quinta-feira, junho 21, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“A estas alturas, já deve ter percebido o fora que deu”
Deputada Luiza Erundina (PSB-SP) sobre Lula, após negociar acordo com Paulo Maluf

RIO+20 PODE MARCAR A DESPEDIDA DE PATRIOTA

A reconhecida eficiência dos diplomatas brasileiros, reiterada na organização da Rio+20, pode ter alterado a situação do ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores), mas sua demissão é aguardada para depois do evento. Apesar das aparências, a presidente Dilma não gostou do fracasso brasileiro na negociação do documento-base, considerado – também por ela, na intimidade – sem ambição e vago.

OPÇÕES

O “megalonanico” Celso Amorim pode substituir Antonio Patriota, mas a mais forte opção de Dilma Rousseff é José Maria Bustani, embaixador em Paris.

FRACASSO RECENTE

Dilma havia se irritado durante sua visita a Washington. Mal negociada, foi a visita menos importante de um presidente brasileiro em décadas.

MAIS OUSADIA

Nos EUA, Dilma cobrou mais ousadia de Patriota, e depois, amuada, boicotou parte dos festejos do Dia do Diplomata, em 20 de abril.

PROGRAMA DE ÍNDIO

Representantes de várias etnias passaram aperto, longe dos holofotes da Rio+20. Dormiram no chão frio do Sambódromo, sem banho.

ERUNDINA MANTÉM O PSB PRÓXIMO DOS TUCANOS

A saída da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) da chapa de Fernando Haddad não reflete apenas sua indignação com a aliança do PT-Maluf. Ela dá pretexto ao PSB, que em São Paulo sempre andou colado aos tucanos, para afastar-se do palanque petista. E ajuda o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, cacique socialista, a dar mais um troco no PT por conta das problemáticas alianças em Recife e Fortaleza.

‘BRIMO’

A aliança PT-Maluf lembra aquele primo rico distante, que come todas as esfihas do convidado e ainda sai chamando-o de “pão duro”.

POLUIDOR ESNOBE

O presidente da China, Hu Jintao, deu uma banana para a Rio+20. Achou mais relevante visitar as ilhas Canárias, onde chegou ontem.

MARAJÁ AFRICANO

O ditador Robert Mugabe, 88, que manda no Zimbábue há 32 anos, está na Rio+20 com a mulher e 92 assessores.

CIRCO DOS HORRORES

É hilariante assistir na Rio+20 ao lixo nuclear Mahmud Ahmadinejad (Irã) e tiranos africanos, todos fantasiados de ambientalistas, dando lições de “desenvolvimento sustentável”.

NE ME QUITTE PAS

É grande o empurra-empurra, o não-é-bem-assim do governo, mas a compra dos 36 caças Rafale continua bem próxima do horizonte da França e do Brasil e, para variar, quem terá a última palavra será Lula.

JUSTIÇA CEGA

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Cármen Lúcia, ironizou o apagão de energia na última reunião: “Não tem problema, podemos continuar o julgamento. Afinal, a Justiça é cega”.

TÔ FORA

O Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, saiu da lista do Banco Mundial de corruptos internacionais, após apresentar a nulidade das provas da operação Satiagraha no STJ. Maluf, da Interpol, não teve jeito.

MÁQUINA INCHADA

Coordenador no Distrito Federal da Frente para Fortalecer a Gestão Pública, o deputado Antônio Reguffe (PDT) defende a “redução do número de ministérios e cargos comissionados”: “Só no governo, são 23 mil”.

OLHO DA RUA

O presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, não resistiu à denúncia de que um cheque de R$ 100 mil para financiar kits sanitários em casas pobres do município de Ipu (CE) teria parado, em 2009, na conta de um posto de gasolina do qual era sócio com um engenheiro da prefeitura.

REFÉNS DA GREVE

A greve no Ministério das Relações Exteriores já atinge 83 postos, prejudicando os brasileiros que vivem lá fora ou estão em viagem ao exterior. Eles encontrarão os serviços consulares de portas fechadas.

FIASCO

Um documento final pífio, uma reunião de desimportantes do mundo com um bando de ecochatos, eis o resumo da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

NA MIRA DO DESTINO

Não sai a reforma política, mas entra o 30º partido: PEN, o Ecológico Nacional, número 51. Seus filiados serão penistas? Penados?

PODER SEM PUDOR

O PULO DO GATO

Inimigos, Carlos Lacerda e Juscelino Kubitschek se encontram para articular a Frente Ampla, em oposição ao regime militar. Levaram horas conversando. A certa altura, Lacerda quis saber um velho segredo:

– Como o sr. lembra o nome de todo mundo? Já tentei vários sistemas e nenhum funcionou.

– Eu não lembro. – revelou JK – Mas o sujeito não quer que você se lembre, quer pensar que você lembrou. Então, eu abraço a pessoa e pergunto baixinho: “Como é mesmo seu nome inteiro?”. Aí, termino o abraço e digo bem alto: “Como vai, fulano?”. E todos ficam satisfeitos.

Nenhum comentário: