segunda-feira, junho 25, 2012

Redescobrimento - MARCIA PELTIER

JORNAL DO COMMÉRCIO - 25/06

A crise na Europa tem levado estrangeiros a buscar oportunidades no Brasil, especialmente os portugueses. São profissionais de alta gerência na faixa etária de 30 a 45 anos e ligados a áreas técnicas como engenharia e TI. Diretor da consultoria Hays da América Latina e Sul da Europa, Mark Bowden explica que, de cada quatro currículos que chegam à empresa, um é de Portugal. Entre engenheiros, a média tem sido de 12 contratações ao mês.

Sem revólver

O especialista em Direitos Humanos Ricardo Balestreri, ex-secretário nacional de Segurança Pública, presidirá o conselho do Observatório do Uso Legítimo da Força e Tecnologias Afins, que será criado, hoje, no Rio. Trata-se de uma organização para discutir alternativas ao uso das armas de fogo sob variados enfoques. Antes mesmo da instalação, autoridades de segurança do Canadá e dos EUA já demonstraram interesse em se reunir ao time.

Apitaço

Um novo software acoplado à balança, para impedir a venda de produtos com validade vencida, será apresentado no AutoCom 2012, a partir de amanhã, em São Paulo. É a primeira solução desenvolvida no país em respeito ao Código de Defesa do Consumidor: o programa tem um dispositivo sonoro que alerta os clientes caso o produto esteja vencido.

Quatro em um

Em visita ao Rio por causa da Rio+20, a ministra Assunção Cristas traz no cartão de visitas a preocupação de Portugal em reduzir o seu número de ministros. Ela acumula as pastas da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território. Uma de suas grandes preocupações é aumentar o número de residências em seu país que disponham de saneamento básico, atualmente na faixa dos 75%.

Feito bebê

Luciana Pittigliani será a atração de um dos episódios da série O Infiltrado, que o History Channel apresentará para toda a América Latina, a partir de setembro. No capítulo em questão, o programa mostrará a tentativa de encontrar um lar para a pequena vira-lata Baleia, achada na cracolândia de Manguinhos passando fome e traumatizada. Luciana ilustrará o modo como alguns cariocas tratam seu cãozinho de estimação, feito gente. Ela costuma passear com as cadelas maltesas Ibiza, de sete anos, e Clara, de três, dentro de um carrinho comprado em Nova York. A menor, inclusive, chupa chupeta.

Destino incerto

Apesar da insistência da produção e da meiguice da vira-lata, Luciana não topou ficar com Baleia. “Minhas cachorrinhas são muito ciumentas; Clara, tenho certeza, cairia em depressão”, conta. A equipe do History revelou que ela foi, até agora, entre políticos, artistas e socialites procurados para dar entrevista, a pessoa mais receptiva. Se ninguém quiser ficar com a cachorrinha, Baleia será enviada para a Suípa.

Curadoria britânica

O crítico de arte inglês Guy Brett está no Brasil para organizar uma exposição de art books com artistas nacionais. Ex-colunista do Times e do The Guardian, ele foi responsável por lançar nomes como Hélio Oiticica e Lygia Clark no circuito internacional. Brett passou o final de semana no Rio onde visitou a exposição da amiga Regina Vater, no Oi Futuro Flamengo. As obras dela estarão na mostra que cobrirá o período de 1960 e 1980 e abrirá, em outubro, na Pinacoteca, em São Paulo.

Nunca dantes

Griselda, que marca, hoje, a estreia da temporada lírica da OSB no Teatro Municipal, é, inexplicavelmente, a primeira ópera de Vivaldi – que escreveu 46 ou 49 óperas, os estudiosos ainda não chegaram a um acordo – encenada no Brasil. Para marcar o fato, o regente escolhido foi o italiano Marco Pace, especialista em Vivaldi, que surpreendeu os músicos da OSB nos ensaios, ao não olhar uma vez sequer para as partituras.

Coloratura brejeira

No papel principal está a mezzo-soprano Luisa Francesconi, uma bonita morena brasiliense de vasto currículo internacional que encantou o regente com seu talento. Segundo Pace, essa ópera é dificílima e raramente é montada na Itália.

Livre Acesso

O artista plástico Amador Perez, participa da exposição na Somerset House, em Londres, com curadoria de Rafael Cardoso, From the Margin to the Edge: Brazilian Art and Design in the 21st Century, um dos eventos que divulgam a produção cultural brasileira contemporânea nas Olimpíadas de 2012.

Os recém-casados Carmelo Furci, presidente do Conselho de Administração da Generali Brasil Seguros, e a empresária do ramo imobiliário Simone Stockler acabam de retornar da lua de mel em Veneza, na Itália. O casal oficializou recentemente a união em cerimônia apenas para amigos íntimos e familiares, no Rio.

A presidente da ABF-Rio, Fátima Rocha recebe, amanhã, o Prêmio Exemplo de Empreendedorismo 2012, na categoria franchising, concedido pela Facerj.

Para comemorar os 30 anos do centro oftalmológico, o Hospital São Vicente de Paulo promove a palestra Saúde dos seus olhos, ministrada pelo oftalmologista Flávio Rezende amanhã, das 9h às 12h, e destinada à população acima de 60 anos.

Jorge de Sá, da Galeria Riso, expande a arte de Romero Britto para as comunidades cariocas. Na sexta-feira ele irá ao Ciep Augusto Pinheiro de Carvalho, em Marechal Hermes, para apresentar toda a obra e a trajetória de Romero, através de vídeos e gravuras. Os alunos estão aprendendo sobre a arte do Nordeste.

O estilista Gustavo Vasques, que tem loja no Flamengo, aderiu ao grupo de empresários do Polo Rio Carioca, iniciativa com o objetivo de fortalecer e promover a gastronomia, a cultura e o comércio na cidade. Entre os bairros contemplados pelo projeto estão o Flamengo, Glória, Catete e Laranjeiras.

O restaurante Gabbiano, na Barra da Tijuca, realiza um jantar harmonizado amanhã, às 20h, com menu português preparado pelo chef Romano Fontanive.

Nenhum comentário: