sábado, julho 07, 2012

Herança marineira - VERA MAGALHÃES -


FOLHA DE SP - 07/07


PT e PPS acirram o duelo pelo espólio eleitoral de Marina Silva em São Paulo. Expoentes da campanha presidencial "verde" em 2010 se dividem entre Fernando Haddad e Soninha Francine. Anteontem, João Paulo Capobianco e Maria Alice Setúbal participaram da plenária ambiental petista. Na próxima quinta, Ricardo Young receberá a ex-ministra para lançar candidatura a vereador pelo PPS. A tendência, contudo, é que Marina opte pela neutralidade na eleição majoritária.

Tropa Ao lançar sua campanha conclamando candidatos a vereador, José Serra (PSDB) quis fazer um gesto ao que chama de "infantaria". Operadores tucanos entendem que o time de puxadores de voto da coalizão à Câmara, impulsionado por Gilberto Kassab e por expoentes do "centrão", fará a diferença na caça aos eleitores.

Tucanocídio Em dissonância com o clima festivo de início de campanha, Serra deu recado a tucanos que resistiram à coligação proporcional com o PSD e à indicação de Alexandre Schneider para vice: "Aliado que amola está sabotando".

Fui Enquanto Dilma deu uma força a Eduardo Paes (PMDB-RJ) no último dia em que candidatos poderiam ir a inaugurações, Geraldo Alckmin preferiu entregar obras em Catanduva e Paulo de Faria. O coordenador da campanha e alckmista Edson Aparecido estava em Cingapura.

Wally A caminhada da largada de Fernando Haddad, ontem, só contou com bandeiras e banners dos partidos da coligação. O atraso no CNPJ da campanha dificultou a utilização do material personalizado do petista.

Microondas Na tentativa de demonstrar proximidade de Haddad com os eleitores no corpo a corpo, o PT abriu mão de cordão de isolamento na caminhada inaugural da campanha, o que gerou empurra-empurra em torno do candidato. "Calor humano para esquentar a candidatura", se animou um petista.

Máquina O secretário de Gestão Metropolitana do Estado de Minas, Alexandre Silveira, usou o email do governo para divulgar carta em que critica a intervenção nacional de seu partido, o PSD, na eleição de Belo Horizonte.

Escolha... A decisão de Dilma de prestigiar os aliados Luiz Marinho (São Bernardo) e Eduardo Paes na fase inaugural das campanhas causou ciumeira na base.

... de Sofia Cerca de 40 convites para inaugurações chegaram ao Palácio do Planalto, entre eles dos prefeitos José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, e Luizianne Lins (PT), de Fortaleza.

Santinhos Oficialmente, a justificativa é que, diante do exíguo prazo limite para inaugurações, Dilma optou por um aliado do PT e outro do PMDB. Mas interlocutores afirmam que as ligações de Marinho com o ex-presidente Lula e de Paes com o governador Sérgio Cabral (PMDB) foram determinantes.

Panela Agentes e delegados da Polícia Federal envolvidos na prisão de José Francisco das Neves, o Juquinha, temiam pressões por conta dos padrinhos de peso do ex-presidente da Valec, como os senadores peemedebistas Romero Jucá (RR) e José Sarney (AP) e o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Vai fundo Os policiais foram tranquilizados por auxiliares de Dilma Rousseff, que lembraram que foi o próprio Planalto que pediu a investigação quando Juquinha foi demitido, em julho de 2011.

Contra-ataque O governador Marconi Perillo (PSDB-GO) pressiona seu partido a representar contra o relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), no Conselho de Ética da Câmara, por quebra de decoro parlamentar.

Torneira Perillo atribui ao petista o vazamento de várias novas informações sobre sua movimentação financeira depois que os dados da quebra de seus sigilos bancário e fiscal chegaram à CPI.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Votação secreta favorece o corporativismo e a cumplicidade com atos escusos. Só serve para desmoralizar ainda mais o Legislativo."

DO PRESIDENTE DA OAB-RJ, WADIH DAMOUS, sobre o rito de apreciação em plenário da cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).

contraponto

Última flor do Lácio

Aldo Rebelo presidia a reunião dos ministro de Esporte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Mafra, Portugal, quando, entre os mais de 40 mil volumes da biblioteca real, encontrou a expressão "workshop". Ferrenho defensor do idioma pátrio, estrilou:

-Esta presidência determina que a comissão encontre um termo em português para substituir 'workshop'. Neste momento, já me vem a palavra oficina.

Nenhum comentário: