segunda-feira, junho 04, 2012

Luz do Sol - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 04/06

Os fabricantes de protetores solares serão proibidos de dizer nas embalagens que seus produtos garantem 100% de proteção à pele. E serão obrigados a orientar o consumidor sobre a necessidade de reaplicação, ainda que o protetor seja resistente à água. A regra será baixada hoje pela Anvisa, agência que regula o setor. O prazo de adequação é de dois anos.

FUNDO DO MAR
Os rótulos dos produtos poderão usar as expressões "resistente à água", "muito resistente à água", "resistente à água e ao suor" ou "resistente à água e à transpiração". Mas desde que comprovem a característica em testes com metodologia estabelecida pela agência.

SEGUNDA PELE
As novas regras da Anvisa determinam também que o valor mínimo do FPS (Fator de Proteção Solar) do produto aumentará de 2 para 6. O índice indica a efetividade do filtro na proteção contra os raios UVB.

TEM MAIS?
Em conversa recente com Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, do Rio, quis saber se o governo federal promoveria ainda mais trocas na Petrobras. E se as futuras escolhas para cargos de comando recairiam sobre mulheres. A presidente respondeu que ainda não saberia responder -mas que eventuais substitutos deveriam sair preferencialmente dos quadros da Petrobras.

PERTO DO FIM
Já a presidente da estatal, Graça Foster, disse em reuniões internas na semana passada que está satisfeita com as mudanças já feitas na petrolífera, que atingiram diretorias e gerências.

HORA DAS COMPRAS
O comércio varejista da região metropolitana de SP arrecadou R$ 13,5 bilhões em março. O faturamento do setor cresceu 5,6% em relação ao mesmo mês de 2011, segundo pesquisa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e da e-Bit. A área que apresentou maior aumento foi a de comércio eletrônico (23,3%).

Mais acordes
Tulipa Ruiz se prepara para lançar seu segundo álbum, "Tudo Tanto". "Esse disco tem mais elementos que o anterior. O amadurecimento é consequência do fazer música", diz. O primeiro show do novo trabalho será em Salvador, em 30 de agosto. Nos dias 7 e 8 de setembro, ela toca em SP.

E já na próxima sexta, 8, a cantora se apresenta no festival de Salisbury, na Inglaterra. "É sempre bom sair do país para ver o quanto a música transcende", afirma.

OLHA EU AQUI
O humorista Rafinha Bastos vai receber a apresentadora Marília Gabriela e o lutador Rodrigo Minotauro na pré-estreia de sua nova série, "A Vida de Rafinha Bastos", do FX. Ele fará a apresentação do programa via internet, no dia 14, em um estúdio que imitará sua casa.

VETO AO VETO
A Ancine (Agência Nacional do Cinema) aprovou instrução normativa para a nova lei da TV paga. Ela diz que as programadoras brasileiras não podem "impor condições [...] que deliberadamente venham a prejudicar ou inibir a competição". A medida tenta evitar que empresas tradicionais, ao negociarem a exibição de seus canais com operadoras, tentem impor a elas a sua exclusividade, vetando concorrentes.

DATA MARCADA
Operadoras como Sky e Net precisam se adequar à lei das cotas nacionais em seus pacotes a partir desta semana. O presidente da Ancine, Manoel Rangel, falará sobre o tema hoje, no Fórum Brasil de Televisão, em SP.

FICHA LIMPA
A campanha "Não Aceito Corrupção", do movimento Ministério Público Democrático, foi lançada na sede da O2 Filmes. Quico Meirelles, filho de Fernando Meirelles, assina os filmes institucionais. O procurador-geral de SP, Márcio Elias Rosa, a procuradora Jaqueline Martinelli, a atriz Sophie Charlotte e a juíza Fernanda Afonso estavam no coquetel.

CORES
Paulo Pasta inaugurou a mostra "O Fim da Metade É o Começo do Meio", na galeria Millan. Os artistas Caio Reisewitz e Marina Saleme estiveram no vernissage.

Curto-circuito
O Instituto Tomie Ohtake e a EDP anunciam hoje os vencedores do Prêmio EDP nas Artes às 20h, em Pinheiros. Livre.

O documentário "Eu vos Declaro..." tem pré-estreia hoje, às 19h30, na galeria Olido. 16 anos.

A Cartier recebe hoje convidados no hotel Hyatt para o jantar de abertura do "Women's Forum for the Economy & Society", às 20h, no Itaim Bibi.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA

Nenhum comentário: