domingo, junho 03, 2012

Força estranha - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 03/06

Especialista em legislação eleitoral, o ministro José Antonio Dias Toffoli (STF) pediu vista há 40 dias do processo em que o PSD reivindica, no TSE, direito a recursos do Fundo Partidário. O partido calcula que, se vencer a causa, terá perdido R$ 4 milhões com a demora. Sem essa questão decidida, o PSD também está fragilizado nas negociações para a composição de chapas e alianças nas eleições municipais, pois o seu direito a tempo de propaganda na TV está no limbo.

Energia mais barata
Depois de comprar briga com os bancos pela queda dos juros, a presidente Dilma está decidida a baratear a conta de luz dos consumidores. Ela pediu aos ministérios de Minas e Energia, Fazenda e Desenvolvimento que reduzam os 42% de impostos que incidem sobre o preço da energia elétrica. Os estudos feitos mostram que os impostos em países que competem com o Brasil, como China e Argentina, são bem mais baixos. Ao baratear a conta de luz, o governo quer garantir mais produção e folga no orçamento doméstico. A redução do custo ao consumidor será o critério prioritário nos leilões de renovação das concessões.

Será que o Lula sabia que o Duda Mendonça recebeu pagamento numa conta no exterior?” — Marcus Pestana, deputado federal e presidente do PSDB de Minas Gerais, em defesa do governador Marconi Perillo (GO)

ROMPER A INÉRCIA. 
Atento à evolução da crise econômica internacional, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), ex-ministro da Fazenda, avalia que está na hora de a presidente Dilma estabelecer uma meta de crescimento realista. Para isso, defende a adoção de um choque de desburocratização que seja capaz de aumentar o nível do investimento público, pois “há setores do governo que têm dinheiro em caixa e não conseguem investir”.

Confiança
A cúpula do PSDB continua firme ao lado do governador Marconi Perillo (GO). A despeito das recentes revelações, de que empresas- fantasmas pagaram despesas de sua campanha, dizem que Perillo continua muito seguro e sereno.

Preparação
O governador petista Agnelo Queiroz (DF) pediu toda a documentação em poder da CPI para se preparar para seu depoimento, no dia 13. Solicitou ainda que seu advogado acompanhe todas as sessões da comissão, inclusive as secretas.

Novo ministro do STJ
A presidente Dilma define nos próximos dias o novo ministro do STJ. Os nomes mais fortes da lista são: o acriano Sammy Barbosa, que tem o apoio do advogado do contraventor Carlinhos Cachoeira, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, do governador do Acre Tião Viana (PT) e do senador Jorge Viana (PT); e o paranaense Sérgio Luiz Kukina, candidato do futuro presidente do STJ, ministro Felix Fischer. O terceiro nome é José Eduardo Sabo, do Ministério Público (DF).

O foco
Nem o imbróglio entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes (STF) nem a CPI do Cachoeira tiram o sono da presidente Dilma. Sua única preocupação é com a evolução da crise internacional e seu impacto no Brasil.

Apoio militar

O ministro da Defesa, Celso Amorim, irá à Comissão da Verdade nesta segundafeira. Foi convidado pelo coordenador, ministro Gilson Dipp (STJ), para tratar da colaboração das Forças Armadas e reafirmar que não haverá revanche.

OS GOVERNISTAS começam a reclamar da atuação do presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e do relator, deputado Odair Cunha (PT-MG). Dizem que Vital não tem pulso e que Odair lavou as mãos.

NA OPOSIÇÃO,
 surgem críticas à atuação do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Alegam que ele não age de forma coletiva e que só se preocupa com sua imagem.

A CÂMARA
 dos Deputados divulgará só os vencimentos brutos dos servidores, evitando expor contracheques com pagamentos de pensão alimentícia e crédito consignado.

Nenhum comentário: