terça-feira, maio 22, 2012

Violência sexual - SONIA RACY

O ESTADÃO - 22/05

Coincidindo com o doloroso relato de Xuxa no Fantástico, domingo - em que revelou ter sofrido vários abusos sexuais durante a infância -, o Ministério da Saúde fechou levantamento inédito: o mapa da violência contra crianças.
Feita pela primeira vez no Brasil, a pesquisa mostra que, em 2011, a violência sexual tirou 2º lugar na tipificação do crime, entre crianças menores de 10 anos. Elas somam 35% dos casos registrados, perdendo apenas para negligência e abandono (36%).
E pior: 64,5% das notificações aconteceram onde a criança… mora. Maior parte dos agressores? Os próprios pais ou outros familiares (38%). E força física e espancamento são as formas mais comuns para violentar as crianças (22%).

Força físicaMas os números do ministério trazem pelo menos um alento: conforme a criança cresce, a violência diminui.
Entre pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 14 anos, os casos de violência sexual são 10,5% dos registrados. Já na faixa dos 15 aos 19 anos, a violência sexual cai para o terceiro lugar, com 5,2% - após violência física (28,3%) e psicológica (7,6%).

No sangueEstá no Brasil, negociando a montagem de importante fundo em parceria com o BTG/Pactual, Peter Soros.
Sim, ele enveredou pelo mesmo business de mercado financeiro de seu tio George.

EducaçãoSem avisar a casa, Fernando Haddad foi ao Bourbon Street, domingo, com seis pessoas, pagou ingresso e assistiu, tranquilamente, ao show de Omara Portuondo.
Cantora cubana de 81 anos.

Eu volteiWaldir Pires, ex-governador, ex-deputado federal, ex-ministro da Defesa de Lula, não pensa em aposentar as chuteiras. Aos 85 anos, decidiu sair candidato a… vereador por Salvador.
ACM deve estar se revirando.

Hora extraDe tão preocupada com o Código Florestal, Dilma fez convocação especial este sábado. Izabella Teixeira, Gleisi Hoffmann, Helena Chagas, Pepe Vargase Mendes Ribeiro Filho - mais Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União - passaram quase cinco horas no Alvorada.
Avaliando as chances de o Congresso cassar um eventual veto da presidente ao texto.

Martelo batidoA Rocco está organizando uma coletânea dos textos jornalísticos de Clarice Lispector- para antes do fim do ano.
Batizado de Clarice na Cabeceira - Jornalismo, o compilado está sendo organizado por Aparecida Maria Nunes.

Back to the futurePrestigiada, a festa de 70 anos, sábado, de Maílson da Nóbrega.
O ex-ministro de Sarney brindou seus convidados com meia hora de história econômica do Brasil - e criticou a interferência de Dilma na economia privada.

Na frenteLuciano Huck lançou camisetas com frases em homenagem à turma “das antigas”. Parte da renda será revertida para o Projeto Velho Amigo.

Contra o novo Código Florestal, a ONG Avaaz iniciou campanha pedindo a brasileiros que enviem e-mails de repúdio e telefonem, incessantemente, para as embaixadas do País.

Antonio Pitombo, do Moraes Pitombo Advogados, prepara site jurídico.

Começa hoje, no Espaço Villa Lobos, o evento Degustar.

Adriana Conti abre mostra amanhã. Na Galeria Ímpar.

Assessor de Paulo Maluf avisa: o deputado foi convidado pelo Planalto para a cerimônia da Comissão da Verdade.

A Mandi celebra parceria com a Jack Daniels. Hoje, no Shopping Iguatemi.

Fernanda Mil-Homens e Sany Marques convidam para lançamento do livro de Newman Schutze. Hoje, na Art at Format, em Nova York.

Quem usa a Marginal, perto da Avenida JK, viu. A quarta faixa, prometida pela WTorre, já entrou em uso…

Nenhum comentário: