segunda-feira, junho 04, 2012

"O resto é propaganda" - CARTA AO LEITOR - REVISTA VEJA

REVISTA VEJA


Mais uma vez, na semana passada, VEJA entregou aos seus leitores uma reportagem de enorme repercussão na vida política brasilei­ra. Os jornalistas Rodri­go Rangel e Otávio Ca­bral revelaram um en­contro ocorrido em 26 de abril em que o ex-presidente Lula e Gilmar Mendes, minis­tro do Supremo Tribu­nal Federal (STF), tra­varam um diálogo que teria sido melhor para o Brasil e suas instituições que nunca tivesse ocorrido. Mas ocorreu. E, como se sabe, os fatos são tei­mosos e cedo ou tarde emergem com toda a força de sua depuradora crueza.

O encontro entre Lula e Gilmar se deu no escritório de Nelson Jobim, ex-presiden­te do STF e ex-ministro da Justiça, em Bra­sília. Amigo de ambos, Jobim tentou des­vencilhar-se do episódio, mas acabou con­firmando a reunião e tergiversando sobre o teor do diálogo. Foi graças à coragem e franqueza do ministro Gilmar Mendes que VEJA conseguiu reconstituir a parte mais importante da conversa. Lula disse a Gil­mar que achava "inconveniente julgar o processo do mensalão" neste ano, o que foi ampla e corretamente interpretado como ingerência indevida do maior representante do partido do governo no funcionamento de um poder independente, o Judiciário. Lula e o PT têm interesse no adiamento do julgamento do mensalão para evitar que a eventual condenação dos réus petistas in­flua negativamente no desempenho da le­genda nas eleições municipais de outubro próximo. Em entrevista ao site Consultor Jurídico, o ministro Celso de Mello, deca­no do STF, foi direto ao coração do proble­ma: "Se ainda fosse presidente da Repúbli­ca, esse comportamento seria passível de impeachment por configurar infração polí­tico-administrativa, em que um chefe de poder tenta interferir em outro".

VEJA mais uma vez cumpriu o papel que se espera da imprensa livre, responsável e independente, um papel que até Lula, nos seus momentos de lucidez na Presidência, costumava reconhecer, repetindo a frase "notícia é aquilo que a gente não quer que seja publicado. O resto é propaganda".

Nenhum comentário: