terça-feira, julho 10, 2012

DIA DE ROCK - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 10/07

O grupo Jota Quest, de Rogério Flausino, apresentou show baseado no álbum "Multishow Ao Vivo - Folia & Caos" no Credicard Hall. Estiveram lá os músicos Paulo Miklos, Beto Lee, Fiuk e Leilah Moreno.

CORRE-CORRE
A peça "Maratona de Nova York" teve estreia para convidados no teatro Cacilda Becker, no fim de semana. Dirigido por Bel Kutner, o espetáculo traz dois personagens (Anderson Müller e Raoni Carneiro) que se preparam para a corrida. Estavam na plateia os atores Celso Bernini, Zezé Polessa e Miá Mello.

NORAH VEM AÍ
A cantora e pianista americana Norah Jones desembarca no Brasil em dezembro com sua nova turnê. Ela fará três shows no país: no dia 12, em Porto Alegre, no dia 15, em São Paulo, e no dia 16, no Rio. Norah apresentará seu novo disco, "Little Broken Hearts". A produtora XYZ Live não confirma.

DETALHE
Teve resultado prático a iniciativa do ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), de pedir vista e adiar o julgamento sobre as atribuições do Ministério Público em investigações criminais: impediu que eventual decisão contrária ao MP "contaminasse" o julgamento do mensalão.

FONTES
Caso o STF decidisse que o MP não pode realizar investigações, advogados dos réus poderiam pedir a anulação de todos os procedimentos enquadrados nesta conduta. E a anulação de todas as provas obtidas por procuradores. Um dos defensores de réus do mensalão consultado pela coluna concordou. Mas ponderou que boa parte das principais evidências foi obtida pela polícia e na CPI.

MADE IN BRAZIL
A Fundação Biblioteca Nacional vai lançar uma revista no exterior para promover autores brasileiros lá fora. Serão edições trimestrais, em inglês e espanhol, num projeto que mobiliza também Itamaraty, Imprensa Oficial e Itaú Cultural.

MADE IN BRAZIL 2
Segundo Galeno Amorim, presidente da Biblioteca, um conselho editorial está sendo formado para bater o martelo sobre os primeiros escritores traduzidos, entre nomes clássicos e contemporâneos. Os custos da publicação "virão um pouquinho" de cada entidade envolvida.

BANDEIRA
A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) pretende apresentar em agosto o plano de trabalho para comitês nacional e estaduais de combate à homofobia, durante reunião do Conselho Nacional LGBT.

Uma das ideias é ampliar e promover nos Estados o disque-homofobia, usado para relatar casos de violência contra homossexuais.

É MEU
Daniel Filho decidiu que ele próprio vai dirigir o filme "Confissões de Adolescente", projeto de sua produtora, a Lereby. Chamou Cris D'Amato, com quem já trabalhou em "Chico Xavier", para codirigir. Um primeiro roteiro foi escrito por Ana Maria Moretzsohn (de "Fera Ferida" e "Malhação").

UM BOLÃO
"Neymar Game" é um sucesso na Finlândia e na Suécia, onde ocupa o 7º lugar entre os jogos mais baixados para celular. No Brasil, está na segunda posição em número de downloads entre aplicativos de esporte, desde o lançamento na sexta.

Para fazer embaixadas virtuais com o craque, o internauta paga US$ 0,99 na App Store e no Google Play (para iOS e Android).

'FIQUEI FELIZ POR DILMA NÃO ENCONTRAR AHMADINEJAD'

A ativista iraniana Mina Ahadi, porta-voz do Comitê Internacional Contra o Apedrejamento de Mulheres, participou na semana passada do Fórum Mulheres Reais que Inspiram, organizado por Ana Paula Padrão. Ela falou à coluna por e-mail.

Folha - Quais os exemplos de violência contra mulheres nos países ocidentais?
Mina Ahadi - No ocidente existem formas de violência à mulher como a doméstica, a prostituição e o estupro. Não há apedrejamento. Entretanto, os governos ocidentais têm ajudado aqueles que defendem o apedrejamento a ganhar o poder. Eles não ajudam a conter o avanço da política contra a mulher nos países de regime islâmico. E eles têm mantido o silêncio sobre esse e outros crimes, como o apartheid de gêneros.

É possível pensar em um mundo sem apedrejamento de mulheres?
Sim, claro! Com a campanha contra a execução de Sakineh Ashtiani [condenada por adultério], o Comitê Internacional Contra Apedrejamento conseguiu suspender o ato contra ela. Os aiatolás da República Islâmica começaram a pensar em formas alternativas de punição. Esse é o começo do fim dessa violência por outros governos islâmicos. O apedrejamento é uma vergonha para a humanidade e precisa se tornar algo do passado. A Organização das Nações Unidas deveria propor um documento que condene e proíba crimes religiosos como apedrejamento, apartheid de gêneros, circuncisão de mulheres e uso de véus.

Foi certo convidar o presidente Mahmoud Ahmadinejad para a Rio + 20?
Eu fiquei mais feliz pelo fato de a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades brasileiras não terem se encontrado com ele. Ahmadinejad vai a essas conferências para fazer de conta que tudo é normal no Irã. E que ele pode agir como um presidente de um outro país qualquer. Mesmo que a situação ambiental no Irã seja preocupante e vergonhosa -e esse era o tema central da Rio +20-, o objetivo do regime islâmico nessas visitas é completamente político.

Qual sua opinião sobre Dilma Rousseff? O Brasil deveria cortar relações com o Irã?
Estou certa de que o governo brasileiro pode cortar relações diplomáticas com o regime islâmico e dar o exemplo para outros países ocidentais. Não se pode manter relação com um regime que apedreja pessoas e mata milhares por razões políticas.

CURTO-CIRCUITO

Parte da renda do Dia da Pizza, na Piola dos Jardins, será doada para a ONG Adote um Gatinho.

Alexandre Lacava lança o livro "Pai, Você É o Cara", na Saraiva do shopping Higienópolis, às 19h.

com LÍGIA MESQUITA (interina), ELIANE TRINDADE (colaboração), ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER e OLÍVIA FLORÊNCIA

Nenhum comentário: