quinta-feira, junho 21, 2012

Políticos fora - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 21/06


O Ministério da Fazenda derrubou ontem as nomeações políticas no Banco do Nordeste. O presidente Jurandir Santiago renunciou e os diretores Isidro Siqueira e José Alencar foram exonerados. O diretor de Negócios, Paulo Ferraro, vai comandar o banco até a escolha do novo presidente. O diretor Gama Lyra vai para a diretoria de Gestão. Nelson de Souza vai assumir a área Administrativa e Manoel dos Santos, a de Controle e Risco. Os líderes aliados decidiram engolir em seco.

Governadores do Nordeste negociam
Os governadores do Nordeste entregaram um documento com sete reivindicações para a presidente Dilma. Os principais pleitos: "manter os benefícios fiscais existentes até que seja aprovada reforma tributária"; "incentivos com alíquotas reduzidas do IPI, IR, PIS e Cofins para empresas que se instalarem na região"; "preservar no Fundo de Participação dos Estados a reserva de 85% para os menos desenvolvidos"; "adotar o IPCA mais 2% ao ano como indexador da dívida dos estados"; "reduzir as alíquotas interestaduais para 0%"; e "distribuição dos royalties do petróleo, do pré-sal, para todos os entes federados, e não restrito aos estados e municípios produtores".

"Sabe qual a soma de Maluf com Haddad? Maldad” — deputado paulista petista, fazendo piada (no anonimato) da aliança costurada pelo ex-presidente Lula

SEM CORTES. O relator da CPI do caso Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), fez um bate-volta ontem até Goiânia. Foi pessoalmente até a 11+ Vara da Justiça Federal colocar as mãos em todos os áudios das operações Vegas e Monte Carlo. O material é o bruto das gravações feitas pela Polícia Federal, inclusive dos personagens com foro privilegiado. Foi de carro, só com o motorista, e trouxe as mídias na bagagem.

Frios
Na tradicional festa junina do ministro José Jorge (TCU), ontem em Brasília, o ex-ministro Nelson Jobim e o ministro Gilmar Mendes (STF) ficaram a poucos metros um do outro. Jobim foi quem organizou encontro com Lula, depois abominado por Mendes. Mantiveram distância regulamentar.

Faca no pescoço
As associações e sindicatos da advocacia pública federal realizam hoje assembleias nos estados. Eles podem parar e dizem que isso levará ao atraso da solução de pendências judiciais envolvendo obras da Copa, das Olimpíadas e do PAC.

Fora mesmo
O prefeito de Recife, João da Costa (PT), pode ter ganho liminar na Justiça para concorrer à reeleição. Mas não vai levar. Um cacique nacional petista disse que o partido não aceita a “judicialização de processo interno” e que a decisão judicial não será cumprida. Na próxima segunda, o diretório do partido analisa pedido de recurso de João da Costa, mas, segundo estimativas de seus adversários, ele perde por 60% dos votos. A demora em superar o impasse prejudica a candidatura do senador Humberto Costa (PT). 

Índio quer apito
Descendente de índios, o senador Wellington Dias (PT-PI) fez uma visita à aldeia Kari-oca na Rio+20. Lá assinou declaração que será entregue aos dirigentes mundiais e defendeu que está na hora de a Funai ter um presidente indígena.

Moeda de troca
O PP nacional está irritado com a substituição de Leodgard Tiscoski na Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades. O cargo foi para Oswaldo Garcia em troca do apoio do deputado Paulo Maluf ao PT na eleição em São Paulo.

REAÇÃO do presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), ao aperto de mão entre o deputado Paulo Maluf (PP-SP) e o ex-presidente Lula: "Em política ninguém é paulista impunemente".

ELEGÂNCIA. Crítica da política ambiental do governo Dilma, a ex-ministra Marina Silva não tinha credencial para a abertura da Rio+20. A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) soube e mandou credenciá-la para que Marina pudesse assistir à cerimônia.

O MINISTRO José Múcio (TCU) comenta o fato de estar na lista do deputado João Carlos Bacelar (PR-BA): "Não recebi nenhum presente do Bacelar".

Nenhum comentário: