domingo, junho 03, 2012

Brancos e pretos - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 03/06

Dois dados da desigualdade racial brasileira, tirados do último Censo pelo economista Marcelo Paixão, estudioso do tema. Só 0,8% dos trabalhadores brasileiros ganhava mais de 20 salários mínimos em 2010. Destes, 82,7% eram brancos — e 63,6%, homens brancos.

Segue...

No outro extremo, 9% dos ocupados recebiam até 1/4 do salário mínimo. Destes, 63,1% eram pretos e pardos.

Banho da fortuna

A 3ª Turma do TST condenou a Goodyear a pagar horas extras a um ex-empregado que gastava 30 minutos além da jornada para... tirar graxa do corpo. Ajudante de produção de pneus por 23 anos, o rapaz terá de receber por 540 horas gastas no banho, mais 50% e reflexos nas demais verbas rescisórias.

Caetano na rede

Caetano Veloso lança dia 12 seu novo site (caetanoveloso. com.br), como parte das comemorações de seus 70 anos. Até 7 de agosto, seu aniversário, serão disponibilizadas entrevistas em que o baiano fala dos principais fatos de sua vida. Além de videobiofrafia, o site terá fotos pessoais e todos os seus discos para ouvir e comprar.

À la Zózimo

E a Dilma, hein?! É impressão minha ou cresce o cordão dos que a santificam e satanizam Lula?

Zé Lins, 111

A obra de José Lins do Rego (1901-1957), que hoje faria 111 anos, está em alta. Maria Amélia Mello, da José Olympio, negocia o lançamento de três livros do autor na França, e na Turquia saiu uma edição de “Menino de engenho”.

O DOMINGO É de Cléo Pires, 29 anos, aqui em seus últimos minutos de morenice (como se sabe, a bela filha de Glória Pires pintou os cabelos de louro). A formosa aparecerá ainda com os cabelos pretos como Ana no episódio “O anjo de Alagoas “, que vai ao ar em “As brasileiras”, quinta. O episódio, dirigido por Tizuka Yamasaki, contará a história de uma matadora de aluguel que cavalga pelo sertão alagoano, mas, ao se livrar de suas roupas masculinas, revela uma aparência feminina e sedutora. Seduz eu

Ilha de Caras histórica

Depois de cinco anos de trabalho, o escritor Flávio Moreira da Costa pôs o ponto final na antologia “Intimidades célebres/O livro dos diários” (Nova Fronteira). São relatos de 30 celebridades, como Kafka, Stendhal, André Gide, Virginia Woolf, Sartre, Charles Darwin, Isaac Babel e outros, sobre sua própria intimidade.

Segue...

O russo Tolstoi (1828-1910) conta que largou a universidade para... estudar melhor, e que, entre um livro e outro, “corria atrás das cossacas (chechênias)”. O filósofo Kierkegaard (1813- 1855) revela a “tática” para conquistar e abandonar uma moça.

‘Io e Te’, o livro

A Bertrand Brasil lança em novembro o livro “Io e Te”, do italiano Niccolò Ammaniti. Inspirou filme de Bernardo Bertolucci, exibido em Cannes.v

Sustentabilidade
A Rio+20 inspirou uma obra de Mazeredo, a artista plástica carioca que criou, por exemplo, a série da Via Sacra, na Catedral Metropolitana do Rio. Amanhã, ela apresenta o monumento “Chamas da Sustentabilidade”, veja na foto, que ficará exposto no Planetário da Gávea.

Celebridades

“Fama” é o nome do enredo do Salgueiro para 2013. Desenvolvido por Renato Lage, contará a busca do homem por beleza e notoriedade. O tema é patrocinado pela revista “Caras”.

Transparência

Em tempo de transparência, Eduardo Paes vai disponibilizar no site da Empresa Olímpica Municipal (empresaolimpica.com) uma seção em que o cidadão terá acesso a informações financeiras detalhadas e ao cronograma de obras de projetos para os Jogos de 16, como a Transoeste.

Corredor do Fórum

A 13ª Câmara Cível do Rio negou indenização pedida por um homem vítima de fratura... peniana numa relação extraconjugal. O saliente procurou o hospital, réu na ação, e pediu sigilo, pois é casado e... pastor evangélico. Mas a pulada de cerca veio à tona numa carta anônima enviada à sua igreja — segundo ele, por um funcionário da clínica.

Nenhum comentário: