se estendem por até 25 anos.

Problemas na aviação
O anúncio das novas concessões de aeroportos e da ampliação dos terminais regionais está atrasado porque a presidente Dilma tirou os estudos das mãos da Secretaria de Aviação Civil. Está analisando com lupa o que foi feito.

Voto ou não voto em branco?
Eleição curiosa em São Paulo. Em Jeriquara, Sebastião Piccolo (PSD) concorre sozinho a prefeito. Faz campanha pedindo: “Não vote em branco”. Em Aramina, concorre Branco (PSD), que teme ser afetado pela propaganda vizinha.

Para atrasar
Não é só o DEM que recorrerá ao TSE contra a decisão de garantir ao PSD fundo partidário. Entrarão com ações PSDB, PPS, PMDB, PR, PMN, PTB e PP. A estratégia é atrasar ao máximo o repasse do dinheiro ao novo partido.

OS TERCEIRIZADOS que prestam serviço ao governo do Rio ameaçam com greve. Salários atrasando. As empresas alegam que não recebem em dia.

Nenhum comentário: