segunda-feira, junho 18, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 18/06


Nova farmacêutica planeja remédios contra câncer e doenças autoimunes

A Bionovis, nova joint venture formada por Aché, EMS, Hypermarcas e União Química, prepara o lançamento de remédios para câncer e doenças autoimunes.

A farmacêutica guarda sigilo dos medicamentos que colocará no mercado, mas a coluna apurou que entre os primeiros projetos está a molécula Rituximab, produto conhecido como Mabthera, indicado para câncer.

Outro plano é a fabricação de Etanercept, ou Enbrel, para autoimunes.

"Esses são produtos que certamente estarão no nosso portfólio", afirma Odnir Finotti, presidente da Bionovis.

A molécula Infliximab, do produto Remicade, também para autoimunes, deve entrar em produção na sequência.

Ainda contra câncer, a Trastuzumab, ou Herceptin, está no planejamento estratégico da nova companhia.

Além desses quatro produtos, outros três remédios serão desenvolvidos.

"Índia, China e Coreia do Sul já têm. Isso vai fortalecer a indústria nacional. Esses são produtos que hoje pesam na balança comercial do setor no Brasil", diz Finotti, que voltou de uma viagem pelo Oriente para visitar fábricas.

A empresa foi criada para produzir remédios biotecnológicos, fabricados a partir de células vivas, mercado ainda pouco explorado por empresas brasileiras.

A companhia deve começar com a produção de biossimilares, baseados em medicamentos já existentes, de patentes expiradas.

Haverá também investimento em novos remédios desenvolvidos do zero.

Repatriação

Para criar um instituto de biotecnologia farmacêutica, a Bionovis quer investir em mão de obra qualificada e trazer profissionais do exterior.

"Já começamos a buscar profissionais estrangeiros e brasileiros que estejam dispostos a voltar para atuar nesse processo de inovação. O Brasil precisa dominar essa tecnologia", afirma Odnir Finotti, presidente da nova companhia.

O escritório da empresa será aberto em julho, em Alphaville. A localização da fábrica ainda está em estudos. São Paulo, Rio e Santa Catarina são algumas opções.

"Os governadores que já leram sobre esses projetos demonstraram interesse."

Inovação... A linha de financiamento lançada em julho de 2011 pelo BDMG (banco de desenvolvimento de Minas) teve desembolso de R$ 21 milhões em 28 projetos.

...mineira Entre eles, a criação de teclados para pessoas com deficiência. Os juros são de 8% ao ano.

Filho de... O Inmetro fará certificação do pirarucu. Para obter o selo, o peixe do Amazonas será avaliado desde a produção à comercialização.

...peixe O anúncio da certificação será feito na Rio+20.

Levantamento de peso

O grupo Bio Ritmo investirá cerca de R$ 80 milhões na expansão da marca Smart Fit até o fim deste ano.

Serão 40 unidades, sendo 32 no Brasil e oito no México, onde a companhia iniciou operação em janeiro.

"Estamos ajustando o modelo, pois o sistema bancário deles é menos desenvolvido, o que muda a forma de pagamento da mensalidade, com dinheiro vivo e em menor quantidade", diz o presidente do grupo, Edgard Corona.

No Brasil, a expansão será concentrada em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Cada unidade, cujo tamanho médio é de mil metros quadrados, deve ter cerca de 2.000 alunos. A Bio Ritmo, por sua vez, terá duas novas academias em São Paulo.

A diferença entre as marcas é que a Smart Fit oferece apenas musculação e ginástica. "Com a Smart Fit temos menos margem, mas maior volume de alunos."

Nenhum comentário: