terça-feira, junho 12, 2012

Tiro ao alvo - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 12/06


O PT tem uma nova carta na manga para emparedar o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) em seu depoimento hoje na CPI do Cachoeira. Nas conversas interceptadas pela Polícia Federal, em maio de 2011, Cachoeira afirma que Perillo agendou para ele uma reunião com Fernando Leite, ex-presidente da Caesb, empresa de saneamento do Distrito Federal, e pediu que Claudio Abreu, ex-diretor da Delta, o acompanhasse. O tucano tem dito que não tinha relações com o bicheiro.

Outro lado Questionado sobre o diálogo, Perillo diz que jamais marcou qualquer encontro para Cachoeira e que Fernando Leite não era presidente da Caesb em 19 de maio de 2011. Ele deixou o órgão em janeiro daquele ano.

Objetivo O principal intuito de Perillo no depoimento é evitar que a CPI determine a quebra de seus sigilos fiscal e bancário. Para isso, tentará justificar a venda da casa para Cachoeira, sobre a qual há várias versões conflitantes dadas por personagens envolvidos no negócio.

Não sabia Na preparação para o depoimento, Perillo foi aconselhado a citar Ulysses Guimarães para explicar por que não sabia quem assinou os cheques da venda da casa. "Depois que virei presidente da Câmara, nunca mais abri uma porta nem paguei uma conta", dizia o peemedebista.

Tchau Militantes do PPS-DF ameaçam desfiliação em massa caso a direção nacional decida deixar o governo de Agnelo Queiroz (PT), que depõe na quinta à CPI. A cúpula da sigla se reúne hoje em Brasília para avaliar recurso da seção local, que quer manter duas administrações regionais e o Procon.

Fora do jogo 1 A ministra da Secom, Helena Chagas, assinou ato declarando inidônea a Matisse, que já foi uma das três agências de publicidade da milionária conta da Presidência. Com a decisão, a Matisse fica proibida de fechar contratos com a administração direta e indireta.

Fora do jogo 2 A Matisse já tinha perdido a conta da Secom, depois de enfrentar problemas entre os sócios e brigas com o ex-ministro Franklin Martins. A decisão de declará-la inidônea foi pelo atraso no pagamento a veículos de comunicação.

Quem pisca DEM e PR devem realizar suas convenções depois do dia 24, data em que será homologada a candidatura de José Serra. As duas siglas condicionam o apoio ao ex-governador à coligação proporcional, que os tucanos querem barrar.

Truco Caso o PSDB vete a aliança para vereador, também reivindicada por PSD e PP, as duas siglas ameaçam não fechar aliança formal, o que deixaria Serra sem mais de três minutos na TV.

De volta... Vitorioso na escolha do candidato a vice do PT na chapa de Márcio Lacerda (PSB) à Prefeitura de Belo Horizonte, Fernando Pimentel agiu nos bastidores para impedir que o desafeto Patrus Ananias despontasse como nome de consenso entre os petistas nas prévias.

... para o futuro Instalando o aliado Miguel Corrêa na chapa de Lacerda, o ministro do Desenvolvimento pavimenta seu "plano B" para 2014. Caso desista de disputar o governo mineiro, trabalhará pela candidatura de Lacerda e seu grupo herdará o controle da prefeitura, que comandou por sete anos.

Viva o verde Em baixa com ambientalistas, Aldo Rebelo se dedica a uma causa verde. Palmeirense, o ministro recebeu cartolas no feriado e se comprometeu a apoiar a campanha por eleições diretas para presidente do clube. Prometeu colocar na internet uma foto sua com a camiseta das "Diretas Já".

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Se José Dirceu pediu ajuda aos universitários é porque, como Lula diz, ele está mesmo desesperado com o julgamento do mensalão."

DO DEPUTADO DUARTE NOGUEIRA (PSDB-SP), sobre o ex-ministro convocar a UNE para sair às ruas em sua defesa por um "julgamento nos autos" no STF.

contraponto

Funk do Guardanapo

Distribuindo autógrafos durante a abertura da Parada Gay, anteontem, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) explicava a quem quisesse ouvir que estava com pressa, pois tinha uma viagem programada:

-Vou a Paris, falar sobre a renda básica de cidadania!

Um dos participantes da marcha logo retrucou, brincando com o recente episódio envolvendo o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e o empresário Fernando Cavendish, dono da Delta, flagrados em vídeos e fotos fazendo a festa na capital francesa:

-Senador, cuidado com quem vai dançar por lá...

Nenhum comentário: