domingo, junho 10, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“É preciso evitar que esses processos fiquem paralisados”
Ministro Marco Aurélio Mello, do STF, sobre 700 ações que aguardam julgamento

PERILLO E AGNELO: CHANCE MÍNIMA DE CASSAÇÃO

Acusados de envolvimento no esquema Cachoeira, os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), têm chance quase zero de perder seus cargos. Os dois possuem apoio de ampla maioria na Assembleia Legislativa e na Câmara Distrital, onde só mais de dois terços dos votos poderiam cassá-los. Perillo conta com 25, de 41 deputados; e Agnelo com 19, dos 24.

PROCESSO LENTO

Outra possibilidade para cassação de mandato é por sentença judicial transitada em julgado, o que pode demorar anos ou nem acontecer.

BUSCANDO APOIO

Cada vez mais enrolado com a venda de sua casa, onde Cachoeira foi preso, Marconi Perillo tem procurado membros da CPI para se explicar.

MARATONA

Com depoimento marcado para quarta (14), um dia depois de Perillo, Agnelo Queiroz recrutou equipe para prepará-lo com treinos diários.

VIROU FUMAÇA

Pela primeira vez em muitos anos, a Esquadrilha da Fumaça não participa do tradicional show aéreo em Dayton, Ohio. Grana curta, diz a FAB.

ACIRRA-SE BRIGA ENTRE LUPI E BRIZOLA NETO

A queda de braço histórica da família Brizola contra o atual presidente do PDT, Carlos Lupi, pelo comando do partido ficou mais acirrada após a nomeação de Brizola Neto (RS) no Ministério do Trabalho, segundo lideranças pedetistas. No último fim de semana, o ministro se recusou a participar do Congresso da Juventude Socialista, braço organizado mais forte do PDT, que reuniu mil delegados em Fortaleza (CE).

MAIS DO MESMO

O congresso elegeu para presidente da Executiva Nacional Luis Marcelo Camargo (SC), indicado pelo secretário-geral, Manoel Dias.

GOLPE NO CONGRESSO

Irmã do ministro do Trabalho, Juliana Brizola acusou, pelo Twitter, “Lupi e companhia” de realizar um “congresso fraudulento” no Ceará.

FORA DA FESTA

Os deputados brincam que só o terceiro secretário, Jorge Mudalen (DEM-SP), não emendou o feriadão. É ele quem justifica as faltas. 

TUCANOS DIVIDIDOS

Os deputados do PSDB reclamam que o senador tucano Alvaro Dias (PR) toma decisões isoladas na CPI do Cachoeira, dificultando ações coordenadas, enquanto o PT une forças para atacá-los.

PT IGNORA ELEIÇÃO

A direção nacional do PT anda negligenciando a eleição indireta para a Prefeitura de Rondonópolis (MT), município que enriqueceu por causa da exuberância do agronegócio. O vereador Juca Lemos (PT), também candidato pelo voto direto em outubro, disputa com o PSDB e o PR.

PROBLEMA DELE

O deputado Maurício Quintella (PR-AL) foi o primeiro a pedir na CPI do Cachoeira a convocação do ex-diretor do DNIT, Luiz Antonio Pagot, que se desfiliou do partido após denúncias de corrupção.

SEM PLATAFORMA

Diretor da Faculdade Padrão (GO), Alex Santiago é sócio do pai Walter Paulo, que depôs na CPMI do Cachoeira, mas não tem a obrigatória especialização Lato Sensu, após consulta à Plataforma Lattes. 

PROMESSA É DÍVIDA

Político atura cada coisa... Há dias, no Pentecostes, o padre Moacir Anastácio resolveu fazer gracinha ante milhares de fiéis, após arrancar do governador do DF a promessa de duplicar rodovia do seu interesse. E exortou Agnelo Queiroz (PT) a “honrar a saia que está vestindo”.

CARTÕES DA TRAGÉDIA

Novidades nos cartões corporativos: os Cartões de Pagamentos da Defesa Civil, usados nas tragédias do Acre, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, somam, este ano, R$ 11 milhões.

CONTRATAÇÕES NO INSS

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) ignorou completamente a “decisão” da Previdência de contratar 2.700 servidores para o INSS, que na verdade precisa de dez mil. Ela só autorizou contratar 1.050 servidores agora. Outros 825 poderão ser contratados até dezembro.

A CONTA É NOSSA

A Infraero pode não cuidar de aeroportos, mas enviou seis protegidos, com tudo pago pelo contribuinte, apenas para acompanhar uma gravação de vídeo em diversas regiões do Brasil.

A MODA PEGOU

Já tem gente dizendo que Lula teria enviado um torpedo aos petistas irritados com sua ingerência nas prévias às prefeituras: “Tus são meu”. 

PODER SEM PUDOR

MENTIR NÃO É PECADO?

Pedro Gondim era candidato ao governo da Paraíba e, ciente da religiosidade dos eleitores, decidiu ir a Roma ver o Papa. O máximo que conseguiu foi participar de uma daquelas audiências coletivas do Vaticano, misturado a dezenas de turistas. Mas ao chegar em João Pessoa, ele só contou vantagem, numa entrevista:

– Sua Santidade, o Papa, me disse: “Pedro, volte para a Paraíba. Sua vitória está garantida, e dê um abraço na comadre Alice” (sua esposa).

Nenhum comentário: