segunda-feira, junho 11, 2012

Fora do ar - VERA MAGALHÃES -PAINEL


FOLHA DE SP - 11/06

Divulgada pelo TSE como uma das novidades da eleição de outubro, a transmissão de propaganda eleitoral em cidades que não possuem geradoras de TV e que recebem imagens do palanque eletrônico "vizinho" não deve sair do papel. Resolução que trata do tema está sob análise da presidente do tribunal, ministra Carmen Lúcia, que pediu vista, e dificilmente será votada em plenário antes da homologação das candidaturas.

A avaliação na corte é que a implantação da medida, além de enfrentar obstáculos técnicos já apresentados pelas emissoras, demandaria longo processo de organização no âmbito dos tribunais regionais eleitorais.

Parabólica O recuo frustra sobretudo candidatos de municípios com mais de 300 mil eleitores em regiões metropolitanas, submetidos à propaganda das capitais. Em São Paulo, Guarulhos, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo contavam com exibição de programas locais.

Largada O PMDB marcou para o dia 24, no Pátio do Colégio, centro de São Paulo, a convenção que homologará a candidatura de Gabriel Chalita à prefeitura. O local foi escolhido por simbolizar o "marco zero" da capital.

Overbooking Na última hora, a lista de postulantes a vice de José Serra ganhou mais um nome: Ricardo Patah, que se licenciou da presidência da UGT na sexta-feira. No PSD de Gilberto Kassab, no entanto, o nome mais forte é o do ex-secretário de Educação Alexandre Schneider.

Campo minado A despeito das manifestações hostis de partidários do prefeito João da Costa, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, desembarca em Recife no dia 29 para a convenção que deve homologar a candidatura de Humberto Costa à sucessão.

Devagar... A candidatura a prefeito do senador Inácio Arruda (PC do B) em Fortaleza dependerá da adesão do PMDB. Se o partido decidir acompanhar o governador Cid Gomes no apoio ao petista Elmano Freitas, Arruda deve desistir da disputa.

... com o andor O PT fez chegar a Arruda que, se tentar voo solo na sucessão de Luizianne Lins, o apoio à sua reeleição ao Senado em 2014, quando será preenchida só uma vaga, não é garantido.

Erosão Pesquisas encomendadas pelo governo de Goiás mostram queda na popularidade do tucano Marconi Perillo, que será um dos alvos da CPI do Cachoeira, com seu depoimento amanhã. A vacina de Perillo será martelar que a "campanha" contra ele se deve a preconceito contra o povo goiano.

Eleitoral O PT apresentou requerimento para ouvir na CPI o candidato a prefeito de São Paulo José Serra (PSDB), para que explique contratos da Delta firmados quando era prefeito. O partido quer convocar também o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira, o Paulo Preto, figura incômoda para os tucanos.

Patuá Advogados que atuam no processo do mensalão pensam em mandar confeccionar becas novas para a sustentação oral que farão no STF. Eles custam a admitir, mas acham que as togas que usaram em 2007, quando foi acolhida a denúncia contra os réus, não trouxeram sorte a seus clientes.

Tese O advogado de Delúbio Soares, Arnaldo Malheiros, vai usar em sua defesa a jurisprudência do caso Collor. Na absolvição do ex-presidente no STF prevaleceu o entendimento segundo o qual para haver corrupção tem de haver ato de ofício de um agente público. Delúbio não era membro do governo.

Tiroteio

Nunca autorizei ninguém a falar em meu nome sobre 2014. Minha relação com Kassab dispensa intermediários. Quando precisar conversar com ele, faço isso pessoalmente.

DO SENADOR AÉCIO NEVES (PSDB-MG), sobre a informação de que teria procurado dirigentes estaduais do PSD, partido do prefeito de São Paulo, para negociar apoio prévio à sua pré-candidatura à Presidência daqui a dois anos.

Contraponto

Cadinho dos Pampas

O advogado Carlos Araújo, ex-marido de Dilma Rousseff, almoçava com a deputada Juliana Brizola (PDT-RS) em Porto Alegre no final de maio. Em meio ao entra e sai de políticos, ele desabafou:

-Em ano eleitoral, isso aqui é uma loucura. O telefone não para. Todo mundo querendo o meu apoio.

A pedetista, neta de Leonel Brizola, quis saber como Araújo respondia aos insistentes pedidos.

-Guria, eu só tenho compromisso com duas mulheres: com a Dilma e com você.

Nenhum comentário: