segunda-feira, junho 04, 2012

Lula, sem moderação - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 04/06


Após a turbulência gerada pela ausência da senadora Marta Suplicy no lançamento da campanha de Fernando Haddad à prefeitura paulistana, petistas calculam que Lula terá de trabalhar em dobro para fazer seu candidato se tornar conhecido na cidade. O raciocínio é que o cenário sem Marta exigirá a presença constante do ex-presidente em agendas na periferia, reduto do partido, mas cujo eleitorado é ligado à senadora. Nessas áreas, avaliam, só a popularidade de Lula poderia aplacar a falta de engajamento da ex-prefeita.

"O Lula vai ter que ir até em lançamento de chapa de vereador", diz um petista com base na periferia.

Injeção de ânimo Lula irá hoje à UBS do Rudge Ramos, em São Bernardo. Ainda se queixando dos efeitos da quimioterapia contra o câncer, mas disposto a reforçar a imunidade para a campanha de Haddad, o ex-presidente vai tomar vacina antigripe.

Cadeiras Presidente do DEM, José Agripino discutirá com Geraldo Alckmin opções para seu partido, caso a a vice na chapa de José Serra fique com PSD, PV ou PSDB. Os "demos" pleiteiam a Secretaria de Desenvolvimento, a maior no organograma do governo paulista.

Fico Um dos nomes para vice de Serra em caso de chapa puro-sangue, o secretário Bruno Covas (Meio Ambiente) não se desincompatibilizará da pasta, o que o impedirá de disputar a eleição.

Controle... Vice-líder nas pesquisas à prefeitura paulistana, Celso Russomanno (PRB) deixará as telas da TV Record dia 23, quando deve ser anunciado candidato.

...remoto Seu programa "Patrulha do Consumidor", entretanto, temido pelo PSDB pelas críticas ao metrô, continuará no ar até a eleição. O apresentador será Jorge Wilson de Mattos, hoje diretor do Procon na administração petista de Guarulhos.

Querência Apeado do Dnit durante a "faxina" no Ministério dos Transportes, Hideraldo Caron toma posse hoje como secretário extraordinário do governo do Rio Grande do Sul em Brasília.

Munição Entidades ligadas às polícias federal, civil e militar lançarão durante a conferência Rio+20 uma frente para reivindicar mais equipamentos e orçamento em operações de grande porte.

Muita calma Na mira da CPI do Cachoeira, os governadores Agnelo Queiroz (PT-DF) e Marconi Perillo (PSDB-GO) contrataram serviço de media training. Querem se preparar para os depoimentos à comissão, onde serão interrogados por deputados e senadores sobre as ligações com o grupo do empresário.

Fatos... Em conversas com amigos, José Dirceu dá sonoras gargalhadas ao comentar a versão que circula no STF, segundo a qual estaria em desespero com o julgamento do mensalão.

...e versões Nas mesmas rodas, o ex-chefe da Casa Civil tem defendido celeridade no julgamento. Para ele, esta seria a prova de que o diálogo entre Lula e Gilmar Mendes teve termos bem distintos dos relatados pelo ex-presidente do Supremo.

Aperto A Confederação Nacional de Municípios preparou um estudo no qual defende que a nova desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciada pelo governo provocará impacto no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) deste ano, a exemplo do que ocorreu com o caixa das prefeituras em 2008.

Tiroteio

O Lula já não se importa mais com a opinião pública nem com o Supremo Tribunal Federal porque, definitivamente, acredita que é ele quem escreve a história do Brasil.

DO PRESIDENTE DO PSDB, SÉRGIO GUERRA (PE), sobre as declarações do ex-presidente em defesa da ex-ministra Erenice Guerra (Casa Civil), afastada em 2010 do cargo por acusação de que seu filho fazia lobby no governo.

Contraponto

MC tucano

Durante reunião do cerimonial do Bandeirantes, uma funcionária reclamou dos entraves políticos na definição sobre quem deve ou não discursar em eventos oficiais.

-Fiquei no meio de um tiroteio dias atrás. Um prefeito não queria a fala de um deputado adversário, que ameaçou fazer escândalo se não tivesse a palavra.

O secretário Sidney Beraldo (Casa Civil) interveio:

-Você é felizarda. E pelo visto resolveu brilhantemente a situação. Eu passo por isso quase todos os dias. Mas nem sempre sou compreendido...

Nenhum comentário: