segunda-feira, julho 16, 2012

Abaixo a enrolação - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 16/07

O Ministério do Turismo publica hoje portaria que limita os pedidos de reanálise de prestação de contas dos convênios. Pela nova regra, quem receber dinheiro da pasta terá direito a apenas dois pedidos de reavaliação. A medida serve para enquadrar parceiros e entidades que empurravam indefinidamente a documentação para protelar o processo. Especialmente, aqueles que não fizeram a aplicação correta.

ABAIXO 2

Em 2011, o então ministro Pedro Novais caiu em meio a escândalo de irregularidades em convênios da pasta. O ministério tem um passivo de mil processos em análise. Espera zerar com a nova regra. Há casos de conveniados que entraram com mais de 15 pedidos de reanálise. A partir de agora, após o segundo pedido, será inscrito automaticamente no cadastro de inadimplentes e ficará proibido de receber dinheiro.

CHOVE CHUVA

Guarda-chuvas da Casa Cor SP, oferecidos a visitantes, foram vistos sendo usados por travestis e garotas de programa em frente ao Jockey, local onde acontece o evento. Patrocinadores da mostra pediram para funcionários recolherem os objetos. A Casa Cor diz "desconhecer" o episódio.

SURRUPIADO

E outro furto ocorreu dentro da Casa Cor. Um iPad sumiu do espaço BGourmet, da Brastemp. A assessoria do evento diz que foi durante festa para convidados. O local conta com seguranças.

CAMINHOS OPOSTOS

Acabou a sociedade entre Marina Mantega, filha do ministro Guido Mantega, da Fazenda, e Georgia Atalla na primeira loja da grife Balmain no Brasil. Georgia diz que saiu do negócio para tocar outros projetos. Marina será a única dona. A butique deve abrir até o fim do mês no shopping Cidade Jardim.

BAMBOLÊ

A cantora Mallu Magalhães, 19, está sendo vista com uma aliança de compromisso, de ouro, na mão esquerda. Foi presente do namorado, o músico Marcelo Camelo. Os dois moram juntos, mas ainda não se casaram oficialmente.

SPFW POR AÍ

Como não poderá ser realizada na Bienal, a edição extra da SPFW em outubro deve se espalhar pela cidade. A ideia é que os desfiles ocorram no showroom das marcas. O prédio do Ibirapuera abrigará a Bienal de SP.

PLIM-PLIM

Produção para TV, cinema, publicidade e jornalismo foi o curso mais concorrido no último vestibulinho das Etecs (escolas técnicas estaduais de São Paulo). A concorrência chegou a 19,75 candidatos por vaga. O curso começou a ser oferecido no 2º semestre de 2011.

A irmã da Nina
Caroline Abras, 24, é uma das protagonistas do longa "Augustas", de Francisco Cesar Filho, que estreia em 2013. "Sou paulista, cresci perto da rua Augusta. Faz parte da minha história", diz. A atriz está no ar em "Avenida Brasil" como Begônia, irmã da protagonista Nina. "Fiz cinco novelas e nunca senti uma resposta tão intensa e imediata do público." Sobre ser chamada de a Chloë Sevigny (atriz americana) brasileira, diz: "É uma comparação pelo físico, mas tudo bem. Adoro o trabalho dela".

PASSAPORTE

A atriz Bianca Salgueiro, que conquistou o primeiro lugar no vestibular da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 2011, enquanto fazia a novela "Fina Estampa", está passando um mês em San Diego (EUA). Ela narrará seu intercâmbio num blog antes de voltar ao Brasil, em agosto, para começar o curso de engenharia.

Não estou preocupada com os números

O programa "Encontro com Fátima Bernardes", da TV Globo, abordou o tema autismo há alguns dias. A atração exibiu depoimentos de médicos e de pais de filhos com o transtorno.

Mãe de uma criança autista, a jornalista carioca Patrícia Trindade não gostou da abordagem do debate. Ela publicou um post no blog www.napracinha.com.br e no Facebook criticando a "maneira superficial" como o tema foi tratado.

O texto teve mil compartilhamentos na rede social até a noite de sexta.

Entre outras coisas, Patrícia diz que o "Encontro" reforçou alguns estereótipos.

"Entendo a dor da Patrícia, mas um tema como autismo não se esgota em 30 minutos de um programa. Há uma certa injustiça quando ela fala que fomos superficiais", diz Fátima Bernardes à coluna, por telefone.

"A gente não tem a pretensão de fazer uma tese, de ser tão profundo a ponto de esgotar um tema. Nós jornalistas podemos voltar sempre a um assunto, senão estaríamos fritos", afirma.

Fátima pede uma segunda chance. "Nenhuma das questões que a Patrícia aponta procedem. Pediria que ela revisse o programa com um pouquinho mais de tranquilidade."

A apresentadora falou ainda da pressão nos primeiros dias, de ibope e da sua alegria com o novo desafio.

Folha - Como você analisa o programa até agora?

Fátima Bernardes - Vou esperar três meses para fazer uma avaliação. Mas continuo muito feliz de fazer esse trabalho.

Acha que as críticas à atração estão sendo muito pesadas?

Acho que elas estão sendo muito rápidas.

A baixa audiência, a questão dos números, é algo que te preocupa?

Isso não é algo que está me preocupando nem um pouco. Vamos deixar pra falar mais pra frente.

Mais que nada

O filme "Menos que Nada", de Carlos Gerbase, teve pré-estreia no shopping Frei Caneca, com a presença dos atores Rosanne Mulholland, Maria Manoella e Felipe Kannenberg, que estão no elenco. A atriz Paula Franco também foi conferir a obra.

Liga, desliga

A mostra visual "On_Off - Experiências em Live Image" teve sua oitava edição no Itaú Cultural. O VJ Nicolas Boritch e o artista Ricardo Carioba participaram.

Curto-circuito

Paulo Moreira Leite lança hoje o livro "A Mulher que Era o General da Casa", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na av. Paulista, às 18h30.

A pizzaria A Esperança do Itaim abre amanhã a mostra "A Arte de Comer Bem", com fotos de Dadá Cardoso. Em prol do instituto de Valéria Baraccat.

com LÍGIA MESQUITA (interina), ELIANE TRINDADE (colaboração), ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER e OLÍVIA FLORÊNCIA

Nenhum comentário: