sábado, julho 07, 2012

DÁ-LHE NELSON - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 07/07

O espetáculo "A Falecida", de autoria de Nelson Rodrigues, estreou anteontem no teatro do Sesi, na avenida Paulista. A peça tem direção de Marco Antônio Braz e é protagonizada por Maria Luisa Mendonça. Os atores Malu Mader, Maria Flor, Marcos Damigo e Gabriela Alves estavam na plateia.

LIVRO ABERTO
O Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) prepara ação direta de inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) questionando a proibição judicial que impede biografias contrárias à vontade de figuras públicas ou de suas famílias -como a de Roberto Carlos. O outro caminho é considerado lento: esperar a tramitação de projeto de lei que derruba o veto no Congresso.

FUI
O ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que participou anteontem de mesa da Flip sobre autoritarismo, dizia a quem o parava para falar de política que a única carreira que lhe interessa agora é a de jornalista. Em 2008 e 2010, ele disputou e perdeu eleições no Rio.

PASSA O BASTÃO
O escritor Ian McEwan fez questão de ir à festa em Paraty que celebrou os 20 eleitos para a edição "Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros" da revista literária "Granta". Hoje cultuado autor inglês, ele próprio foi descoberto pela "Granta" britânica em 1983, junto com Salman Rushdie e Julian Barnes.

Na festa, foi tietado por Tatiana Salem Levy e Javier Arancibia Contreras. Havia os que, antes de falar com McEwan, viravam "a dose da coragem": uma caipirinha em dois ou três goles.

DE PRIMEIRA
Entre os 20 autores que emplacaram na "Granta", só nove foram consenso de primeira. O resto teve de ser discutido pelos jurados, entre eles os escritores Cristovão Tezza e Benjamin Moser.

FOMINHA
John Freeman, editor da "Granta" britânica, tem outra missão no Brasil. "Comida!", explica o inglês, que ainda passa por Rio e SP após Paraty. O prato que mais o marcou, até agora, foi camarão com feijão.

A GRANDE FOME
O nome de uma lanchonete em Paraty, Laricão, intrigou um grupo de francesas que buscava um canto para almoçar na Flip. Um morador se prontificou a traduzir: "The Big Weed Hunger" (a grande fome da erva). Elas riram, cochicharam entre si e decidiram entrar.

FORA DO AR
Em vez de passar o mês de julho estudando o processo do mensalão, o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende José Genoino (PT-SP), preferiu sumir do mapa. Vai passar duas semanas numa praia sem ver TV ou jornal. Ele diz que conhece cada linha do processo e que prefere relaxar antes do julgamento, em agosto. Outros advogados preferiram até sair do país.

DANCE SEM PARAR
Rob Garza, do duo americano Thievery Corporation, será um dos DJs no baile de gala da BrazilFoundation no dia 19 de setembro no Museu de História Nacional, em Nova York. Ele foi convidado pelo curador musical da festa, Michaelangelo L'aqua.

PELAS RUAS DE PARATY
O autor inglês Ian McEwan foi à festa de lançamento da edição "Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros" da revista "Granta", anteontem, na Festa Literária Internacional de Paraty. John Freeman, da "Granta" britânica, estava lá. Pela Tenda dos Autores circularam o banqueiro Pedro Moreira Salles e Rose Setubal.

CURTO-CIRCUITO

Maria Rita apresenta o show "Viva Elis" nos dias 10, 11 e 12 de agosto, no Credicard Hall. 14 anos.

Michel Melamed estreia hoje o espetáculo "Adeus à Carne ou Go To Brazil" no Sesc Santana, às 21h. 16.

A festa Gambiarra acontece amanhã no Metrópole, às 23h. 18 anos.

A Orquestra Filarmônica Bachiana faz apresentação hoje na Sala São Paulo, às 21h. Livre.

Orlando Pedroso lança hoje o livro "Vida Simples" na Livraria da Vila de Pinheiros, às 11h.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER (ENVIADA A PARATY), LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA

Nenhum comentário: