terça-feira, junho 12, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Ele usa botox e pinta os cabelos, e Lula é que é deca-dente?”
Luiz Eduardo Greenhalgh, ex-deputado (PT), sobre o senador tucano Álvaro Dias (PR)

PRESIDENTE AFRICANO CONTRATA “CLAQUE” NA RIO+20

Uma “claque” tem sido recrutada em favelas do Rio de Janeiro para aplaudir “um líder africano” nas ruas e em aparições públicas, durante a Rio+20, que começa nesta quarta (13). A claque receberá diária de até R$ 100 e lanche. O “líder” será revelado na hora, mas os recrutadores dizem em off que seria o presidente do Congo, general Denis Sassou-Nguesso, 68, no poder desde 1979.

PORTA-VOZ

Denis Sassou-Nguesso, que aspira à liderança do continente e até já presidiu a União Africana, diz ser “porta-voz” da Rio+20 na África.

NEGÓCIO PROMISSOR

Em Brasília, há escritórios especializados em recrutar “militantes” para dar corpo a passeatas de protesto, mediante cachê e lanche.

JOGO DO BILHÃO

O único jogo da Copa das Confederações em Brasília, em 2013, já está sendo chamado de “o jogo do bilhão”, alusão ao custo do estádio.

GESTÃO PÚBLICA

A Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Gestão Pública será lançada no auditório Petrônio Portela, do Senado, no próximo dia 19.

LULA VETA ACORDO

Por orientação de Lula, o PT refutou eventual tentativa de acordo com o PSDB para “pegar leve” com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), durante seu depoimento desta terça-feira na CPI mista do Cachoeira, em troca de idêntico tratamento ao governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), amanhã. O ex-presidente não perdoa porque Perillo desmentiu sua alegação de que não sabia da existência do mensalão, provocando grave instabilidade política em seu governo.

ESTRATÉGIA UNIFICADA

O PT reuniu integrantes da base aliada, ontem, em jantar na casa do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), para definir a estratégia na CPI, hoje.

PRESSÃO TOTAL

O PSDB também tentou, em vão, tirar da CPI a deputada Íris de Araújo (PMDB), adversária ferrenha de Marconi Perillo em Goiás.

APELO TUCANO

O PSDB procurou membros do grupo independente e dos insatisfeitos com o governo para pedir apoio a Marconi Perillo na CPI do Cachoeira.

QUESTÃO DE PRIORIDADE

Como Dilma, Lula também sinaliza aos aliados que não está muito preocupado com o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT). Talvez por confiar em seu desempenho na CPI do Cachoeira, quarta (13). Talvez porque sua preocupação prioritária é outra: arrasar Marconi Perillo.

O ALGOZ

Agnelo Queiroz se submete a treinamento diário para enfrentar a CPI. Assessores só temem o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), que há muito faz denúncias contra o governador do DF.

LIBERTAÇÃO

Está de saída do governo Dilma a secretária-executiva da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Yole Mendonça. Os amigos estão aliviados: ela já não será obrigada a ouvir os esculachos da presidente.

ANAC É UMA DESORDEM

Quem embarca no Rio de Janeiro para Ilhéus (BA), no voo 6200 da Avianca, é levado a Salvador, depois para Brasília e só chega ao destino oito horas depois. É a desordem da Agência Nacional de Aviação Civil.

PUXANDO O TAPETE

O Sinditamaraty, que representa servidores do Ministério das Relações Exteriores, inclusive diplomatas, convocou assembleia para discutir greve por tempo indeterminado. Exatamente no dia 18, em plena Rio+20.

PROTEÇÃO REFORÇADA

A Polícia Federal distribui 11 mil coletes à prova de balas, todos masculinos, apesar das centenas de mulheres na luta contra o crime. E com nível de proteção 2, que não resistem a tiro de grosso calibre. Mas foram comprados 3.527 conjuntos de placas para elevá-los ao nível 3.

EXPERIÊNCIA DE COMBATE

O procurador da Fazenda Aldemário Castro tem liderado os colegas da advocacia pública na luta pela valorização da carreira e pela autonomia da instituição, atraindo a admiração de muitos colegas mais jovens.

NO LIMBO

O vice-chanceler da Bolívia, Juan Carlos Alurralde, garantiu a uma TV local que o Brasil ainda não deu asilo oficial ao senador de oposição Roger Pinto: “Soube pelos jornais”. Pinto precisa de salvo-conduto.

PATADA

De um bem-humorado coronel da reserva, ex-diretor da Abin: “Calígula fez de seu cavalo um senador. Lula quer fazer de um burro o prefeito?”. 

PODER SEM PUDOR

NO LUGAR ERRADO

Senador do MDB catarinense, Evilásio Vieira resolveu fazer solitário comício numa pequena cidade de colonização alemã, onde não conhecia ninguém. Após seu discurso, de crítica à ditadura, um velhinho, o padre local, pediu a palavra. Ele adorou. Mas o padre não estava ali para apoiar sua ladainha:

– Tudo isso serr mentirra. Goverrno fazerrr Mobrral, Trransamazónico, oposiçon non fazerr nada. Só falarr. Todos deverr irr dorrmirr.

A pequena multidão, obediente, foi embora. Evilásio também.

Nenhum comentário: