segunda-feira, junho 04, 2012

Uma desaceleração estrutural - PAULO GUEDES

O GLOBO - 04/06

Após uma forte desaceleração econômica ao longo de 2011, o Brasil encerra o primeiro trimestre de 2012 com a economia praticamente estagnada. O esfriamento da economia brasileira tem sido atribuído ao aprofundamento da grande crise contemporânea. Seríamos vítimas do fenômeno da desaceleração econômica global. Estariam contribuindo para a frustração de nossas expectativas de crescimento a frágil recuperação da economia americana, o esfriamento das demais economias emergentes - novas fronteiras de crescimento da economia mundial - e, principalmente, o buraco negro da Zona do Euro.

O agravamento da crise europeia é a bola da vez. A armadilha social-democrata de baixo crescimento, com regimes previdenciários irrealistas e legislações trabalhistas anacrônicas, tornou inflexíveis os mercados de trabalho. Produzida por décadas de práticas políticas obsoletas da social-democracia europeia, a euroesclerose estilhaçou o maior mercado potencial do planeta em imensos bolsões "nacionais" de desemprego. A balcanização econômica da Europa e a insatisfação de eleitorados nacionais com a estagnação da produção e do emprego tornaram-se explícitas com a emergência do euro ao status de moeda forte.

Essa armadilha de baixo crescimento é o resultado da falta de sintonia de classes políticas nacionais com os requisitos de uma nova ordem global. Aprisionou a economia europeia, condenando-a ao crescimento medíocre e à incapacidade de gerar empregos. Crítico contumaz da globalização, que considera uma singularidade histórica anglo-saxã de consequências desastrosas para o resto do mundo, o filósofo e cientista político britânico John Gray julga irreconciliáveis as contradições entre as práticas políticas social-democratas e as práticas econômicas de livres mercados globais.

A desaceleração econômica brasileira não é apenas uma sincronização com a crise global, como efeito do buraco negro europeu. "O requisito básico para escapar do baixo desempenho econômico é o claro entendimento de que se origina de instituições deficientes, que por sua vez resultam de crenças e percepções inadequadas diante de uma nova realidade. A estrutura institucional existente é um poderoso obstáculo às necessárias mudanças, pois reage em defesa de interesses adquiridos", adverte o Prêmio Nobel de Economia Douglass North, em "Compreendendo o processo das mudanças econômicas" (2005).

Nenhum comentário: