sábado, junho 23, 2012

Mão de vaca - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 23/06

Hillary Clinton, francamente, viajou dos EUA até o Rio para ficar umas poucas horas e só anunciar US$ 20 milhões para ajudar projetos de energia renovável na África.
A intenção é boa, mas o dinheiro, ridículo.

Veja só.
Segunda, por exemplo, a África do Sul, país rico para padrões africanos, mas muito pobre se comparado aos EUA, anunciou um empréstimo de US$ 2 bi ao FMI para socorrer a Europa.

Fator Patriota
Dilma tem dito em público que a Rio+20 foi positiva. Mas há gente no governo desapontada com Antônio Patriota, que, como representante do país-anfitrião, deveria ter sido mais firme na defesa de avanços.
É. Pode ser.

Democracia é melhor
A área de segurança da Petro-bras recomendou ontem aos funcionários que cancelem as viagens ao Paraguai estes dias.
A estatal tem uma rede de postos, uma distribuidora de gás e é a única fornecedora de combustível para aviões naquele país.

No mais
O impeachment relâmpago de Fernando Lugo parece que foi feito dentro da lei paraguaia.
Mas nenhum democrata, mesmo com a pior das impressões de Lugo, pode achar normal este rito sumário num tema tão relevante. Não, não é democrático.

Crimes em Londres
A editora Arqueiro vai lançar no Brasil “Missão Jogos Olímpicos”, continuação de “Private”, de James Patterson, o autor americano de suspense que já vendeu 260 milhões de exemplares.
Sai em julho, na carona dos Jogos de Londres, tema da trama.

ESTE SAÍRA
-pintor (Tangara fastuosa), ou pintor-verdadeiro, parece até posar, em seu almoço, para a lente do nosso correspondente no Jardim Botânico, Laizer Fishenfeld. O penoso faz aqui uma aparição rara, pois é nativo do Nordeste. Que Deus o proteja, conserve o querido Laizer e a nós não desampare jamais

Eu bebo sim
Na tarde de quinta, no Parque dos Atletas, a ministra Izabella Teixeira sugeriu aos presentes, entre eles o ator americano Edward Norton, que tomassem muitas... caipirinhas. Para reforçar, disse se tratar de “produto da biodiversidade brasileira”, e, fora do microfone, entregou-se:
— Só ontem, tomei quatro.

Ila-ilarie, o, o, o!
A primeira-dama de El Salvador, a brasileira Vanda Pigna-to, teve dois encontros fora da agenda oficial da Rio+20.
Um com... Angélica, outro com... Xuxa.

Naouri é local
Jean-Charles Naouri, o chefão do francês Casino que ontem desbancou Abílio Diniz do controle do grupo Pão de Açúcar, volta ao Brasil dia 28 agora para uma reunião de rotina do conselho da rede supermercadista.

Cena carioca
Nestes dias de Rio+20, dois mineiros papeavam num vagão do metrô, quarta, sobre a programação noturna que fariam.
Até que um sugeriu: “Vamos para a Lapa?” E o outro: “Isso é o maior programa de índio.” Só que, no mesmo vagão, viajavam três índios. Houve troca de olhares e mal estar. Há testemunhas.

Índio querchope...
Aliás, o Jobi virou ponto de encontro de índios nesta Rio+20. Vários bebiam chope ali quinta.

Alta médica
João Carlos Martins, o maestro que outro dia operou o cérebro com o neurocirurgião Paulo Nie-meyer, já rege, hoje à noite, no Municipal do Rio, totalmente recuperado, a sua Filarmônica Ba-chiana Sesi-SP, num concerto pelos 30 anos da Dell’Arte no Brasil.

Sobrou para cá
De um parrudo na porta do Gero, o restaurante de bacanas em Ipanema, ontem, para um morador que reclamava do amontoado de carros de seguranças mal parados, dificultando a passagem, enquanto o rei e a rainha da Suécia almoçavam lá dentro:
— Liga pro GLOBO!

Rio+saliência

Ontem, para celebrar o fim da Rio+20, rolou uma festa no restaurante Espírito Santa, em Santa Teresa, chamada... “Cópula dos Povos”, com DJs estrangeiros que vieram para a conferência.
Uma espécie, digamos, de saliência sustentável.

Nenhum comentário: