terça-feira, junho 26, 2012

Assembleia de Deus - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 26/06

A igreja evangélica Assembleia de Deus foi quem criou o Partido Ecológico Nacional. O seu presidente, Adilson Barroso, está convidando os 24 deputados eleitos pela igreja para ingressarem no PEN. Ontem, acertou que o deputado Francisco Francischini (PSDB) vai comandá-lo no Paraná. A sigla que mais vai perder é o PSC: são da Assembleia 10 de seus 16 deputados. A Assembleia segue os passos da Igreja Universal do Reino de Deus, que já tem há algum tempo seu partido, o PRB.

Vem aí o deputado da tornozeleira
Favorita nas eleições para a prefeitura de Arapiraca (AL), a deputada Célia Rocha (PTB) será substituída no Congresso pelo suplente Francisco Tenório (PMN-AL). Delegado da Polícia Civil, acusado de dois homicídios, desde fevereiro, enquanto aguarda o julgamento, está em prisão domiciliar e usa tornozeleira eletrônica para controle de seus movimentos. Ele já foi deputado estadual e federal, além de ter sido presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil. Ele, que já esteve um ano preso, é acusado de ser o mandante dos assassinatos do ex-cabo PM José Gonçalves (1996) e do pistoleiro Cícero Belém (2005).

"O PSB não pode ficar com o PT num abraço de afogados. Lançamos candidatos pela manutenção de uma força de esquerda no poder” — Roberto Amaral, vice-presidente do PSB, sobre as divergências no PT e as candidaturas do PSB em Recife e Fortaleza 

RAPAPÉ. A presidente Dilma estava reunida, ontem de manhã, com alguns ministros, entre os quais Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Celso Amorim (Defesa), quando mandou chamar o comandante do Exército, general Enzo, ao Planalto. A presidente deu pessoalmente parabéns às Forças Armadas pela segurança na Rio+20. Os comandantes da Marinha e da Aeronáutica também foram acionados, mas não estavam em Brasília.

O duelo
O favoritismo do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) mudou os planos do ex-governador e senador Wellington Dias (PT-PI). Ele decidiu concorrer à prefeitura de Teresina, para manter uma frente de oito partidos alinhada ao projeto petista.

Sem volta
O PT ainda tenta demovê-lo, mas o governador Eduardo Campos (PSB-PE), está montando uma chapa que já tem dez partidos à prefeitura de Recife. Participa das negociações um ex-adversário: o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

O governo Dilma e o caso Eduardo Braga
A despeito das especulações, inclusive no âmbito da política local de Manaus (PMDB), o Planalto não considera a possibilidade do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (AM), deixar a função. Um ministro explicou ontem que esta hipótese, na ótica do governo, foi vencida quando Braga recebeu o convite da presidente Dilma para exercer a função. Ela jamais o convidaria para a tarefa se soubesse que ele disputaria a prefeitura.

O rolé
Concluída a Rio+20, o rei da Suécia, Carlos Gustavo, ficou até domingo passeando no Brasil. Ontem, permaneciam pelo Rio de Janeiro o primeiro-ministro de Tonga, Siale´Ataongo Tu´Ivakanõ, e o presidente de Myanmar, Thein Sein.

Lição de vida
Dirigentes partidários estão revoltados com a ação política das siglas nanicas. Dizem que nenhum candidato ou partido escapa de ter de pagar um "pedágio" para tê-los na coligação, em troca de preciosos segundos de propaganda na TV.

TRÊS DEPUTADOS e um senador que participaram da deposição do ex-presidente Fernando Lugo, no Paraguai, estão no Brasil para defender o processo de impeachment. A Frente Parlamentar do Agronegócio oferece almoço para eles hoje.

O SENADOR Francisco Dornelles (PP-RJ) quer o Brasil fora da Unasul. Seu argumento: "A Unasul é integrada por presidentes que não respeitam a liberdade de imprensa, o Congresso e o Judiciário".

DEPOIS da realização da Rio+20 e da intervenção no Paraguai, o movimento para derrubar o ministro Antonio Patriota (Itamaraty) perdeu o fôlego.

Nenhum comentário: