sexta-feira, junho 01, 2012

Tudo se relaciona - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 01/06

O ministro Guido Mantega (Fazenda) foi obrigado a adiar as mudanças na diretoria do Banco do Nordeste. Na renovação, ele pretendia escalar a superintendente do BNB na Paraíba, Margarete Bezerra Cavalcanti, para a Diretoria de Negócios. Essa nomeação enfrenta forte resistência do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O Planalto preferiu não contrariar o presidente da CPI do Cachoeira e está segurando as substituições no banco.

Fortaleza: o PT bate o pé
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, não atendeu aos apelos da cúpula nacional do PT e, no domingo, em encontro municipal, vai aprovar a candidatura de Eumano Freitas à sua sucessão. Para o presidente do PT, Rui Falcão, ela garantiu que apesar disso está fechada com a reeleição de Dilma Rousseff (presidente) e de Cid Gomes (governo do Ceará) em 2014. O PT oferece a vice para o PSB. O governador Cid Gomes tem duas semanas para aceitar a vice da chapa ou lançar candidato. Se decidir pela candidatura própria suas opções são o presidente da Assembleia, Roberto Cláudio, e o secretário da Copa, Ferruccio Feitosa.

"Não podemos aceitar que diferentes sejam tratados de forma igual. Isso é que é partidarizar” — Vanessa Grazziotin, senadora (PCdoB-AM), sobre a convocação de governadores pela CPI do Cachoeira

PUXÃO DE ORELHAS! Durante anos, nas CPIs, os parlamentares que a integram têm como hábito agredir, xingar e distribuir fartos vitupérios contra os depoentes, geralmente réus e investigados, que usam ou não o direito constitucional ao silêncio. Ontem, no depoimento do senador Demóstenes Torres (GO), o senador Pedro Taques (PDT-MT), na foto, levantou-se contra esta prática, usual para aqueles que pretendem fazer pose para as câmeras de televisão contra pessoas e políticos que já estão na lona.

Código florestal
O presidente da comissão mista da MP do Código Florestal será o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS). O PMDB terá o relator, senador Luiz Henrique (SC), e para a função de relator revisor o indicado é o deputado Edinho Araújo (SP).

Milhagem
A Câmara dos Deputados só voltará a funcionar no dia 11 de junho. Até lá nada importante será votado. O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), e líderes de diversos partidos embarcam hoje para viagem oficial de dez dias à China.

Caso Cachoeira: na cadência do samba
O senador Demóstenes Torres (GO), no Conselho de Ética, na terça-feira (29), usou versos do samba "Nem é bom falar", de Ismael Silva, para se defender. "Nem tudo o que se diz se faz", disse para explicar seus diálogos com o contraventor Carlos Cachoeira. Ontem, ao final da reunião da CPI, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) lembrou outro trecho da mesma canção, que considera mais adequada ao caso de Demóstenes: "Ah, senador Demóstenes: nem é bom falar/ se a orgia se acabar."

Dois movimentos
Os petistas e os independentes querem mais tempo de preparação e defendem adiar o depoimento do governador Marconi Perillo (GO) na CPI. Mas o tucano está tentando antecipá-lo para a semana que vem. A data marcada é dia 12.

Imagem tétrica
O deputado Silvio Costa (PTB-PE) se dirigiu, ontem, de dedo em riste contra o senador Pedro Taques (PDT-MT). Na semana passada, o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) fez o mesmo com o deputado Dr. Rosinha (PT-PR).

O PRESIDENTE do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), também trabalhou para evitar a convocação do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Ciro Nogueira (PP-PI) e Gladson Cameli (PP-AC) votaram contra.

O PCdoB pediu ao PT apoio para seus candidatos às prefeituras de Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza. O PT só concordou em apoiar a candidatura da deputada estadual Angela Albino em Florianópolis.

ESQUECIDA. O Plano Brasil Maior está sendo criticado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) por ter deixado o setor agropecuário de fora. "A agropecuária emprega milhões de pessoas", alega a senadora.

Nenhum comentário: