domingo, junho 17, 2012

PT dividido - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 17/06

Os petistas estão batendo cabeça na CPI. A convocação do empresário Fernando Cavendish (Delta), rejeitada pela CPI com os votos petistas, rachou o partido. Os dois senadores titulares, Humberto Costa (PE) e José Pimentel (CE), eram a favor da proposta da oposição: deixar Cavendish convocado sem marcar a data para ouvi-lo. Mas os deputados titulares, Odair Cunha (MG), Paulo Teixeira (SP) e Cândido Vaccarezza (SP), impuseram que todos votassem unidos contra a convocação.

Quem é o homem de Cachoeira?
Essa não é a única divergência entre os senadores e os deputados petistas na CPI. Os senadores estão convencidos que o principal operador político do contraventor Carlos Cachoeira era o senador Demóstenes Torres (GO). Eles consideram rançosa e equivocada a postura dos três deputados que querem, a todo custo, tentar incriminar o governador tucano Marconi Perillo (GO). Esses petistas avaliam que a CPI, por razões políticas menores, colocou no pelourinho dois governadores, deixando Cachoeira e sua organização criminosa à vontade. Para os senadores petistas, é preciso parar o show e dar início à investigação.

Recebi uma pesquisa na qual 68% dos meus eleitores pedem que eu continue batendo e aumente a pancadaria contra os políticos envolvidos com corrupção” — Fernando Francischini, deputado federal (PSDB-PR) e integrante da CPI do Caso Cachoeira

DEPOIS DA FESTA. Os governadores já estão brigando pelo rateio dos R$ 20 bilhões prometidos pelo governo Dilma. O Nordeste defende que seja estabelecido o mesmo critério do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que leva em conta regiões menos desenvolvidas, renda, população e distribuição do ICMS. O governador Jaques Wagner (BA), na foto, quer que seja dada também preferência aos administradores que, como ele, estão com as contas em dia e equilibradas.

Vem aí a Provinha

O MEC lançará programa de apoio a estados e municípios para garantir que crianças de até 8 anos leiam, escrevam, interpretem e façam as quatro operações. A dúvida é como avaliá-las. Uma das ideias é submetêlas a uma prova.

Referência 
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) lançará plano de segurança pública para os estados. Ele acertou com o governador Teotônio Vilela (PSDB) que o piloto será em Alagoas. Em Maceió há 126 homicídios por cem mil habitantes.

Rendas aos chefes de Estado
A presidente Dilma telefonou para Renata, mulher do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), delegando a ela a escolha do presente do governo brasileiro aos chefes de governo e de Estado que comparecerão à Conferência Rio+20. Renata escolheu kits de toalhas de mesa de renda Renascença, feitos nas cidades de Poção e Pesqueira, no agreste pernambucano. O presente agradou a Dilma. Campos faz beicinho, fingindo ciúmes com a proximidade das duas.

Desilusão
Inconformado com a decisão do PSDB baiano de apoiar a candidatura de ACM Neto (DEM) à prefeitura de Salvador, o deputado Antonio Imbassahy está conversando com aliados do prefeito Gilberto Kassab (SP) para se filiar ao PSD.

Sem apelo
O deputado Lelo Coimbra, lançado pelo PMDB a prefeito de Vitória (ES), após desistência do ex-governador Paulo Hartung, não empolga. A vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB), apoia o tucano Luiz Paulo Veloso Lucas.

O PRESIDENTE da Câmara, Marco Maia (PT-RS), comunicou aos líderes que pretende votar antes do recesso o relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) sobre a redistribuição dos royalties do petróleo.

IRRITADA 
com o número de vezes que os líderes dos partidos pedem a palavra na CPI do Cachoeira, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu que sejam limitadas as intervenções dos tagarelas.

A BANCADA 
do DEM na Câmara vai fazer uma campanha pela aprovação urgente da PEC dos 75 anos. O objetivo é garantir a permanência no STF dos ministros Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso. Atualmente os juízes se aposentam compulsoriamente aos 70 anos.

Nenhum comentário: