sexta-feira, junho 15, 2012

O operador - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 15/06

Um deputado do Rio, Filipe Pereira (PSC), liderou ontem a ação para impedir que a CPI aprovasse o depoimento do empresário Fernando Cavendish (Delta). Ele procurou cada um dos membros da base do governo. Irritado, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) aprovou requerimento para saber quem voltou por Paris, de viagem à África, para se reunir com Cavendish. O PT, que resolveu testar a fidelidade dos aliados, contribuiu para o seu êxito.

O PT, o PSDB e Luiz Antônio Pagot
Foram os petistas, na CPI, que turbinaram o ex-secretário-executivo do Dnit Luiz Antônio Pagot. O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) fez uma graça e propôs a convocação do ex-governador José Serra (SP). Pagot declarou ter arrecadado para a campanha do tucano. Os tucanos reagiram e propuseram a convocação e um pedido de informações para a presidente Dilma. Pagot também disse que arrecadou para a campanha da petista. A provocação petista teve resposta à altura dos tucanos. A convocação de Pagot foi rejeitada, mas na próxima semana ele deve prestar depoimento em reunião paralela que está sendo organizada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Vem aí a CPI do B.

"O importante não é investigar, mas fazer discurso político” — Odair Cunha, deputado (PT-MG) e relator da CPI, reclamando
do excesso de discursos dos líderes

EXCLUÍDO. O assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, reuniu-se ontem de manhã com a presidente Dilma para tratar das reuniões bilaterais durante a Rio+20. Há 57 pedidos e o Brasil decidiu que fará oito bilaterais. As prioridades são os parceiros estratégicos. Estão acertados encontros com França e Turquia. O polêmico presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, está fora da lista do Itamaraty.

Descontração
Miro Teixeira (PDT-RJ) deixou ontem o restaurante do Senado com um guardanapo na cintura. Rubens Bueno (PPS-PR) gritou por um fotógrafo. Miro reagiu: "O meu guardanapo está no lugar, na cintura, não está amarrado na cabeça.

À queima-Roupa
Desabafo de Pedro Simon (PMDB-RS): "Você foi vetado para líder; foi vetado para relator da CPI; na hora de impedir a vinda do Pagot e do Cavendish, você é escalado." Cândido Vacarezza (PT-SP) ouviu as diatribes e fez cara de paisagem.

Medidas provisórias e líderes rebeldes
Começa a ganhar corpo na base do governo um forte inconformismo com o tratamento que o governo Dilma dá às medidas provisórias. Esses líderes discordam das MPs "Frankenstein", em que vários assuntos e temas são agregados pelos relatores a pedido do Planalto. Os líderes do PDT, André Figueiredo (CE), e do PR, Lincoln Portela (MG), foram os primeiros a comunicar ao líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que a MP 599 será a última a ser aprovada assim.

Olimpíadas
Atletas que vão aos Jogos de Londres serão recebidos hoje pela presidente Dilma. Presentes: a velocista Rosângela Santos, a judoca Sarah Menezes e a ginasta Adrian Gomes. O país levará 233 esportistas, e 78 deles recebem Bolsa-Atleta.

Irritadiça
Um artigo do ex-ministro Pedro Malan, sobre as tarefas do governo, gerou resposta, terça-feira, da presidente Dilma: "Tem várias pessoas que deram para me dar conselho, que não são responsáveis por nenhum investimento".

A MINISTRA Miriam Belchior (Planejamento) desmente o presidente do Sindifisco, Pedro Delarue. Ela relata que recebeu a entidade para tratar de salários em 28 de março, 12 de abril e 11 de maio.

OS GOVERNADORES que hoje são recebidos pela presidente Dilma reclamam da paralisação das obras federais no Nordeste e não param de comparar a gestão Dilma com a de Lula, época em que a região crescia o dobro da média nacional.

AS QUEIXAS motivaram a decisão da Fazenda de capitalizar o Banco do Nordeste em R$ 4 bilhões.

Nenhum comentário: