terça-feira, junho 12, 2012

Plano de voo - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 12/06

A agressividade ou não dos petistas é que vai dar o tom do depoimento do governador Marconi Perillo (PSDB-GO) hoje na CPI do Caso Cachoeira. O tucano não vai tomar a iniciativa de provocar um confronto direto com o PT ou com o PMDB de Goiás. Perillo quer explicar todos os fatos que o envolvem e acredita que a gana petista será temperada pelo depoimento do governador Agnelo Queiroz (DF) que vai acontecer no dia seguinte. Sua ideia inicial é não hostilizar sequer o ex-presidente Lula. Mas se este cenário não se firmar, e passar a ser metralhado pelo PT e pelos "independentes", caberá ao senador Alvaro Dias (PSDB-PR) abrir fogo.

Retrato ruim da segurança
O alto número de homicídios não resolvidos no país levou Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Justiça e Ministério Público Federal a fazer estudo esmiuçando os motivos. Foram traçadas as dificuldades das polícias técnica e científica. Conclusões que serão anunciadas amanhã pelos três órgãos: no Amazonas, há apenas dois computadores para 24 peritos. No Paraná, por exemplo, há só 172 peritos em atividade. No Mato Grosso, o déficit de provimento nos cargos chega a 50%. Os dados estão no relatório "Meta 2: a impunidade como alvo". A partir desse estudo, o governo pretende lançar políticas públicas que amenizem o problema.

"Já fiz o diagnóstico da injustiça e o tratamento é estancar esta sangria” — Eduardo Braga, líder do governo no Senado (PMDB-AM), ao informar em reunião que excluiria tudo o que trata de médicos e veterinários na MP 568

BARBEIRAGEM NO PLANEJAMENTO. A MP-568, que reajusta remunerações de diversas categorias do funcionalismo público federal, mas acaba aumentando em 20 horas a carga de trabalho e reduzindo em até 50% os vencimentos dos médicos, foi enviada ao Senado sem que o Ministério do Planejamento percebesse o problema. Segundo um interlocutor do Planalto, foi "barbeiragem" e "erro de cálculo" que agora terão que ser resolvidos pelos senadores da base.

Força
O Comitê Olímpico Brasileiro está à caça dos nossos mais renomados atletas, muitos deles em treinamento no exterior, para irem ao Planalto sexta-feira receber da presidente Dilma aperto de mão pelo êxito nas Olimpíadas de Londres.

Social
A empresa contratada pelo governo para fazer a montagem da decoração da solenidade de abertura da Conferência Rio+20 empregou com carteira assinada 30 refugiados do Haiti que vieram para o Brasil após terremoto.

Militância do contracheque
Um novo tipo de militante está surgindo no PT. É a "militância do contracheque". Ela apareceu na disputa interna dos petistas de João Pessoa (PB), domingo. Os aliados do candidato do PT à prefeitura, deputado estadual Rodrigo Soares, que foi o escolhido, tratavam assim o grupo do deputado federal Luiz Couto, que defendia a candidata do PSB, Estelizabel Bezerra. Governo e prefeitura são administrados pelos socialistas.

Vetado
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), derrotou em convenção tentativa do prefeito Luciano Agra de disputar a reeleição. Coutinho agiu porque estava irritado com a "forma individual" de Agra governar.

Sem choro
A presidente Dilma não dará ouvidos ao Senado e trocará o IGP-DI pela Selic como indexador das dívidas dos estados. Vai ceder e alongar de dez para 20 anos o prazo de pagamento. Também não aceita redução do índice.

VOLTA À ATIVA. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) volta a presidir hoje a CPI. Pesou pedido de colegas para que não deixasse o depoimento do governador Marconi Perillo (PSDB-GO) nas mãos do PT.

ORIGEM. O relator da MP do Código Florestal, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), avalia que, com tantas emendas, a saída será voltar ao texto original.

SEM COMBINAÇÃO. O pito público da presidente Dilma no ministro Mendes Ribeiro (Agricultura), que o desautorizou a negociar o Código Florestal, só ocorreu porque ele não combinou nada de antemão.

Nenhum comentário: